Quando você medita e sua mente se aquieta, essa mente calma é a casa de Deus

Sabedoria de Sri Sri do dia 22 de maio de 2011

P: Jai Gurudev, Guruji. Eu conheço o mundo através da mente, do intelecto, da memória, do ego, etc., mas somente depois de deixar estes seis níveis é que eu posso conhecer meu Ser verdadeiro. Assim, minha pergunta é:  quando deixamos estes seis níveis, como estabelecemos nosso Ser no sétimo nível?

Sri Sri Ravi Shankar: Não temos que deixar os seis níveis – não podemos deixar o corpo, a mente, o intelecto. Temos que estar nestes níveis e conhecer o Ser. O corpo, a mente, a memória, o intelecto e o ego estão aí – deixe que estejam assim. Comece meditando e relaxando alguns minutos todo dia – antes de começar seu trabalho, após seu trabalho. Veja, quando você medita e sua mente se aquieta, essa mente calma é a casa de Deus. Isso é porque você não pode conhecer Deus mas você pode ser um só com Deus. Você está se sentindo calmo, você está se sentindo feliz, indo mais e mais fundo.

Desse modo, você começará a experimentar que ‘Eu sou todas as pessoas, tudo é apenas eu’.

P: Jai Gurudev. Gurudev. Eu li muitos livros seus e li livros do Sathya Sai Baba e Osho. Não vi nenhuma diferença entre eles. Todos eles falam de amor e eu apenas sinto que eles são manifestações físicas diferentes. Uma coisa que me influencia muito é Osho e seu conceito de Zorba – o Buda. Queria saber sua visão sobre isto. Eu realmente gosto da maneira com que ele falou sobre o material e o espiritual juntos. Apenas queria ouvir o que você sente.

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, Buda foi um grande orador e falou realmente bem. Ele tinha uma introspecção intelectual profunda. Isto é bom, mas  o que falta em seu livro é o conhecimento dos mantras, o conhecimento da tradição dos mantras. Buda disse que tudo é nada e também disse que procurou pelo final, que procurou pelo Ser mas descobriu que não há nenhum Ser, não existe atma. “Eu procurei e procurei, e finalmente descobri que não há atma.” Mas no Sanatana Dharma, Adi Shankara disse: “Quem procurou? Quem não encontrou? Isto é atma.”

Isso é como os dois lados de uma mesma moeda. Ele fala sobre o vazio e por outro lado o Vedanta fala sobre o cheio. Esta é uma etapa – ir de alguém a ninguém é apenas uma etapa. Buda parou neste ponto – de alguém a ninguém, e Vedanta leva você a ir de ninguém para todos.

P: Caro Guruji, dizem que nossas almas se reciclam com o renascimento. Contudo, a população do planeta está aumentando. O que acontece? Almas de outros planetas estão vindo e juntando-se a nós no planeta Terra, ou outras criaturas estão tomando o nascimento humano?

Sri Sri Ravi Shankar: Outras criaturas. Ambas situações são possíveis, ambas as coisas estão acontecendo.

P: Guruji, o Dr. Stephen Hawking tem uma opinião muito forte sobre nossa vida humana atual. Ele diz que não há nada além desta vida, nada além desta existência. Eu não sei o quanto ele estudou de religião, mas sei que você estudou física. Assim, como você poderia responder a ele?

Sri Sri Ravi Shankar: Nenhum cientista diria: “Eu sei tudo e o que quer que esteja aqui, isto é tudo e não há nada além.” De maneira nenhuma. Stephen Hawking não disse que o que está aqui é o final. Ele disse que há muitos níveis e muitas dimensões. Nosso cérebro é um analisador da freqüência – ele pode analisar apenas determinadas freqüências. Bem aqui existem muitas outras freqüências. Então nenhum cientista jamais recusaria a possibilidade de muitas camadas da existência, muitos mundos bem aqui, porque há muitas ondas. O que você vê é apenas uma função da onda e na função da onda há camadas infinitas, uma dentro da outra, uma dentro da outra. Assim, do microcosmo ao macrocosmo, há muitos mundos e muitos níveis de tempo.

P: Jai Gurudev. Sri Sri Ravi Shankar, Ramakrishna Paramahamsa era um grande Sadhak. Ele fez Sadhana durante sua vida inteira e mesmo assim ele sofreu no final. Por que?

Sri Sri Ravi Shankar: Às vezes, os mestres pegam os carmas dos discípulos. Por causa dos carmas dos discípulos, ele teve que suportar doenças físicas. Não necessariamente todos têm que passar por isto; alguns mestres escolhem fazer isso. É isso!

