Ver o Divino em sua forma mais aterrorizante, assim como em sua forma mais bela faz você vivenciar a Divindade em tudo

Sabedoria de Sri Sri do dia 15 de Março de 2011

Q: Querido Guruji, A maioria das religiões passaram a existir, quando as pessoas começaram a seguir alguma grande pessoa, ou alma. Como o hinduísmo começou a existir?
Sri Sri Ravi Shanakr: O Hinduísmo não é uma religião; é apenas um estilo de vida. Ele surgiu quando milhares de videntes e profetas estavam presentes e todos disseram algo baseado no Vedas – a primeira escritura do mundo.
Então as pessoas tinham regras próprias e seguiram o estilo de vida. Nosso ex-presidente da India, Dr. Radha Krishna foi questionado sobre quem era um Hindu. Ele descreveu o Hindu como ‘Aquele que não rotula o próximo, como Mulçumano, Cristão, Sikh, Parsi ou Hindu é Hindu, pois o Hinduismo é apenas um estilo de vida’ . Acho que Dr. Radha Krishna foi quem definiu isso dessa maneira. Mas eu diria que Hinduismo significa liberalismo. Muitas maneiras de venerar uma verdade, uma realidade. O Hinduismo tem três características. Primeiro, a liberdade para venerar da maneira como quiser, de qualquer forma, qualquer nome. Segundo, o mundo inteiro é uma família. E terceiro, há uma divindade que se expressa em muitas formas. Apenas um Deus, mas muitos nomes e muitas formas .- reconheça isso. Deus e suas criações não são diferentes, assim como o corpo e a mente não são diferentes – Um se manifesta e a outra não. Você não pode ver a mente, e o corpo não faz nada sem ela. Se a mente está ausente, o corpo é um cadáver. Assim, o espírito e a matéria – Prakriti e Purusha – é o que o conceito integral é. O mundo é o corpo da Divindade. O Divino está na água, nas montanhas, nas árvores, nos rios, em você, em mim e em todos. Deus não está sentado em algum lugar no céu, mas é o substrato no qual tudo existe. Deus é como o espaço e quem todos os outros elementos existem, assim tudo é criado por Deus e é Deus. Esse é o conceito básico do Hinduismo. E bom e mau – certo e errado são apenas relativos, eles não são absolutos. Liberalismo – liberalismo significa liberdade. Liberadade, igualdade são preceitos principais do Hinduísmo.

P: Se o amor não é uma emoção mas sua própria existência, então como ele pode desaparecer um dia e aparecer em outro?

Sri Sri Ravi Shankar: Veja, o sol parece ter desaparecido, mas na realidade, isso não ocorreu. Ele está apenas se escondendo, ou nós nos viramos para outro lado. E é isso!

P: Os pensamentos ocorrem através de Karma passado ou impressões da mente?
Sri Sri Ravi Shankar: Karma não é nada além de impressões na mente e traz pensamentos similares. É, é bem possível.

P: Que é Radha?
Sri Sri Ravi Shankar: Radha é aquele que busca a fonte. Dhara é fluxo e se visto de outra forma, ele se torna Radha. Então Radha é aquele que vai em direção ao Ser!

P: A alma e o espírito são a mesma coisa?
Sri Sri Ravi Shankar: Sim

P: Eu fico bravo com bastante frequência e não vivo o conhecimento até seu limite. Mas eu sinto que sou muito próximo a você. Isso é uma ilusão, ou a realidade é assim?
Sri Sri Ravi Shankar: Claro! Não seja duro consigo. Seja natural. Ok? Não se esgote pensando: “ Oh, eu não vivo dentro do conhecimento.” Isso acontece as vezes, mas está tudo ok. Continue. A vida segue. Tantas coisas caem no rio – folhas, flores – e o rio leva tudo. O tempo está levando a vida para frente. Então, mova-se para frente. O que estamos fazendo, na verdade? Nós viramos a cabeça para trás e estamos tentando nos mover. Tudo o que você precisa é olhar para frente. Você errou no passado, aceite e continue.

