Celebrar a paz interior é Shivarathri

Sabedoria de Sri Sri do dia 02 de Março de 2011

Dia 2 de março é Maha Shivarathri e toda a Equipe Web da Arte de Viver deseja um Feliz Shivarathri!

Significado de Shivarathri

 

Shivarathri significa ‘a noite de Shiva’ e é comemorada em honra ao Lorde Shiva (O aspecto meditativo do Universo). De acordo com a lenda de Shivapurana, quando Paravathi questionou a Shiva o que o contentava mais, supostamente ele respondeu: ‘A 14s noite da lua nova, na mais escura quinzena do mês de phalgun, é o meu dia favorito. Ele é conhecido como Shivarathri’. Shiva é o aspecto meditativo de todo o Universo. Shiva permeia todo o Universo. Ele está em todo átomo do Universo. Ele não tem forma, mas está em toda forma, tão cheio de compaixão. Ling significa símbolo (em Sânscrito, ou chinha em Hindi) e por isso é usado em Striling, Pulling (gênero feminino e masculino). Chinha significa que aquilo através do qual pode-se reconhecer toda a consciência representada no Ling. Em Tamil (idioma do sul da India), há uma provérbio “ Anbe, Shivan, Shivan Anbe” que significa Shiva é amor e amor é Shiva, a alma da criação chama Isha ou Shiva.

Os devotos, para trazer equilíbrio no rajas (o guna primordial, que leva a atividade adiante) e o Tamas (o guna primordial que leva a inércia adiante) e o elevado sattya (o guna primordial, que faz as tarefas serem completadas), observam firmemente nesse dia. Eles se mantém despertos a noite e Shiva Lingam é adorado durante a noite, pelo seu banho a cada três horas com leite, coalhada, mel, água de rosas, etc, enquanto o canto de Om Namah Shivaya segue. São oferecidas folhas de bael, consideradas sagradas para o Lorde Shiva. Hinos em louvor ao Lorde são cantados. O ritual tradicional é feito para trazer energias auspiciosas para a Terra e enriquece seu espaço. Entretanto, a devoção tem o papel mais elevado. O canto Om Namah é feito para harmonizar os cinco elementos do ambiente.

A Consciência de Shiva em pequenos detalhes: Toda a criação é a dança de Shiva: Toda a criação é a dança da consciência, uma consciência e uma semente. A semente, a dança da consciência e a manifestação em milhares de espécies no mundo. Essa criação infinita é a dança de Shiva – Shiva tandav o mundo inteiro é um lugar de Shiva.

(Sri Sri falou uma vez sobre a mente atrás dessa linda Imagem – nós iremos compartilhar em uma postagem diferente)

 

A consciência, que é bem aventurança, inocência, oni-presença e concessão do desapego é Shiva. O mundo inteiro está movendo em ritmo auspicioso de inocência e inteligência, isso é Shiva – a fonte permanente e eterna de energia, o estado eterno do Ser, o um e único um.

Como esponja em água, rasagulla em calda , quando a mente e corpo estão em Shiva tatva, pequenos desejos são realizados sem esforço, deve-se ter grandes desejos.

Alguém perguntou uma vez porque Shivatri (noite de Shiva) e não Shiva din (dia de Shiva).

Ratri significa aquilo que dá descanso, lhe toma no colo e o conforta. A noite é sempre confortante, todas as atividades pararam, tudo está quieto, pacífico e mesmo corvos não grasnam, o ambiente se torna quieto, o corpo cansado vai ao sono. Shivatri é um descanso muito profundo! Quando a mente, o intelecto e o ego descansam no Divino, esse é o descanso real.

Ratri tem um na verdade um significado diferente – aquilo que dá alívio aos três tipos de problema é Ratri. Quais são as três coisas? Shanti, Shanti, Shanti: Paz ao corpo, à mente e à alma – adhytamik, adhibhoutik e adidaivik. Três tipos de paz são necessários, se há distúrbio ao seu redor; uma é a paz material, se há perturbações ao seu redor, você não pode sentar e se sentir em paz. Você precisa de paz no seu ambiente e você precisa de paz no corpo e na mente. O terceiro tipo é a paz na alma. Você pode ter paz na atmosfera, você pode desfrutar da saúde no corpo, a uma extensão de paz na mente mas se a alma está inquieta, nada pode lhe confortar. Assim esta paz também é essencial. Apenas na presença dos três tipos de paz pode haver paz completa. Sem uma delas, as outras estão incompletas.

Shivathri é transcendental, a consciência divina que traz conforto para todos os níveis de consciência. Descansando em Shiva Tatva é Shivathri.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s