P: Às vezes fico exausto com meu trabalho e então perco meu auto controle. Como posso me controlar? O resultado disto é muito prejudicial para mim?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, por isso, quando você estiver esgotado, sente-se e medite. Faça pranayama e meditação – isto removerá sua exaustão.

P: Caro Guruji, observei que quando alguém põe uma guirlanda sobre sua foto ela cai. Por que isto acontece?

Sri Sri Ravi Shankar: Não precisam colocar guirlandas. Eu estou devolvendo-as para vocês.

P: Guruji, dizem que, na hora da morte, o último pensamento ou memória que vem na mente influencia o nascimento futuro da pessoa. Nesta minha mente há uma grande influência do mundo material. O que devo fazer para me lembrar e ter apenas você em minha mente no último momento da minha vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Você não precisa esperar o último momento da sua vida. Viva cada momento com felicidade e alegria, faça seva, sadhana e satsang.

P: Prezado Guruji, me preocupo muito com a economia do nosso país que está sendo afetada principalmente pelos preços internacionais do petróleo. Ao mesmo tempo, a energia nuclear se provou fatal no exemplo do Japão. Como nosso país pode avançar neste sentido?

Sri Sri Ravi Shankar: Mostrando preocupação com as massas, como você fez. Todos deveriam se preocupar com o ambiente, com as pessoas, com todo o país. Quando todos sentirem esta preocupação, as coisas mudarão.

P: Jai Gurudev. Existe Deus? Como acreditar nisto?

Sri Sri Ravi Shankar: Os carros estão andando – você vê os carros passando na rua? Sim, mas tem alguém conduzindo-os lá dentro ou eles estão andando sozinhos? Tem um motorista, certo? Mas você não vê o motorista todas as vezes que os carros estão se movendo, certo?

P: Guruji, todos parecem estar atrás de Moksha. O que é este Moksha? Por favor me diga.

Sri Sri Ravi Shankar: Por que você também está atrás de Moksha? Se você não está correndo atrás dele, então qual é o problema? Para aqueles que estão correndo atrás, eu vou falar com eles, não se preocupe com isto.

P: Guruji, tenho uns 30 acres da terra agrícola com um templo pequeno do Senhor Gurudev Datta e do Sai Baba juntos, virados para o final, perto do lado oeste da terra, fluindo para os sentidos norte e sul, a uma inclinação virada para o oeste. Meu consultor de Vastu diz que é muito perigoso ter esta terra e me sugere vendê-la. Guruji,o que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Veja, esta terra existe no planeta. Em cada terra, algo bom acontece e algo não tão bom acontece – isto não importa. Cante “Om Namah Shivaya” ou “Guru Om” e todas as influências e efeitos negativos desaparecerão simplesmente.

P: Caro Guruji, meu marido sempre grita comigo e fala em voz alta, mesmo que eu fale normalmente com ele. Perto de outras pessoas, ele fala macio – o que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Isso significa que ele a ama mais do que a qualquer outra pessoa. Ele age diferente. Você tem controlado a situação até agora; você sabe como controlá-la, então controle-a. Não espere que ele fale palavras muito agradáveis, pelo menos você fala palavras agradáveis e deixa que ele seja áspero. Esta pode ser uma opção, não importa, haverá harmonia.

P: Guruji, o trajeto do conhecimento é muito árduo. Com devoção podemos alcançar o conhecimento?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, definitivamente.

P: Caro Guruji, como paro de me comparar com o mundo inteiro?

Sri Sri Ravi Shankar: Você tem muito tempo para sentar-se e comparar-se com todos. Meu Deus – eu não tenho tempo. Com muito tempo em suas mãos, você deve fazer algo mais criativo. Você está sentado e se comparando com o mundo inteiro – que perda de tempo!

P: Guruji, os quatro SIM de nossas escrituras é Darma, Arth, Kama e Moksha e os quatro NÃOS são Kama, Krodh, Moha, Lobha e Ahankara. Assim, por que Kama é um paradoxo e pode ser encontrado tanto no SIM como no NÃO?

Sri Sri Ravi Shankar: Porque o excesso de Kama é muito mau e Kama na dose certa é bom. Como o sal no alimento – a quantidade certa de sal é boa, muito sal não é bom.

P: Na astrologia, muitos astrólogos recomendam usar determinadas pedras e anéis. Você recomenda o uso dessas coisas? Se você está no caminho espiritual, você precisa usar estas coisas?

Sri Sri Ravi Shankar: Não, você não precisa usar. É claro que um pouco de cada coisa exerce alguma influência em você, mas você sabe que é muito mais poderoso do que um pedaço de pedra. Assim se você gosta, você pode usá-la. Se não, cante “Om Namah Shivaya” – este é o mantra mais poderoso que cuida de todos os efeitos ruins de todos os planetas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s