Quando o conhecimento se aloja firmemente no seu coração, isto é sabedoria

Canadá, 26 de novembro:

P: Por que tantas religiões se posicionam para a direção leste ao orar? É bom estar de frente para o leste ao meditar?

Sri Sri: Existem razões diferentes. O sol nasce no leste. Então, de manhã, você medita virado para o leste. Mas à noite, você vira para o oeste porque o sol se põe no oeste. A energia flui de onde vem o sol. Então, quando você está de frente para o sol, você está equilibrado. Para oração e meditação, precisamos de equilíbrio – equilíbrio da mente, postura… Veja, não importa em qual direção você está ao meditar, contanto que você escolha uma direção e medite.

P: Por que Deus criou tantas galáxias, universos, pessoas, etc? Qual era o Seu propósito?

Sri Sri: Bem, Ele não achou nada melhor para fazer (sorrisos)!

É óbvio – pergunte a quem joga futebol. Quando muitas pessoas disputam uma bola pequena, se chega uma pessoa de fora e observa essas 22 pessoas disputando uma bola, ele perguntará: “Este mundo tem tantas coisas, por que não damos uma bola para cada jogador? Eles estão ocupados caindo em cima uns dos outros e chutando aquela única bola na rede, e tantas pessoas estão felizes com isto. O que causa tal comoção? Somente dê-lhes uma bola e deixe-os jogá-la na rede”.

Para uma pessoa de fora, isto parece pouco inteligente e sem objetivo. Mas os fãs de futebol dirão:  “Oh, nós nos divertimos muito!” O propósito de tudo que o homem cria é a felicidade. Foi com este mesmo propósito que Deus criou tudo isto. E Ele se diverte com isto como se Ele estivesse vendo um jogo de futebol. Sem nenhum outro propósito.

P: Já tive vários relacionamentos. Agora sinto-me desligado de todos os relacionamentos, mas então sinto-me egoísta. O que devo fazer?

Sri Sri: O amor pode resolver todos os relacionamentos. Veja, não importa se as pessoas pensam que você é um burro. Não importa! Somente não as chute e mostre que elas estão certas! Da sua parte, seja agradável. Esperar nada de alguém é a maneira de ser feliz. Quando começamos a esperar, ficamos infelizes.

Quando você ficar triste ou infeliz, tenha força para sacrificar a causa da sua tristeza. Tudo que você pode orar é: “Quando estou feliz, deixe-me fazer seva; quando estou triste, deixe-me ter a força para renunciar”.

Uma senhora uma vez me perguntou: “Por que Deus fez este lugar tão triste?” Para que você possa procurar por Ele. Mesmo que o mundo seja tão triste, você não pode evitá-lo! Você pode imaginar o que aconteceria se tudo fosse bom? Você tem que procurar o Criador através da criação, reconhecer o Criador dentro da criação. Isto é como um holograma.

Nos momentos de tristeza, necessitamos da força do sacrifício. Nos momentos de felicidade, devemos compartilhar nossa felicidade.

P: Creio que meu maior defeito é minha preguiça. Não me sinto motivado. Quero fazer tantas coisas.

Sri Sri: Pague alguém para ficar atrás de você quando você estiver preguiçoso. Fale para eles: “Se eu estiver preguiçoso, não me deixe sentar nem deitar. Venha me importunar com um pau”. A preguiça vai embora quando você tem um amigo atrás de você. Sua esposa cairia bem aqui (risos)!

Há três maneiras de se livrar da preguiça:

Uma – ganância. Se você está ganancioso para conseguir algo, você não tem preguiça. Se alguém diz: “Se você fizer este pranayama durante 40 dias, você receberá $1 milhão.” Você dirá: “Eu farei durante 45 dias, só para ter certeza!”

Duas – medo. O medo faz as pessoas caírem em armadilhas. Alguns trotes alegam até limpar carmas. Os carmas vão embora quando você medita. Quando você ama e serve, você apaga os carmas. É uma pena que as pessoas não saibam nada sobre espiritualidade – elas não têm experiência e nem leram as escrituras. Daí a importância da tradição védica. Tantos videntes ditaram as regras. E então eles as autenticaram para assegurar de que elas não são uma ilusão. Mas as pessoas ainda caem em trotes por causa do medo.

Três – amor. Quando você ama profundamente, onde está a preguiça?

Se nenhuma destas três maneiras funcionar, volte para minha primeira opção. Pague alguém para ficar atrás de você!

P: Quais são as qualificações para ganhar libertação?

Sri Sri: O fato de você ser um ser humano são é suficiente e o fato de ser um bom ser humano. E TODOS os seres humanos são bons!

Infelizmente, alguns cientistas alegam que os seres humanos têm lados escuros e claros. Então o conceito é que metade de você é escura e metade de você é clara. Não é assim. Somente imagine alguém vindo a você e dizendo: “Você tem um lado sombrio. Você podia ser um assassino”. Você diria: “Não, eu nem sonho com algo deste tipo!” Então você começa a perguntar: “Oh, talvez haja algo assim dentro de mim. ..” Então você põe essa semente dentro de si e começa a nutrir o pensamento  que não existia antes.

