Mova-se de uma perfeição para outra

Bangalore, Índia – dezembro.

 

P: Você pode explicar como a hora do dia e da noite afetam nosso corpo e nossa mente?

Sri Sri Ravi Shankar: Você tem uma mente e a mente atravessa o tempo. Por que você não observa isto? Você tem disposições diferentes de manhã, disposições diferentes de tarde e disposições diferentes à noite. Não é assim?

Há um estado de alerta e de atenção na alvorada. Creio que ninguém gosta de ouvir canções românticas ao amanhecer, ao anoitecer e nem à tarde. A menos que você seja recém-casado ou esteja apaixonado!

De manhã, a mente está num estado de conhecimento, alerta e atenção. À tarde, o estado é de ação e à noite, a mente está num estado de descanso.

Quem quiser estar infeliz, pode estar infeliz o tempo inteiro e quem quiser estar feliz, pode estar feliz o dia todo. Uma pessoa idiota ficará infeliz todo o tempo e uma pessoa inteligente ficará feliz apesar das variações das disposições. Da mesma maneira, as estações também afetam a mente. Sem dúvida, a mente e o tempo têm um relacionamento muito raro. Se você transcender a mente, haverá felicidade completa. Surgirão tranqüilidade e serenidade eternas.

 

P: Por que devemos aprofundar nossas raízes se na próxima vida nós nasceremos numa religião ou cultura diferentes?

Sri Sri Ravi Shankar: Isto é para agora! Aprofundar suas raízes quer dizer ter uma boa base. É isso aí. Não estamos falando de nenhuma religião ou cultura em particular. Aprofundar suas raízes significa ter uma base boa e estável.

 

P: O único erro que cometo é que continuo cometendo erros. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Está bem cometer um erro. Cometer um erro faz parte da vida. Às vezes um erro acontece; isso acontece. Tudo bem! Aceite-o e siga em frente. A dor de cometer o mesmo erro repetidas vezes é suficientemente boa para tirar você do mesmo erro. A dor e o sofrimento farão você sair disso. Mas nunca justifique seu erro.

 

P: A vida é muito complexa. Como permanecer simples como você?

Sri Sri Ravi Shankar: Não reconheça a complexidade. Mantenha sua visão no Ser. Dizemos em sânscrito: “Antarmukhi sada sukhi”. Se sua mente estiver voltada para dentro, ela sempre estará feliz. O que é complexo? A mente das pessoas!

Elas estão preocupadas com sua complexidade, por que você deve ficar preocupado com o mesmo? As pessoas são complexas mas elas irão se acalmar. Tenha paciência e compaixão.

 

P: Por que minha mente é tão inquieta durante o eclipse lunar?

Sri Sri Ravi Shankar: Há um remédio para todos fenômenos celestiais! Você sabe qual é? ‘Om Namah Shivaye’. As vibrações deste mantra criam uma armadura ao nosso redor, protegendo e estimulando o corpo inteiro – complexo da mente.

 

P: Sempre que eu vejo uma garota bonita, eu me apaixono por ela. Isso é amor ou obsessão?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, o tempo dirá! Primeiro, descubra se elas estão apaixonada por você ou não. Caso positivo, é uma história. Caso negativo, é uma história completamente diferente. Em ambos os casos, você vai amadurecer. Mas não continue se enamorando. Ame! Amando, você não espera nada em troca. Se você quer algo em troca, não chame isto de amor. Isso é necessidade. Num relacionamento existe necessidade, mas no amor não existe nenhuma necessidade. O amor é sua própria natureza. Se isto soa filosófico demais por agora, somente mantenha isto no fundo e relaxe. Um dia você entenderá, quando o seu coração se partir ou quando você compreender que esperou demais, algo surgirá do fundo da sua mente e vai tentar salvar você.

 

P: Se Deus está em todo lugar, por que existem calamidades naturais como tsunamis ou terremotos?

