Uma Verdade, Muitos Caminhos

Sabedoria de Sri Sri do dia 27 de março de 2011.

 

Q: A Bíblia proclama: ‘Jesus Cristo é o único Deus vivo e assim não se deve reverenciar qualquer ídolo ou Deus exceto a mim’.  Se o onipotente é um, então como dever ser ?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, estas palavras são ditas em muitas escrituras. Senhor Krishna também diz –         ‘Maam ekam sharanam vraja’ você terá refúgio em mim  e em ninguém mais. Assim as palavras do Senhor Krishna são exatamente as mesmas que Jesus falou – ‘Eu sou o único caminho’.

Há apenas um Deus e não vários.  Deus é reverenciado em diferentes línguas, de diferentes maneiras, em diferentes formas, isto é tudo. Quando pessoas vêem outras reverenciando uma outra forma de Deus, eles dizem que existe um outro Deus mas não existe um outro Deus, existe apenas um único Deus! E quer seja dito em Gurumukhi (Panjabi), ou em Pali ou em  Latim – é a mesma coisa. Vocês podem  notar que até alguns dos nomes são iguais. Podem existir diferenças de línguas, expressões, mas a essência é a mesma. Não deveria ser mal-interpretado acreditar que apenas se você é Cristão então você irá para o céu de outra maneira você irá para o inferno ou que apenas se você for um Muslim você irá para o céu senão você irá para o inferno. Este tipo de fundamentalismo vem quando você não tem compreensão de outras formas de religião e sabedoria.

Todos os fanáticos e terroristas, eles tiram das escrituras que o único caminho é o deles. Um homem gentil, com quem encontrei nos EUA, disse que o paraíso é como um lugar onde somente os seguidores de uma  religião vão e todos os demais vão para o inferno, então o paraíso deve ser um lugar muito solitário e não tão cheio de cores. E que também  dizem – se você seguir nossa denominação então você irá para o paraíso e não por seguir outras denominações da mesma religião. Isto é verdadeiro para quase todas as religiões – os conceitos são erroneamente entendidos e mal-interpretados. Na seita Vaishnava também dizem – somente reverenciem  Krishna e não Shiva, pois se você reverenciar Shiva você não vai encontrar ‘mukti’ ou liberação.

Krishna tem falado muito claramente – ‘sarva dharmaan parityaja maam ekam sharanam vraja’, você abandona tudo e tem refúgio em mim somente. Eu vou livrá-lo de todos os pecados. Você não pode livrar-se de seus pecados. Eu vou livrá-lo. Não tema, não fique preocupado e não fique triste, eu vou livrá-lo de todos os pecados.

Da mesma maneira o senhor Buda também disse – todos os devas estão vindo e protegendo você, coisas similares são ditas na religião Jain também.

Assim você precisa ter um entendimento próprio ou então a má interpretação acontece. Saiba que existe apenas um Deus, um pensamento consciente dito em diferentes palavras, e conhecimento transmitido por diferentes pessoas em muitas formas diferentes. Jesus disse, ‘Pessoas que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes e Eu estou aqui e agora você olha apenas para mim’. Isto foi dito porque quando Jesus estava lá, as pessoas não o estavam escutando nem dando atenção a ele. Eles estavam pensando sobre o passado apenas. Por isto ele disse – ‘Sua mente foi roubada pelas pessoas do passado, agora vocês ouçam apenas aquilo que eu estou dizendo.

O Senhor Krishna também disse a mesma coisa – “vocês estão fixados ao passado, vocês estão chorando e temendo pelo que não tem valor. Fiquem no momento presente!”

A sabedoria tem que ser entendida e aprendida de maneira adequada. De outra forma o fanatismo irá crescer.

Uma seita do Cristianismo vai dizer – este é o único caminho para chegar ao paraíso, e ao falar com alguma seita do Islã, eles dirão – não há outro caminho, o nosso é o único caminho. Então o motivo pelo qual diferentes pessoas disseram – ‘este é o único caminho’ – era com o propósito de trazer foco aos alunos naquele momento.

Deixe um comentário