P: Como eu saio da consciência de vítima, especialmente quando memórias do passado se recusam a ir embora?
Sri Sri Ravi Shankar: O fato de você perceber por si mesmo, significa que você já se libertou. Isso é onde o karma entra em cena. Algo aconteceu no passado – era para acontecer e então aconteceu. Aceite o passado e não se choque com isso, siga em frente. Imagine que você cometeu algum erro, você insultou alguém e aquela pessoa se prende a isso por muito tempo, mesmo depois de você pedir perdão um milhão de vezes. O que você faz se a pessoa não lhe perdoa? Alguém erra com você e você tem errado com alguém também. Você não busca o perdão e continua? Você não quer alguém preso a seus erros por toda sua vida, não é? Se a pessoa lhe perdoa, segue em frente, entende sua posição, como você se sente? Veja o próximo da mesma maneira.

P: Se alguém está se sentindo culpado por um erro cometido, mas talvez, por causa do ego, ele não consiga falar, o que se deve fazer?
Sri Sri Ravi Shankar: Estando na consciência de vítima, tendo fúria e raiva, isso lhe ajuda levar a vida de algum modo? Absolutamente não! Perda de tempo, perda de seu potencial e vida. Então nós devemos perdoar, esquecer e continuar. Você machucou alguém no passado e alguém lhe machuca, a conta está fechada agora. Fim! Havia algum problema que deveria vir, veio e nossa própria tolice o fez acontecer. Agora que terminou, continue. Essa é a linha de pensamento que você precisa adotar e isso nos faz sentir melhor.

P: Como as pessoas que machucam a Natureza tem sono profundo?
Sri Sri Ravi Shankar: Sim! Isso é um grande problema. Não dando nada à natureza mas tirando muito dela. Sim, sem plantar árvores, sem preservar corpos de água, desperdiçando comida, usando plástico…! Há tanta conscientização desde os 5-7 anos em relação à antes.

P: Um nenê nasce nos EUA e a avó pensa que seu marido reencarnou como seu neto. Minha questão é se é possível uma alma viajar de Bombay para os EUA?
Sri Sri Ravi Shankar: Sim, sim! Definitivamente! Sem esperar, sem passagem, visto e problemas de imigração.

P: Como a memória sobrevive depois que o corpo é deixado?
Sri Sri Ravi Shankar: A memória não é um problema físico, mas ela tem sua impressão na consciência. Você está falando no microfone e essas palavras se tornaram eletricidade, mas se tornaram som de novo. Como isso acontece? Isso é a inteligência na consciência. As impressões estão nas células cerebrais e são carregadas de vida para vida pelo tempo. É por isso que na consciência tantas memórias estão no passado. É bastante óbvio. Tantas coisas acontecendo e algumas foram gravadas também.

P: Eu sou muito malcriado e faço muitas travessuras e sou repreendido também. Eu sei que você era bem travesso, então como você não era repreendido sempre?
Sri Sri Ravi Shankar: Oh! Eu também era repreendido. A idade adulta não vale a pena se não se passou por alguma censura na infância!

P: Porque algumas formas de demônio são tão ferozes como aquela de Mahakali?
Sri Sri Ravi Shankar: Amor e medo são duas margens de uma mesma consciência. Se você tem amor por uma forma assustadora de divindade, então você pode amar a todos. Não restará medo! Quando o nível de aceitabilidade cresceu o suficiente para aceitar ambas as formas belas e feias da divinidade, você se torna forte e sólido. Apresentar a beleza e feiúra como formas Divinas é a inteligência de videntes antigos.
Medo e ego são todos parte de uma Divindade. Do sereno ao assustado, do nascimento à morte – quando alguém desperta para um nível de consciência no qual Ele vê a divindade em todas as formas, então isso tudo pode ser visto apenas como maya. Quando a mente está calma então há apenas divindade. As pessoas decoram até com os cactos. Então, reconhecendo a beleza em tudo – Flores e espinhos também. Se você pode aceitar o aspecto assustador da divindade, ele retira completamente o medo do corpo e da mente. A aceitação daquele que atravessou por esses estados se torna muito forte. Belo e feio são ambos a sua natureza. A forma mais bela e a forma mais feia – tudo é parte de uma verdade.

P: O que é Maya?
Sri Sri Ravi Shankar: Maya significa tudo o que muda, que pode ser medido. Tudo que vem ao alcance dos cinco sentidos está mudando – é Maya.

P: O nascimento e reencarnação existem? Se sim o que significa ser humano?
Sri Sri Ravi Shankar: Porque nascimento humano? A vida humana é onde se conhece a vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s