Há um belo verso do poeta indiano Kabir: “Eu fui procurar uma pessoa má no universo e não achei nenhuma”. Há tendências negativas nas pessoas mas isso não é a natureza humana básica. Isso está só na circunferência. Por que alguém comporta-se negativamente? Porque ele está machucado. Uma pessoa feliz, alegre e centrada nunca irá prejudicar ninguém, nem mesmo os animais. Vejam, até os leões procuram suas presas só quando estão com fome; eles não fazem isto o tempo todo. Eles também não matam outros animais por raiva. Eles fazem isto por necessidade.

Então, estes conceitos que uma pessoa tem um lado claro e um escuro são artificiais, longe da realidade! Entrem na alma, “Satchidananda” – verdade, bênção: a Consciência.

Tenho um desejo e quero perguntar a vocês sobre ele. Dê-me um vislumbre de auto-conhecimento.

Você está aprendendo. Somente relaxe. Veja, para pegar um trem, você tem que se apressar, empacotar suas coisas, ir à estação ferroviária e entrar no trem ou ir ao aeroporto e pega um avião. Mas quando você está no avião, relaxe. Correr nos corredores segurando sua bagagem não vai levá-lo a seu destino mais rápido! Uma vez que você está no caminho, relaxe.

O senhor Krishna disse a Arjuna depois que ele lhe contou tudo que Arjuna tinha que fazer: “Deixe tudo isto de lado, eu o livrarei de seus pecados. Largue tudo a que você tem se segurado. Largue até mesmo seu dharma. Eu o livrarei de seus pecados.” Em vez disso, as pessoas tentam livrar-se de seus pecados. Isso nunca acontecerá. O Divino o livrará de seus pecados.

Tudo que você tem a fazer é soltar tudo a que você se agarra. Isto é lindo. Primeiro, o Senhor Krishna fez Arjuna entender Dharma. Então, Arjuna foi levado a largar tudo. O senhor Krishna diz: “Refugie-se em Mim e só em Mim. Eu o livrarei de todos seus pecados.

P: Obrigado por fazer parte da minha vida. Preocupo-me em ter perdido meu propósito, ou que meu propósito não seja tão grande quanto eu esperava.

Sri Sri: Você tem um papel importante a desempenhar neste fenômeno chamado Arte de Viver. No ano que vem, nós celebraremos 30 anos. Gota a gota, o que tantas pessoas fizeram contribuiu para estes 30 anos. Participe de satsangs e projetos de seva. No Haiti e na Índia há tantos projetos de seva. Mesmo no Canadá, indígenas norte-americanos precisam de ajuda. Há tantas coisas para serem feitas aqui no Ashram.

P: Estou praticando ter consciência todo o tempo. Isto me trará paz?

Sri Sri: Somente seja natural. Pelo amor de Deus, relaxe. Não pratique ter consciência o tempo todo. A consciência é essencial, mas não a pratique. Até mesmo O Gita diz não para as extremidades. Somente relaxe.

Imagine ouvir uma música completamente consciente. Não, música é para ser apreciada em descanso. O fazer é sempre limitado. Isto aplica a tudo que você faz, inclusive meditação. Essa é a razão pela qual meditação é algo que deve apenas acontecer.

Todas as técnicas criam uma situação para a mente experimentar e ir além de sua limitação. Até mesmo música cria uma atmosfera para incrementar a consciência. A música é “Ioga de Laya”. Laya dissolve. Esta é a mais alta forma de Samadhi (unidade com o Divino) que também deve acontecer. Tenha equilíbrio entre consciência e esta dissolução.

P: Por favor, comente sobre sacrifícios de animais e piercing na língua no hinduísmo.

Sri Sri: O hinduísmo é um estilo de vida que existe há milhões de anos. Muitas práticas são somente interpolações ou adições. Imagine que no inverno você tem um casaco. Você vai para casa e pendura o casaco antes de entrar em casa. Isto então torna-se uma prática e daí surge a regra de que você só pode entrar em casa, mesmo no verão, se tiver pendurado um casaco. O mesmo se  aplica aqui. Sacrifícios de animais não têm nenhuma sanção bíblica. A mesma coisa é verdadeira para piercing na língua. Até mesmo o Senhor Krishna diz que só um idiota torturaria seu próprio corpo.

P: Durante minhas meditações tenho sentimentos sexuais. O que faço?

Sri Sri: Isto é só uma etapa. Acontece no começo, quando a energia passa pelos chakras. Isso vai passar. Somente observe, honre e deixe isto passar.

P: Somos todos parte das Fontes Divinas de Luzes?

Sri Sri: Naturalmente. Mas até que isto vire sua experiência, deixe-a no fundo de sua mente.

P: Você pode igualar conhecimento com sabedoria?

Sri Sri: Quando o conhecimento se aloja firmemente no seu coração, então isto é sabedoria.

Deixe um comentário

