Banquete de conhecimento: Perguntas curtas extraídas e compiladas!

Terça-feira, 25 de janeiro de 2011.

 

P: Hoje em dia a maioria dos Gurus tem cabelo longo e barba longa. É uma regra?

Sri Sri Ravi Shankar: ‘Sim, você pode dizer que é uma regra. O cabelo longo é como uma antena para  receber mensagens de Deus e a barba longa é como algo terreno, para transmitir essas mensagens às pessoas.

 

P: Guruji o que é Shanti (paz)?

Sri Sri Ravi Shankar: Devemos fazer você ficar sentado num lugar pequeno fechado, com o alto-falante ligado durante 24 horas. E sem tocar música boa, só música pesada. Então depois de 24 horas, quando nós desligarmos a música, você vai saber o que é Shanti. (Risos!!!)

 

P: Querido Guruji, quando assumimos responsabilidade, como podemos superar os obstáculos?

Sri Sri Ravi Shankar: O teste de sua paz é só quando há obstáculos. Seja agradecido pelos obstáculos

 

P: Você fica estressado?

Sri Sri Ravi Shankar: O produto realmente trabalha bem! Na semana passada, fui à Kerala. Eles tinham organizado 19 compromissos num dia. Eu cancelei algums deles antes de chegar lá. Ainda assim, acabei cumprindo 22 compromissos. Pensei que ficaria irritado, mas me surpreendi ao não ficar. Cada um de nós tem uma energia interna tremenda. Uma única célula pode iluminar a cidade inteira de Bangalore durante 24 horas.

 

P: Você pode falar um pouco sobre a Alma – o ser ou Atma?

Sri Sri Ravi Shankar: É passo a passo um entendimento empírico Antes de conhecer Atma, o ser, você tem que conhecer os cinco elementos da criação. O que são o tatvas? Prithvi, ap, tej, vayu e akash – Terra, água, fogo, ar e éter. Então vem a mente, buddhi (inteligência), memória, ego e maha tattva (ser).

 

P: Como Deus vê o mundo?

Sri Sri Ravi Shankar: Deus não pode ver dois. Para Deus não existe você e eu! Ele só pode ver a Si mesmo em tudo e em todos!!

 

P: Guruji, falar a verdade cria problemas exteriores e falar mentira  cria problemas interiores? O que fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Resolva o problema. Os problemas devem ser vistos como desafios. Quem é corajoso gosta de desafios e você é corajoso, eu lhe digo.

 

P: Às vezes parece que tudo é mentira, que estamos correndo atrás de coisas consciente ou inconscientemente. Às vezes sinto que sou compulsoriamente levado pela maré e isto me aflige. O que é que não muda? O que é a verdade?

Sri Sri Ravi Shankar: A verdade não pode ser falada. Só em Silêncio, em meditação profunda, você pode experimentar a verdade!

 

P: Por que você não corre o mundo imediatamente? Por que tão lento?

Sri Sri Ravi Shankar: Vocês todos precisam de um trabalho também!

 

P: Há vida depois da morte? Se não há vida depois da morte, qual é o significado da nossa existência?

Sri Sri Ravi Shankar: É bom ter algum suspense!

 

P: Há números fixos de almas? Se sim, então como tantas pessoas renascem no planeta? Por que a população aumenta no mundo?

Sri Sri Ravi Shankar: Hmmm! Há tantos animais em extinção também!

 

 

P: Que conselho você daria a um descrente cético?

Sri Sri Ravi Shankar: Um ponto de partida muito bom. Veja que você não fica cínico e frustrado. O ceticismo é perfeitamente normal, mas o ceticismo não é. Isso esgota sua energia. Uma pessoa pode ser cética ao começar sua jornada e eu gosto muito disso e recebo isso bem. Porque ao passar pelo ceticismo, a fé será construída intensamente.

 

 

P: Guruji, eu aprecio o Sol, a Lua e a Natureza. Por que Deus não pode apreciar quando eu faço algo bom? Sri Sri Ravi Shankar: Ele não aprecia você porque ele sabe que você pode melhorar. Se Ele começar a apreciar você a cada momento, então você não terá desejo de executar as coisas melhor.

 

 

Pingo de conhecimento: Verdade é o que não muda. Examine sua vida e identifique tudo que muda como “não verdade”. Desta perspectiva, você pensará que está cercados só de  mentira.

Quando você identifica a mentira, então você fica livre dela. Quando você não identifica a mentira, você não pode livrar-se dela. Suas próprias experiências de vida fazem você identificar sua própria mentira.

Ao amadurecer na vida, você acha que tudo é mentira – acontecimentos, situações, pessoas, emoções, pensamentos, opiniões, conceitos, seu corpo – tudo é mentira. É só então que Satsang – a companhia da verdade – acontece no sentido real. Uma mãe não pode ver seu filho como mentira até que a criança torna-se um adulto. Para um bebê, doçura não é mentira, e para um jovem, sexo não é mentira. O conhecimento é mentira se for apenas palavras. Mas como existência, ele é verdade.

Amor como emoção não é verdade; como existência, amor é verdade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s