Yoga é para quem tem moderação

O que Sri Sri disse hoje…

Ashram da Alemanha

27 de agosto de 2010

P: Querido Guruji, eu adoraria lhe perguntar por que a canção “Ohm Namah Shivaya” é tão especial e intensa e como ela ajudaria nas situações que o senhor expôs nesta manhã? Lembro que no ano passado nós tivemos uma rara combinação de bajhans e você nos aconselhou a cantar esta canção também. Muito obrigado.

Sri Sri Ravi Shankar: Sim! “Ohm Namah Shivaya” é um dos mantras mais poderosos. Mantras são aqueles sons energizantes que ajudam a elevar a consciência, ajudam a elevar o que é sutil. Então, as palavras  “Ohm Namah Shivaya” são muito importantes porque ‘Na’, ‘Ma’, ‘Shi’, ‘Va’, ‘Ya’, estas 5 letras representam os 5 elementos terra, água, fogo, ar e éter. “OM” é o som do universo; “OM” é o símbolo da vida. “OM” significa paz e amor, daí quando há paz, amor e harmonia em todos os cinco elementos, há uma bênção, há alegria. Sim! Daí, “Ohm Namah Shivaya” representa a consciência universal transcendental e única e energiza aquele aspecto sutil do universo.

P: Às vezes sinto que não tenho importância alguma neste universo imenso, e diante de milhões de pessoas e de outras espécies. Qual é o objetivo de viver? Por que eu não deveria cometer suicídio?

Sri Sri Ravi Shankar: Quer cometer suicídio? Não faça isso jamais. É o ato mais estúpido de se fazer. Cometer suicídio é o mesmo que dizermos “estou com muito frio” e então tirarmos a jaqueta. É como dizer “está tão calor” e em seguida colocar 5 cobertores sobre você. Meu querido, os problemas estão por aí, mas você é maior que os problemas. Lembre-se que você sempre terá o suficiente para sobreviver, você estará protegido. Você é estimado e amado por este universo; você não tem o direito de de acabar com a sua vida. Você não veio ao mundo por conta própria; até mesmo aqueles que o trouxeram ao mundo não têm o direito de tirar sua vida.

Como você ousa achar que pode acabar com a própria vida? NÃO! O corpo pertence ao universo e o universo tomará conta dele; seu espírito pertence ao divino e o divino tomará conta de seu espírito. Confie nisto e siga em frente. Atravesse suas dificuldades. Quem não tem dificuldades, diga-me? Quem não teve tempos difíceis no passado? Todos passam por dificuldades, os espertos sorriam e atravessam elas, os tolos ficam chorando, gritando, e angustiam a eles e aos outros.  Nunca faça isso! Nunca, jamais pense nisso; e também tenha em mente que você não deve ficar pensando em suicídio. Se esses sentimentos vierem, faça o Sudarshan Kriya e venha aos cursos avançados, okay? Você ficará bem!!

P: Minha mente fica sempre conversando comigo. Como eu lido com isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Pelo menos você está ciente disto; isso acontece o tempo todo mas agora você já deu o primeiro passo ao tornar-se ciente disso. Por isso que nesses cursos você não pratica apenas conhecimento, você pratica canto também. Cante, dance e pratique todas essas técnicas do mesmo modo que uma criança. Na medida em que elas forem ensinadas, continue praticando e você saberá que em alguns momentos sua mente ficará quieta. Por isso que o que você está fazendo agora, este curso avançado, e este silêncio são tão valiosos, sabe? Não vai acontecer nos primeiros momentos, eu sei que todo o tipo de pensamentos vai aparecer. É igual a limpar este aposento depois de muito tempo parado, haverá muita poeira e a poeira vai levantar, do mesmo modo você tem que continuar a fazer muitos outros cursos avançados.

Aqueles aqui que estão fazendo o curso pela segunda vez, terceira vez, quarta vez, já notaram que a mente fica quieta mais rapidamente? Então leva-se certo tempo para dominarmos o silêncio, certo? Então temos que continuar a praticar e praticar e aí você atingirá este estado, sem dúvida.

