Quando você medita e sua mente se aquieta, essa mente calma é a casa de Deus

Sabedoria de Sri Sri do dia 22 de maio de 2011

P: Jai Gurudev, Guruji. Eu conheço o mundo através da mente, do intelecto, da memória, do ego, etc., mas somente depois de deixar estes seis níveis é que eu posso conhecer meu Ser verdadeiro. Assim, minha pergunta é:  quando deixamos estes seis níveis, como estabelecemos nosso Ser no sétimo nível?

Sri Sri Ravi Shankar: Não temos que deixar os seis níveis – não podemos deixar o corpo, a mente, o intelecto. Temos que estar nestes níveis e conhecer o Ser. O corpo, a mente, a memória, o intelecto e o ego estão aí – deixe que estejam assim. Comece meditando e relaxando alguns minutos todo dia – antes de começar seu trabalho, após seu trabalho. Veja, quando você medita e sua mente se aquieta, essa mente calma é a casa de Deus. Isso é porque você não pode conhecer Deus mas você pode ser um só com Deus. Você está se sentindo calmo, você está se sentindo feliz, indo mais e mais fundo.

Desse modo, você começará a experimentar que ‘Eu sou todas as pessoas, tudo é apenas eu’.

P: Jai Gurudev. Gurudev. Eu li muitos livros seus e li livros do Sathya Sai Baba e Osho. Não vi nenhuma diferença entre eles. Todos eles falam de amor e eu apenas sinto que eles são manifestações físicas diferentes. Uma coisa que me influencia muito é Osho e seu conceito de Zorba – o Buda. Queria saber sua visão sobre isto. Eu realmente gosto da maneira com que ele falou sobre o material e o espiritual juntos. Apenas queria ouvir o que você sente.

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, Buda foi um grande orador e falou realmente bem. Ele tinha uma introspecção intelectual profunda. Isto é bom, mas  o que falta em seu livro é o conhecimento dos mantras, o conhecimento da tradição dos mantras. Buda disse que tudo é nada e também disse que procurou pelo final, que procurou pelo Ser mas descobriu que não há nenhum Ser, não existe atma. “Eu procurei e procurei, e finalmente descobri que não há atma.” Mas no Sanatana Dharma, Adi Shankara disse: “Quem procurou? Quem não encontrou? Isto é atma.”

Isso é como os dois lados de uma mesma moeda. Ele fala sobre o vazio e por outro lado o Vedanta fala sobre o cheio. Esta é uma etapa – ir de alguém a ninguém é apenas uma etapa. Buda parou neste ponto – de alguém a ninguém, e Vedanta leva você a ir de ninguém para todos.

P: Caro Guruji, dizem que nossas almas se reciclam com o renascimento. Contudo, a população do planeta está aumentando. O que acontece? Almas de outros planetas estão vindo e juntando-se a nós no planeta Terra, ou outras criaturas estão tomando o nascimento humano?

Sri Sri Ravi Shankar: Outras criaturas. Ambas situações são possíveis, ambas as coisas estão acontecendo.

P: Guruji, o Dr. Stephen Hawking tem uma opinião muito forte sobre nossa vida humana atual. Ele diz que não há nada além desta vida, nada além desta existência. Eu não sei o quanto ele estudou de religião, mas sei que você estudou física. Assim, como você poderia responder a ele?

Sri Sri Ravi Shankar: Nenhum cientista diria: “Eu sei tudo e o que quer que esteja aqui, isto é tudo e não há nada além.” De maneira nenhuma. Stephen Hawking não disse que o que está aqui é o final. Ele disse que há muitos níveis e muitas dimensões. Nosso cérebro é um analisador da freqüência – ele pode analisar apenas determinadas freqüências. Bem aqui existem muitas outras freqüências. Então nenhum cientista jamais recusaria a possibilidade de muitas camadas da existência, muitos mundos bem aqui, porque há muitas ondas. O que você vê é apenas uma função da onda e na função da onda há camadas infinitas, uma dentro da outra, uma dentro da outra. Assim, do microcosmo ao macrocosmo, há muitos mundos e muitos níveis de tempo.

P: Jai Gurudev. Sri Sri Ravi Shankar, Ramakrishna Paramahamsa era um grande Sadhak. Ele fez Sadhana durante sua vida inteira e mesmo assim ele sofreu no final. Por que?

Sri Sri Ravi Shankar: Às vezes, os mestres pegam os carmas dos discípulos. Por causa dos carmas dos discípulos, ele teve que suportar doenças físicas. Não necessariamente todos têm que passar por isto; alguns mestres escolhem fazer isso. É isso!

