Você ter desejos não é o problema, mas é problema quando os desejos têm você

Continuação do posto de 1o. de setembro

P. Queridíssimo Guruji, o que faço se alguém me oferecer alguma outra técnica para autorealização? Devo aceitar ou rejeitar?

Sri Sri: Ouça, há tantas pessoas tentando oferecer tantas técnicas e se você ficar com todas elas, você ficará confuso, isto será uma bagunça. É melhor você ficar com um conjunto de práticas e se aprofundar nela. Se você não tiver nenhuma mudança ou benefício com esta técnica, mesmo depois de praticar por um bom período de tempo, então eu, pessoalmente, diria que não é adequado para você. Se você tiver algum benefício, eu diria para você continuar e se aprofundar. Isto é muito necessário. Mesmo se você tiver dez por cento de benefício em qualquer caminho, você deve continuar por algum tempo. Não é a técnica que é importante, é a sua atenção, a sua dedicação e sua vontade de crescer. Colecionar técnicas não o ajudará. Deixar tudo de lado e relaxar, ajudará. Seu crescimento acontece não por fazer muita coisa, mas aprendendo a desfazer ou não fazer nada. Muitas pessoas lhe pedirão para fazer isto e aquilo.  Eu diria apenas relaxe! E vocês todos sabem as três regras de ouro da meditação:

“Nos próximos minutos eu não quero nada, eu não faço nada e eu não sou nada.”

Está é a mais elevada técnica e qualquer técnica deve levá-lo a este nível de não ser nada, remover todos os rótulos que nós colocamos em nós mesmos, nos papéis que desempenhamos. Se não for assim, então não é uma técnica boa e é apenas medíocre, técnica preliminar e iniciante, que pode apenas trazer algum foco. Se você entender a filosofia: “eu não quero nada, não faço nada e não sou nada” o resto está pronto! Sim, tão simples e tão profundo…. muito profundo!

P. Queridíssimo Guruji, quando você vai nos aconselhar a largar ou mudar um compromisso? Muito obrigado.

Sri Sri: Quando você sentir que não conseguirá nunca concluir um compromisso ou quando você sentir que o compromisso o está sufocando. Quando você sentir que o seu compromisso foi assumido por grande ignorância e você não está indo a lugar nenhum, então você deve deixá-lo.  Ok?

P. Como conseguir que um adolescente faça o curso?

Sri Sri: Isto você deve pensar, em como fazer com que adolescente faça o curso. Você pensa em algumas idéias. Você os atrai dizendo com habilidade os benefícios do curso. Você pode dizer: “venha, vamos levá-lo a umas férias em um lugar.”

P. Como me livrar do meu sentimento de culpa?

Sri Sri: Quando você se sentir culpado, apenas cante “Om Namah Shivaya.” Faça um pouco de bhastrika, algum pranayama, kriya. Cantando “Om Namah Shivaya” cento e oito vezes ajuda muito. Você canta cento e oito vezes e então relaxa e medita. Sentirá nova energia dentro de você  e se tornará uma nova pessoa. Esta pessoa que fez um erro terá ido embora, arrumou a mala e foi embora. Agora dentro de você há uma nova pessoa. Comece a acreditar na inocência do momento presente. No momento presente o VOCÊ em você, a energia em você é inocente.

P. Como eu dou mais amor para mim mesmo?

Sri Sri: Você quer dar mais amor para si mesmo? Impossível! Se um oceano perguntar como ele poderá ter mais água, o que poderá ser respondido? Se a cana de açúcar perguntar como ela pode dar mais doçura para si mesma, o que você diria? É como se o sol perguntasse como poderia dar mais luz para si mesmo. É impossível você dar mais amor a si mesmo. Na verdade você ama a si mesmo muito, e este é o problema, você está pensando apenas em si mesmo. Comece a pensar nos outros e ame os outros. Você é ‘amor’ meu querido, apenas relaxe e reduza suas vontades. Suas vontades e seus desejos está lhe devorando; apenas relaxe. Você pode ter vontades. Não há problema se você tiver seus desejos, mas não deixe seus desejos terem você. Eu não me importo de você ter desejos nos estágios iniciais. Mais tarde você descobrirá que antes dos desejos surgirem em você, eles se realizam.

P. A espiritualidade salvará o mundo?

Sri Sri: O que está destruindo o mundo? É a ambição, a inveja, o ódio, a mente pequena, o egoísmo, todas estas emoções e qualidades negativas que estão destruindo o mundo, certo? Por causa da ambição de poucas pessoas, raiva e ódio de poucas pessoas, falta de consciência, de entendimento ou desentendimento e mente pequena de algumas pessoas, o mundo está sendo destruído. Como estas emoções negativas podem ser superadas? Há algum jeito? Sim, espiritualidade. Apenas a espiritualidade pode transformar ódio em amor, raiva em consciência e egoísmo em compaixão. Apenas a espiritualidade pode salvar a mente das pessoas. Não é?

P. O que um líder espiritual tem a ver com política?

Sri Sri: O que é política? É se preocupar com as pessoas. E o que o líder espiritual faz? Cuida das pessoas. Políticos regulam as pessoas, os lideres espirituais servem e cuidam das pessoas. Política e espiritualidade são dois campos diferentes mas eles devem andar de mãos dadas. É por isto que os líderes espirituais eram considerados o máximo na Índia antiga. Qualquer rei ou imperador iria ao líder espiritual e pediria conselho. Imperadores governavam o reino sob as bênçãos e conselhos dos lideres espirituais. Um líder espiritual não deve se envolver em política mas deve orientar os políticos. Isto é necessário.

P. Querido Guruji, quando eu me sinto muito estressado e perturbado, eu não faço o kriya. Como superar essas fases de profunda lamentação?

Sri Sri: Bem, vou lhe dar um conselho agora. Qual é a garantia que você vai fazer depois? Alguns momentos de fraqueza aconteceram na vida no passado; não espere que eles aconteçam também no futuro. E se você não consegue superar os momentos de fraqueza, lembre-se que eles aconteceram no passado e não o ajudaram. Então, nos não devemos nos sentar e esperar que momentos de fraqueza nos aconteçam, em primeiro lugar.  Em segundo lugar, se eles vierem, nós teremos a força de superá-los. Então, seja espontâneo, Ok?

P. Jai Gurudev! Como ensinar à alguém sobre vegetarianismo? Eu tentei ensinar e fui ignorado!

Sri Sri: Mais e mais pessoas estão sabendo sobre vegetarianismo. Aqui, eu ouvi falar na semana passada que um grande jornal alemão usou 3 páginas inteiras para discorrer sobre os benefícios do vegetarianismo. O vegetarianismo tem muitos benefícios. Ajuda a digestão e ajuda o meio ambiente também. Você sabe que mesmo se dez por cento das pessoas no mundo virarem vegetarianos, o efeito estufa acaba. Nós nos livramos do problema, não teremos mais problemas de aquecimento global. Isto é o que os cientistas dizem. Então, nos precisamos promover mais e mais o vegetarianismo. As pessoas mudam muito devagar e nós temos que ter paciência.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s