A espiritualidade cresce quando o pertencimento se expande para incluir todo o mundo

Bangalore, Índia, 4 de dezembro.

 

P: Como educar as crianças num mundo competitivo?

Sri Sri: O mundo sempre foi competitivo. No passado, existia competição numa escala menor. Ela é muito maior agora. Devemos introduzir valores. Mesmo na satyuga, havia rakshasas (demônios). Então não culpe o tempo. Faça a sua parte. Ensine valores às crianças.

 

P: Qual é a diferença entre Jeeva (consciência individual) e Brahma (consciência cósmica infinita)?

Sri Sri: Jeeva faz parte de Brahma. O balão tem ar fora e dentro dele. Dentro de um navio há espaço e fora dele há espaço também. O espaço interior é Jeeva e o espaço exterior é Brahma.

Jeeva é desejo, aversão, ansiedade. Tudo isto é o balão. Por esse motivo o Senhor não é alguém separado, mas Ele é ‘o que eu sou’. Se a onda perguntar: ‘Onde está o oceano?” Então o que dizer? A própria onda é o oceano. Você tem que apenas compreender isto. É por isso que dizemos que demora apenas um momento para quebrar um talo de flor, e podemos compreender o Divino numa fração desse momento.

 

P: Não consigo aceitar crítica. Isso me incomoda.

Sri Sri: Por quanto tempo isto tem acontecido? Por algum tempo, certo? Então, tudo bem. Se você pensa que não deve ser incomodado, então você se incomoda ainda mais. A perturbação não permanece o tempo todo. Se os comentários das pessoas fazem algum sentido, aceite-os. Receba a crítica. Ela serve para sua melhoria ou ela é uma impressão que você criou? Você duvida de cumprimentos. Então duvide de crítica também.

 

P: Sinto-me infeliz com muita freqüência. Como posso sair disso?

Sri Sri: Agora mesmo – você está feliz ou triste? Somente esteja feliz. Então a resposta está dentro de você.

 

Uma vez, uma mulher procurou um santo e lhe perguntou: “Por que o mundo é tão triste?” Se você não pode deixar o mundo quando há infelicidade, como você deixará um mundo pleno de felicidade? Você sofrerá uma grande perda se você não puder largar o mundo. Somente volte para dentro da Fonte, onde não há nenhuma tristeza. Uma vez que você aprende a voltar-se para dentro, o mundo não parece triste.

Somente olhe para o mundo – onde está a tristeza? Os pássaros cantam, o rio flui. Onde está a tristeza? Eu só vejo beleza no mundo. Somente olhe para todos os rostos (aqui) – eles estão tão felizes!

Na vida, há 20 por cento de tristeza e 80 por cento de felicidade. Mas nossa mente faz os 20 por cento virarem 2000 por cento.

 

 

P: Você por favor podia comentar sobre o assunto de Naxal?

Sri Sri: O problema de Naxal não é a pobreza. Um homem pobre não pode segurar uma arma nem fazer uma bomba. Quem aje assim são pessoas que têm educação errada. Elas dizem: ‘Se as pessoas podem nos eleger, elas também podem nos abater. Napoleão pediu voto a alguém? Mao ou Stalin também pediram?’ Elas sentem que deveriam subir ao poder com suas próprias forças. Esta educação leva as pessoas em direção à violência. Pessoas que andam no caminho da espiritualidade, que conhecem a história, nunca se envolverão com as atividades de Naxal. As envolvidas são ignorantes de espiritualidade. Daí a importância da espiritualidade. É por isso que eu freqüentemente digo que Krishna foi o primeiro comunista. Krishna disse: “Veja-Me em tudo e tudo em Mim.” Isto é o comunismo real.

 

P: Há muita pobreza. Como nós achamos uma solução para isso?

Sri Sri: Um das razões principais da pobreza é o alcoolismo. Muitos moradores das aldeias gastam 60 por cento de seus rendimentos na loja de bebidas alcóolicas. Se você acha que eles são pobres, então como eles podem beber? As aldeias ficaram acima do nível de pobreza somente pelo fechamento das lojas de bebidas. O mais pobre dos pobres pode ganhar dinheiro e não ter fome, onde quer que não haja álcool. As crianças das áreas rurais agora lidam com este problema. As pessoas de todas as classes devem celebrar juntos. Todos devem se unir para fazer uma refeição juntos por semana. Quando as pessoas na aldeia se unirem, então acabará o sentimento de Dalit e não Dalit.

Vá em cada aldeia e peça a quem puder para contribuir para aqueles que não têm o bastante. Desenvolvimento não pode ser feito só pelo governo. As ONGs têm que iniciar esta mudança.

 

P: Como carregamos o samskaara através das diferentes vidas? O corpo morre e a consciência fica pura.

Sri Sri: A mente carrega os samskaaras.

 

 

P: O que é espiritualidade?

Sri Sri: Você sente pertencimento? Isso é espiritualidade. Quando este pertencimento se expande para incluir todo o mundo, então a espiritualidade cresceu.

 

 

(Uma menina da audiência pergunta)

P: Como você sabe se realmente ama alguém?

Sri Sri: Suponha que você está sentada durante quatro ou cinco horas. Você sente dor nas pernas?

(A menina assenta com a cabeça). Como você sabe?

(Sri Sri faz a pergunta para toda a audiência)

Nossa dúvida sempre se refere a algo positivo. Se alguém pergunta:  ‘Você está feliz?’ Nós dizemos: ‘Bem…eu não sei’. Você nunca duvida da depressão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s