Quando você está livre do estresse, você tem um sentido de pertencimento e de compreensão

Rússia, 10 de setembro

P: Eu me sinto muito tímido, quando interajo com outras pessoas. Qual é o remédio para isto?

Sri Sri: Você sabe, quando você tem um sentimento de pertencimento, a timidez desaparece.

P. Qual o caminho mais rápido para sentir pertencimento e unidade?

Sri Sri: Quando você está livre do estresse, você tem um sentido de pertencimento e compreensão. Isto é o que acontece quando as pessoas participam do programa da Arte de Viver. Acontece naturalmente.

P. A ioga deveria ser uma matéria integrada da escola, especialmente se a prática/treinamento puder ajudar nossos estudantes a atingirem algo mais elevado?

Sri Sri: Sim, certamente. Em vários países eles já fizeram com que a ioga fosse compulsória nas escolas.

 

P. Você segue alguma religião?

Sri Sri: Sim, eu nasci hindu. E continuo a seguir o hinduísmo, mas os programas que nos ensinamos são laicos. Pessoas de qualquer religião podem praticá-lo.

P. Por favor diga-nos o que “uma família no mundo” significa para você e o que nós devemos fazer para que esta família seja feliz?

Sri Sri: O que significa família para mim? O mundo todo é uma família para mim. Você sabe, eu me sinto completamente em casa onde quer que eu vá. Eu nunca tenho um sentimento de estar num país ou terra que não seja meu. Meu conceito é de ver o mundo todo como uma família, é claro que família é uma instituição muito importante, é a fundação da sociedade.

 

P. O que nós devemos fazer é sermos felizes, porque, como eu sei, seu conceito é o de relaxar e assim obter felicidade?

Sri Sri: O que fazer para se ser sempre feliz? Primeiro abandone a ansiedade do SEMPRE  e você encontrará felicidade. E então, se alguns momentos desagradáveis vierem na sua vida, aceite-os também.

P. Você tem um grande sonho de trazer a paz para o mundo. Se nas nossas vidas nós nos encontramos com pessoas que seguem idéias rígidas e ortodoxas e estão prontas para morrer e ferir outras pessoas, como nós devemos lidar com elas?

Sri Sri: Nós devemos lidar com essas pessoas com paciência e nós temos que educá-las. Não é tarefa fácil. Primeiro, nós devemos começar nas prisões. Quando um dentre eles se juntam a nós para pregar a paz, fica muito mais fácil.

P. Você tem algum curso especial ou programa para ajudar a pessoas que trabalham na mídia a reduzir o estresse?

Sri Sri. Sim. Você sabe que o programa que ensinamos é muito útil para reduzir o estresse, independentemente se você estiver na mídia, no mundo corporativo, ou na aviação. Estresse é um fator comum aos locais de trabalho e isto definitivamente ajudará as pessoas a se livrarem do estresse. Principalmente, o que nós precisamos ver no mundo de hoje é uma sociedade livre de violência, uma mente livre de confusão, um intelecto desinibido e uma memória sem traumas. Nós alimentamos tantos tipos de inibições. Se dez elogios lhe forem feitos e apenas um insulto, nossa mente se prende apenas ao insulto. Nós precisamos mudar isto – uma memória livre de traumas e uma alma livre de tristeza. Este é o direito que todo indivíduo tem desde que nasce e isto é o que estas práticas trazem para você.

P. No mundo de hoje, as pessoas realmente pensam na sobrevivência. Como lidar com isto?

Sri Sri: É um conceito natural, onde a sobrevivência é a primeira coisa. É um instinto natural mas quando a auto-confiança e a visão são infundidas, a sobrevivência é incluída naturalmente, sem nenhum medo. Eu falei sobre isto nos livros – Celebrando o Silêncio e Celebrando o Amor. Você pode ler estes livros quando você tiver uma pergunta.

© Fundação Arte de Viver

 

Deixe um comentário

