Muita pressa estraga seus esforços

Ashram alemão

29 de junho de 2010

P. Às vezes eu penso que vivo em um mundo cercado de formalidades e trocas de palavras superficiais. Mas  a questão é que eu sinto que há mais que isso. A vida não pode ser apenas ser simpático e viver de um jeito cordial, há mais coisa porque eu temo que quando eu morrer eu nem me lembrarei onde recomeçar.

Sri Sri: Agora eu entendo que há uma saudade, um vazio e um desejo por algo maior. Certo! E isto traz dor. Então, esta dor para obter algo muito rápido é de certa forma boa, mas o que é necessário junto com isto é um pouco de paciência.

P. Você é o meu Guru? Mas eles dizem que os gurus encontram seus devotos!

Sri Sri: Isto é você quem tem que decidir!

Sim, os Gurus acham seus devotos, é o que é dito frequentemente. Você sabe quando isto foi dito? Nos tempos antigos, quando a criança ia o Gurukul, o professor testava as aptidões de todas as crianças – está criança é boa para engenharia, esta é boa para música, está é boa para isto ou aquilo…  Então, os professores diziam: ‘ok, você deve estudar Veda, você deve estudar Ayurveda, você estuda música’; então o professor escolhia. Isto era quando os pais traziam seus filhos ao Gurukul e então o Guru escolhia qual estudante estudaria o quê.

Uma vez que você está aqui, estudando, você está no caminho, seu coração lhe dirá. ‘Este é o lugar para mim e eu tenho que vir até aqui,’ e isto é quando você aceita alguém como seu professor. Não que alguém venha até você e diz “eu sou seu professor, eu sou seu Guru.”

Se isto acontecer, não acredite, ok? Ninguém pode se impor; deve vir de dentro. Seu coração lhe diz que é genuíno, que é certo, que é bom. Uma vez você aceitando alguém como seu Guru ou professor, então a angústia desaparece totalmente,   você sabe que não está sozinho!

P. O que fazer com as dúvidas que vêm na mente?

Sri Sri: Você sabe, a dúvida é sempre sobre algo positivo. Se não, a dúvida não vem. A dúvida começa porque algo certo, algo dentro de você diz que sim, isto é bom. Então no estágio inicial, este tipo de dúvida surge. Você segue em frente e através do seu sentimento você decide ‘oh, este é meu professor, eu o respeito e amo’ então pronto! Entende o que eu digo?

P. Eu às vezes tenho receio se eu algum dia serei iluminado. O que devo fazer?

Sri Sri: Uma vez que você esteja dentro do trem, você sabe que o trem chegará. Imagine que você está sentado num carro,  este carro está sendo guiado para Karlsruhe. Você não pergunta a cada minuto se o carro está indo pra Karlsruhe. Não! Você relaxa! Você sabe que o motorista vai levá-lo para Karlsruhe. Você não será deixado em algum lugar no caminho. Esta fé que vem de dentro está em você; de outra forma você nem estaria aqui. O simples fato que você veio até aqui indica que há fé. De outra forma seu coração bloquearia você, mas seu coração diz: ‘não, vá lá.’ Isto significa que você está fazendo a coisa certa. Uma vez aqui, relaxe.

Relaxe e você sempre achará que sua vida se moverá na direção certa. Não apenas aqui, mas na vida depois daqui, definitivamente, porque no momento que morremos a primeira pessoa que encontramos é nosso Guru, nosso professor, a segunda pessoa que nós encontramos é nossa mãe e então aquela pessoa que nós mais amamos. As três pessoas que encontramos e depois nós encontramos os todos os outros. Haverá aquela certeza, você estará bem, você está indo em frente.  Não se preocupe.

Arjuna também teve esta dúvida no Bagvad Gita: ‘o que acontecerá comigo? Ele estava com a mesma dor.  “Eu posso não ser bem sucedido nestas práticas espirituais, eu posso não ir a lugar nenhum, eu nem estarei desfrutando nada aqui nem irei para outro mundo.  Eu ficarei confuso, eu voltarei para a mesma coisa no meu mundo, Krishna, o que eu faço?” Krishna diz: “Nahi kalyana krit kaschit durgatim taata fachchati.” Meu querido, você nunca cairá, você nunca será infeliz, eu lhe garanto. Você nunca cairá na vida e você apenas subirá. Quando você tiver feito boas coisas na sua vida, quando você está neste caminho, neste conhecimento, você apenas progredirá para frente. Você apenas evoluirá na vida e depois. Ele diz: ‘svalpa, mayasya dharmasya trayate’, um pouco de conhecimento, um pouco de amor , um pouco de dharma, um pouco disto é bom o suficiente para tirar o medo. Então, relaxe.

Por isto diz-se que você precisa de um professor no caminho espiritual, você precisa de um Guru e você precisa de um sentimento pessoal, uma conexão do seu lado, não do outro lado. Por que? Porque de outra forma você teria angústia, incerteza, medo, mas uma vez que você tem este sentimento, quando você tem confiança: ‘ok, meu Guru está lá, ele me guiará, ele me levará pelo caminho certo, então você relaxa.’ E vem aquela paz que enche seu coração e mente. Mesmo se você tropeçar um pouco aqui e acolá, as dúvidas podem vir, mas elas simplesmente desaparecerão, elas surgem por umas poucas horas, no máximo um par de dias, e então desaparecem. Então vem a certeza que você não está sozinho.

Veja quão rapidamente as lágrimas se transformam em sorriso!

P. Guruji, o que é bhakti (devoção)?

Sri Sri: Ouça as conversas de Bakti Sutras, que eu expliquei nelas.

P. Você pode por favor falar sobre ambição?

Sri Sri: Veja, há ambição dentro de nós que nós não reconhecemos. Uma é quando nós queremos acumular muitas coisas na vida e a segunda é por experiências. “oh, eu quero experimentar isto e aquilo, ter tantas experiências espirituais.” Esta ambição é ok até um certo ponto, mas se ela fica maior, então você fica instável, faz você dar a volta e não se aprofundar o suficiente. Um pouquinho de ambição para fazer seva é ok, mas muita ambição de fazer seva, não é bom! Você entende o que eu digo? Então, um pouco de ambição por conhecimento é ok, mas quando você quer saber mais, você quer aprender, você que rapidamente atingir o mais alto, isto o impulsiona, mas se for demais, então você está desperdiçando, no sentido que você está com muita pressa, entende o que eu digo?

O que aconteceu ontem enquanto se cozinhava o arroz? O que acontece quando você está com muita pressa? O arroz fica cru. Então, tem que cozinhar novamente e similarmente, nós devemos agir dinamicamente, rápido, mas não muito! Tem que ser um pouco a cada tempo. Então, você deve correr para chegar à estação, mas uma vez dentro do trem, não corra mais! Relaxe! Uma vez que você embarcou no trem, não corra dentro dos vagões com sua mala para cima e para baixo. Você não vai chegar antes. Eu diria: relaxe, relaxe, relaxe. Não se preocupe: você chegará na no momento certo.  OK?

Leia mais no próximo post…

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