P: Às vezes fico exausto com meu trabalho e então perco meu auto controle. Como posso me controlar? O resultado disto é muito prejudicial para mim?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, por isso, quando você estiver esgotado, sente-se e medite. Faça pranayama e meditação – isto removerá sua exaustão.

P: Caro Guruji, observei que quando alguém põe uma guirlanda sobre sua foto ela cai. Por que isto acontece?

Sri Sri Ravi Shankar: Não precisam colocar guirlandas. Eu estou devolvendo-as para vocês.

P: Guruji, dizem que, na hora da morte, o último pensamento ou memória que vem na mente influencia o nascimento futuro da pessoa. Nesta minha mente há uma grande influência do mundo material. O que devo fazer para me lembrar e ter apenas você em minha mente no último momento da minha vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Você não precisa esperar o último momento da sua vida. Viva cada momento com felicidade e alegria, faça seva, sadhana e satsang.

P: Prezado Guruji, me preocupo muito com a economia do nosso país que está sendo afetada principalmente pelos preços internacionais do petróleo. Ao mesmo tempo, a energia nuclear se provou fatal no exemplo do Japão. Como nosso país pode avançar neste sentido?

Sri Sri Ravi Shankar: Mostrando preocupação com as massas, como você fez. Todos deveriam se preocupar com o ambiente, com as pessoas, com todo o país. Quando todos sentirem esta preocupação, as coisas mudarão.

P: Jai Gurudev. Existe Deus? Como acreditar nisto?

Sri Sri Ravi Shankar: Os carros estão andando – você vê os carros passando na rua? Sim, mas tem alguém conduzindo-os lá dentro ou eles estão andando sozinhos? Tem um motorista, certo? Mas você não vê o motorista todas as vezes que os carros estão se movendo, certo?

P: Guruji, todos parecem estar atrás de Moksha. O que é este Moksha? Por favor me diga.

Sri Sri Ravi Shankar: Por que você também está atrás de Moksha? Se você não está correndo atrás dele, então qual é o problema? Para aqueles que estão correndo atrás, eu vou falar com eles, não se preocupe com isto.

P: Guruji, tenho uns 30 acres da terra agrícola com um templo pequeno do Senhor Gurudev Datta e do Sai Baba juntos, virados para o final, perto do lado oeste da terra, fluindo para os sentidos norte e sul, a uma inclinação virada para o oeste. Meu consultor de Vastu diz que é muito perigoso ter esta terra e me sugere vendê-la. Guruji,o que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Veja, esta terra existe no planeta. Em cada terra, algo bom acontece e algo não tão bom acontece – isto não importa. Cante “Om Namah Shivaya” ou “Guru Om” e todas as influências e efeitos negativos desaparecerão simplesmente.

P: Caro Guruji, meu marido sempre grita comigo e fala em voz alta, mesmo que eu fale normalmente com ele. Perto de outras pessoas, ele fala macio – o que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Isso significa que ele a ama mais do que a qualquer outra pessoa. Ele age diferente. Você tem controlado a situação até agora; você sabe como controlá-la, então controle-a. Não espere que ele fale palavras muito agradáveis, pelo menos você fala palavras agradáveis e deixa que ele seja áspero. Esta pode ser uma opção, não importa, haverá harmonia.

P: Guruji, o trajeto do conhecimento é muito árduo. Com devoção podemos alcançar o conhecimento?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, definitivamente.

P: Caro Guruji, como paro de me comparar com o mundo inteiro?

Sri Sri Ravi Shankar: Você tem muito tempo para sentar-se e comparar-se com todos. Meu Deus – eu não tenho tempo. Com muito tempo em suas mãos, você deve fazer algo mais criativo. Você está sentado e se comparando com o mundo inteiro – que perda de tempo!

P: Guruji, os quatro SIM de nossas escrituras é Darma, Arth, Kama e Moksha e os quatro NÃOS são Kama, Krodh, Moha, Lobha e Ahankara. Assim, por que Kama é um paradoxo e pode ser encontrado tanto no SIM como no NÃO?

Sri Sri Ravi Shankar: Porque o excesso de Kama é muito mau e Kama na dose certa é bom. Como o sal no alimento – a quantidade certa de sal é boa, muito sal não é bom.

P: Na astrologia, muitos astrólogos recomendam usar determinadas pedras e anéis. Você recomenda o uso dessas coisas? Se você está no caminho espiritual, você precisa usar estas coisas?

Sri Sri Ravi Shankar: Não, você não precisa usar. É claro que um pouco de cada coisa exerce alguma influência em você, mas você sabe que é muito mais poderoso do que um pedaço de pedra. Assim se você gosta, você pode usá-la. Se não, cante “Om Namah Shivaya” – este é o mantra mais poderoso que cuida de todos os efeitos ruins de todos os planetas.

Deixe um comentário