Sri Sri Ravi Shankar: Suponha que só existe um herói num filme e que não existe nenhum vilão! Quando há todos os tipos de emoções, só então o filme acontece. Se tivesse somente um herói e uma heroína, eles se casariam e viveriam juntos – pronto! Como seria o filme? Tudo isto é um jogo, um drama. Então, todos os tipos de coisas continuam acontecendo. A alma é eterna. Este mundo está sempre mudando, mudanças diferentes continuam acontecendo. Ciente disto, somente relaxe. Sirva. Onde quer que haja necessidade, esteja pronto para ajudar.

Servir é nossa própria natureza e não podemos viver sem isso. O serviço não deve ser algo pesado, mas sim como uma pétala de flor – fácil e natural.

 

P: Apesar da inclinação espiritual, algumas tragédias melodramáticas continuam acontecendo. Por que?

Sri Sri Ravi Shankar: Tragédia é tragédia quando você é afetado. Não há explicação para alguns fenômenos. Por que acidentes acontecem, por que pessoas morrem? Nestes momentos você diz: “Por que eu?” Sabe, o “por que” na mente está associado à tristeza e o “como” está ligado à maravilha e à alegria.

Quando surge essa pergunta na sua mente ou na mente de outra pessoa: ‘Por que este problema só acontece comigo?’, é melhor não dizer nada. Somente esteja! Nenhuma explicação, nenhum raciocínio sobre isto irá ajudar. Você simplesmente tem que abandonar essas perguntas nesses momentos. O tempo vai ajudar você. O tempo fará você navegar através dessa situação. Nossa tendência é responder essas perguntas ou consolar, mas é melhor sorrir ou ficar um momento em silêncio. Não há explicação. Nenhum raciocínio, nenhuma teoria vai ajudar. É assim que eu sinto.

 

P: Belém é o local do nascimento de Jesus. Mas por que há tanta violência exatamente onde Jesus nasceu?

Sri Sri Ravi Shankar: Isto é muito interessante. O lugar era violento antes de Jesus e continua violento depois de Jesus também. Isto é algo para pensarmos.

Este lugar continuamente presencia violência com derramamento de sangue. Por que? Não há resposta. Pelo menos eu não tenho nenhuma resposta. Mas se você analisar a história, antes de Moisés e depois de Moisés, verá que a região inteira do Oriente Médio e do Egito sofreu muito e continua sofrendo. O conhecimento é muito necessário nessa região.

 

P: Havia tendência de furar orelha e nariz. Mas hoje em dia as pessoas fazem piercings em todas as partes do corpo. Está certo isto?

Sri Sri Ravi Shankar: Furar orelha  parece ser científico porque todos os nervos que criam consciência no cérebro terminam no lóbulo da orelha. Então, antigamente as pessoas costumavam fazer assim para chamar mais atenção. Mas eu não sei sobre os outros piercings!

 

P: Qual é a regra de ouro para um casamento feliz?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, não sou qualificado para dizer algo a este respeito, mas deixe-me pensar. Por que você não pergunta a quem é feliz no casamento? O que eu ouço é: Antes do casamento: o casal é louco um pelo outro.

Durante o casamento: Eles foram feitos um para o outro.

E então: Eles são loucos um pelo outro.

Depois de certo tempo: Eles são loucos por causa um do outro. Alguém formulou isto!

Uma coisa que eu sei – casamento é uma instituição de paciência, sacrifício, cuidado um com o outro e compartilhar. Se um está zangado, o  outro deve ficar calado e esperar para que ele / ela possa ficar zangado. Se ambos ficam zangados juntos, ao mesmo tempo, então há um problema! Mas na frente das crianças, é melhor ser civilizado.

 

P: Seres humanos sempre serão imperfeitos, então como ver piedade num ser humano?

Sri Sri Ravi Shankar: Quem disse que seres humanos são sempre imperfeitos? Dentro dos seres humanos há Piedade. Desperte esta Piedade em você. Mova-se de uma perfeição para outra e não de imperfeição para imperfeição. Qualquer um de vocês pode ver culpa em tudo, como o leite que estraga, fica curado e depois vira manteiga. Veja que primeiro o leite estraga, depois fica curado, de curado ele estraga e vira manteiga. Você pode falar só de imperfeições ou você pode ver progresso de perfeição para perfeição.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s