Descanse sua mente e intelecto na energia divina

Vitarka badhane, pratipaksha bhavanam

Nossas escrituras fornecem três principais filosofias:

Nyaay (lógica)

Vaisehshika

Sankhya

Depois disto temos ioga.

Nyaay: o que nós aprendemos, nós entendemos e analisamos o quão correto é. Analisar a diferença entre o que se ouve e o que se infere. Esta forma de descobrir a verdade é Nyaay.

No método Vaisheshika, o objeto e  suas características são analisados. Se o açúcar não é doce, ele seria chamado de açúcar mesmo assim? Os objetos têm características. Deste jeito, lugar e tempo também são considerados objetos por causa de suas características. O tempo afeta o a mente e o intelecto. Nossa mente sente e percebe pela manhã diferentemente de como o faz à noite.

A localização dos planetas afetam a mente.  Algumas vezes a fé surge na mente, algumas vezes o ódio se desenvolve na mente. É natural que ondas diferentes de emoção surjam na mente.

Eu sou independente de tudo isto, eu sou Atma. Ponderar sobre isto é sinal de inteligência.

Uma vez que você refletiu sobre a mudança dos objetos, descanse sua mente naquilo que nunca muda. Isto é Sankhya ioga. O que é Bhakti? Descansar sua mente e intelecto na energia divina. Isto é tudo que você precisa fazer.

Quando a sua fé fraqueja, cure-se recebendo bênçãos dos mais velhos. Faça ioga.

Amizade, compaixão e ignorar. Acalmar a mente, ser amigável e ter compaixão e, finalmente ignorar, se necessário. Ignore a imperfeição e mantenha a mente calma. Odiar a alguém é como tomar veneno. E mais ainda, nunca odeie pessoas sábias! Patanjali diz: ‘Desperte a emoção oposta.’ Isto é sadhana. Se surgir a raiva, desperte a compaixão e um novo processo químico começará. “Vitarka badhane, pratipaksha bhavanam.”

Por isso nós nos lembramos do Guru – o processo químico muda imediatamente, e entusiasmo, alegria e desapego surgem naturalmente.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s