Deus é uma consciência viva e amorosa dentro de cada um de nós! Postado em 21/12/2010

Orissa (local da Universidade de Sri Sri)

16 de dezembro:

A juventude da Índia herdou este grande país. Quero que a juventude assuma responsabilidade pela sociedade. Queremos uma sociedade sem corrupção. A segunda meta é que precisamos de uma sociedade sem drogas, caso contrário nunca poderemos progredir. A juventude é a única esperança. É preciso que você (jovem) siga este caminho imediatamente! Foque nos estudos, no trabalho e no conhecimento, e deixe o resto para o Divino. Estou muito feliz em ver um grupo de jovens tão entusiasmado vindo desta parte do mundo.

Como você deve saber, temos A Arte de Viver em todo o mundo hoje. Se você for ao Polo Sul, na ponta da Argentina, você achará A Arte de Viver. Se você for em direção ao Polo Norte, você achará A Arte de Viver. Você tem uma família espalhada pelo globo inteiro e cada um de vocês é um membro muito importante desta família. Nós temos uma família enorme e temos muita responsabilidade também – de trabalhar para uma sociedade feliz e festiva, uma sociedade livre de violência e uma sociedade  espiritualmente elevada. Quero que cada um de vocês se multiplique 100 vezes, alcance escolas e faculdades e faça da vida uma celebração.

Esteja certo de que suas necessidades serão supridas. Faça pela sociedade o que ela necessita e deixe o resto por minha conta. Você verá que suas necessidades naturalmente começarão a ser supridas. O que quer que você deseja, acontecerá.

P: O que devo fazer no futuro?

Sri Sri Ravi Shankar: O que você fez no passado que não era para ser feito, não repita no futuro. Faça algo que traga um sorriso no seu rosto e no dos outros.

P: O que é a minha existência?

Sri Sri Ravi Shankar: Faça esta mesma pergunta a você mesmo repetidas vezes. Até que você obtenha a resposta, não deixe de se perguntar. Nós vamos continuar empurrando você para receber a resposta. Esta é uma pergunta muito preciosa!

P: Mesmo quando eu faço alguma coisa boa, meus pais às vezes não me deixam fazer. Como seguir adiante nesta situação?

Sri Sri Ravi Shankar: Pegue isto como uma oportunidade para mostrar suas habilidades. É como se um pano estivesse entrelaçado num arbusto, você precisa de certa habilidade para gradualmente retirá-lo. Não corra, apenas lide pacientemente com eles com sua habilidade. Converse tão habilmente que eles acabem concordando com tudo que você disser de correto.

P: O que é espiritualidade?

Sri Sri Ravi Shankar: Ser capaz de sentir uma conexão com todo o mundo é espiritualidade. A habilidade de sentir-se conectado com todo o mundo e conhecer a Verdade é espiritualidade.

Veja que esta flor é matéria. Mas de uma perspectiva científica, esta flor é composta de moléculas, as moléculas são assim compostas de átomos, os átomos de partículas sub-atômicas e essas são feitas apenas da função da onda. Em física quantum, dizem que isto é só a função da onda. Da mesma forma, o entendimento da Fonte e da Base do mundo inteiro é espiritualidade. Conhecer intuitivamente o DNA da flor é espiritualidade.

P: A educação consiste em passar nas provas e tirar notas boas. Ela não consiste em algo mais?

Sri Sri Ravi Shankar: O que você acha?

(A pessoa responde) Acho que é por causa da atitude dos nossos pais que pensamos assim.

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, mas você também deve estudar. De qualquer maneira, você tem que seguir o sistema. Contudo, a prova não é a única coisa. Se você falhar também, não importa. Isso não quer dizer que você deve tomar atitudes estúpidas. Isso não é bom. Ao mesmo tempo, você deve fazer suas provas. A educação é muito importante.

P: Quando posso ser como o Divino? Sri Sri Ravi Shankar: Você já é assim agora.

P: Qual é a coisa mais importante na vida de um estudante?

Sri Sri Ravi Shankar: Uma carreira é importante e junto com ela, o desenvolvimento da personalidade em geral é muito importante. Ambos andam lado a lado. Algumas pessoas só pensam na carreira e outras só pensam no desenvolvimento da personalidade e nem ligam para carreira. A carência de uma dessas coisas não vai lhe trazer satisfação. Então, siga com ambos – qualificação e desenvolvimento da personalidade. E pense em qualificação não apenas para ter certificação mas para ganhar conhecimento. Então, sugirão a luz do coração, o sorriso que brota da profundidade do seu coração e uma personalidade multi-talentosa. Acima de tudo, você tem que apresentar-se como uma pessoa amável. Amável não quer dizer ser como um mocinho, mas ser forte. Naturalmente, suas palavras mansas têm efeito, mas seja forte ao mesmo tempo. Isso é o que acontece no DSN (programa). Ele torna você muito forte e inabalável por dentro.

P: Qual deve ser o motivo principal da vida de um estudante?

Sri Sri Ravi Shankar: O motivo principal está na vida. Mas estudantes estão limitados no tempo. O motivo principal da vida deve ser ver uma nação melhor, um mundo melhor. Quando você tem amor pelo seu país, também sente realização.

P: Sinto-me triste e às vezes irritado ao ver a corrupção ao nosso redor. Quando viveremos numa sociedade Divina? O que deve ser feito?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando pessoas como você movem-se coletivamente, então sem dúvida isto acontecerá. Mas se a corrupção aumentar, então deixe de lado pois isto não acontecerá nem em 2060 também. Não existe fim para isto. Essa é a razão pela qual só agora é a hora. Há corrupção na burocracia, há corrupção nos meios de comunicação, há corrupção na indústria de divertimento e só uma onda de espiritualidade pode curar isto.

Sabe, algumas de nossas crianças pediram licença para abrir uma fábrica e se recusaram a pagar qualquer suborno. Elas disseram que seguiam a espiritualidade e que não pagariam nenhum suborno. Elas concordaram em voltar 10, 30, 50 vezes se fosse necessário, mas conseguiram a licença na manhã seguinte. Se as pessoas da sociedade seguirem o caminho correto, então os oficiais automaticamente começarão a seguir também. Se a sociedade é corrupta, os oficiais são corruptos também, e isto então vira uma norma aceita. Quando você fortifica sua mente, quando você tem forte convicção em não ser corrompido, as pessoas também mudam.

P: Como ter foco ao estudar?

Sri Sri Ravi Shankar: Faça pelo menos alguma coisa. Às vezes uma dorzinha é bom também. É como se você não puder andar e mesmo assim participar de uma maratona – você dará seus 100 por cento, não é? E se você for jogado no oceano, você continuará nadando até que chegar na margem, certo? Você voltaria da metade mesmo que você estivesse cansado? Então, ainda que você não queira estudar por ser chato, pense nisto como um desafio: “Vou, de qualquer maneira, terminar este assunto”. Ainda que você não saiba nadar, você acaba aprendendo a nadar na água.

P: (Um menino discutiu algum problema pessoal). Acho difícil ter o  sentimento de pertencimento com todo o mundo. O que eu faço?

Sri Sri Ravi Shankar: Ter um sentimento de pertencimento não quer dizer fluir emocionalmente. Use sua inteligência. Faça só o que você pode fazer. O que você não pode fazer, ninguém vai esperar que você faça também.

P: Como mudar o sistema? Às vezes sinto-me muito irritado e não consigo entender como reagir contra o sistema. Por favor me guie.

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, você tem razão. Esse é o motivo pelo qual todos temos que trabalhar junto. Nós podemos realizar muitas coisas quando trabalhamos juntos. Quando você sabe que há muitas pessoas junto com você, você adquire confiança. Surja com suas idéias. Flutue com suas idéias. As pessoas que se interessam por espiritualidade, que têm valores humanos, devem controlar o país. Quando algumas pessoas mesquinhas assumem o poder, elas criam problemas para a nação inteira.

Nós temos que escolher as pessoas corretas. Devíamos ter uma agência independente. Esta agência poderia verificar qualquer corrupção, ela seria uma agência independente do governo de modo que também pudesse verificar corrupção no nível governamental também. O caminho é longo e todos vocês têm que trabalhar para alcançá-lo. O caminho é longo, tem muita coisa a ser feita e eu estou confiante de que vocês podem fazer tudo. Assim ninguém poderá praticar corrupção.

P: Uma vez me disseram que iogis não se encontram com Deus. Você já se encontrou com Deus?

Sri Sri Ravi Shankar: Primeiro me diga: quem é Deus para você? Alguém sentado no céu? Não! Deus é aquele de quem nada pode escapar. Quando a mente está totalmente relaxada, ela funde-se ao Divino, ela relaxa-se no Divino. O ponto principal é relaxar a mente nessa consciência suavizante. Quando a onda está na superfície, ela é uma onda. Mas quando ela se identifica com a profundidade do oceano, a onda torna-se o oceano. Deus é amor e está dentro de cada um de nós.

P: Como uma pessoa experimenta a divindade abençoada dentro de si?

Sri Sri Ravi Shankar: Meditação, Seva / Serviço e Satsang.

P: Está certo pedir ajuda de Deus  nos exames, para nos ajudar a passar nas provas? Isso acontece?

Sri Sri Ravi Shankar: Você pode pedir qualquer coisa que deseje e ela vai se realizar. Deus é uma consciência viva e amorosa. Essa é a razão pela qual os desejos são realizados.

P: As pessoas que morreram sentem alguma coisa? Existe alguma coisa depois da morte?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, isso acontece durante algum tempo. O efeito das memórias mundanas permanece por até um ano, pelo menos, e então ele se desbota lentamente ao logo de dois ou três anos.

P: Todo mundo precisa de um Guru?

Sri Sri Ravi Shankar: Você precisa de uma resposta? Se sim, então sim. Se algumas pessoas não sentem essa necessidade, então também está bem. Quando você faz uma pergunta e alguém lhe dá uma resposta, a pessoa que lhe responde assume o papel de Guru. Você precisa de remédio e vai a um médico. Aquele que lhe dá o remédio torna-se um médico. Da mesma forma, você aceita como seu Guru quem lhe responde.

P: Por que me sinto desmotivado às vezes?

Sri Sri Ravi Shankar: Porque você está muito ligado à televisão e leitura de jornal. Você precisa de companhia que lhe motive. Na companhia errada, nos sentimos desmotivados. Pense nisso como um desafio – eu não ficarei desmotivado, venha o que vier.

P: Qual é a diferença entre espírito e consciência Universal ou Deus?

Sri Sri Ravi Shankar: Como um átomo está dentro da molécula, Deus é mais sutil que o espírito. A conexão é ainda  mais sutil do que a existente entre uma molécula e o átomo.

De acordo com a ciência antiga, se você divide um cabelo verticalmente em 100 partes e tira uma dessas partes e a divide em mais 100 partes, e então tira uma dessas partes. Repetindo o mesmo processo, você sempre tem uma molécula. Mas muito, muito menor do que a molécula é um átomo. Mais sutil do que o átomo é o  ego e o que é ainda mais sutil que o ego é mahatattva / elemento magnífico. Aquele que dissolve seu ego totalmente é chamado Mahatama.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s