P: Eu perdi tantos anos de minha vida. Quero fazer algo bom e ter sucesso agora. Eu tenho cerca de sessenta anos agora. Seria tarde?

Sri Sri Ravi Shankar: Não! Nunca é tarde demais, não, de jeito nenhum, não se preocupe. Não se arrependa do passado. Até mesmo agora, não seria tarde. Sorria, seja feliz, hmmm… você está no caminho certo e no lugar certo. Siga em frente! Há tantas coisas a serem feitas e eu preciso de tanta ajuda. Muitas mãos são necessárias para executar esta grande missão, certo? Unir o mundo todo, como uma grande família, então todos nós temos importantes papeis, vamos todos executar isso!

P:  Querido Guruji, por favor, ajude-me com seu conselho. Meu marido é obcecado com jogos de computador. Ele é capaz de jogar a noite toda. Como ele poderia se livrar deste vício e como eu poderia ajudá-lo nesta situação? Muito obrigada!

Sri Sri Ravi Shankar: Jogando a noite toda!

Faça uma coisa, se puder. Tranque-o no quarto e diga a ele para que jogue o dia todo, não apenas a noite. Se ele trancar-se em um quarto e jogar dia e noite, o dia todo, três dias seguidos… no quarto dia ele vai dizer adeus aos computadores.

P: Querido Guruji, eu ouvi que algumas pessoas estão se preparando para viverem sem comida, algo bem diferente de mim e de você. Isto é possível?

Sri Sri Ravi Shankar: Há algumas pessoas que estão vivendo sem comida mas, sabe, eles não tem muita força, eles não fazem muita coisa. Se você quer ser igual a uma boneca delicada e ficar em um canto sem fazer nada, você não precisa comer muito, não precisa comer nada. Algumas pessoas praticaram isso por um longo tempo. Eu conheço um senhor que veio aqui ao nosso ashram e disse que nos últimos trinta anos ele não comeu nada. Bom, e quanto tempo levou para que você praticasse isso? Ele disse dezessete anos. Dezessete anos só observando o sol e lentamente, bem lentamente, reduzindo a comida. Chega uma hora que você não precisa comer mais nada; mas ele não fez nada além disso. Então, se você quer transformar isso em sua missão de vida: não comer nada e praticar isso tudo… muito bem! Você pode fazer isso, sem dúvida. Veja, para algumas pessoas isso é natural. Para algumas pessoas, a natureza construiu seu corpo de maneira tal que eles não precisam comer. Quando eles estão felizes e meditam, a ingestão de comida cai naturalmente, mas não pode ser considerado uma prática. Eu me lembro de 2 grandes personagens da Índia que eram contemporâneos, um foi Lorde Buda e o outro foi Lorde Mahavira. Lorde Mahavira não comia nada. Conta-se que ele comia uma vez por ano ou três vezes por ano, ou algo assim. Ele não sentia necessidade de comer. Ele foi um príncipe, igual a Gautama Buda ou Buda. E como um príncipe, ele saiu para procurar o significado da vida, procurar a si próprio. Ele não comeu por um bom período. Muito poucas vezes ele comeu. Quando alguém trouxe comida e ofereceu a ele, ele comeu.

Então Lorde Buda também tentou este experimento; ele também disse “certo, não vou comer e verei o que acontece”. Buda forçou-se a não comer e seu corpo ficou tão fraco que ele não podia sequer andar, sentar ou meditar, ficou muito dependente. Daí uma senhora lhe trouxe um pudim de arroz, ele o comeu e obteve o seu prana de volta. Então, Lorde Buda declarou que é inútil fazer muita dieta! Ele disse que fazendo apenas dietas você não fica iluminado. Krishna foi bem claro no Bhagavad Gita; Krishna disse que o ioga não serve para quem come demais ou para quem nada come. Não é para aquele que não possui atividade ou para aquele que tem muitas atividades, Yuktahara Viharasya. Do mesmo modo, não serve nem para quem não dorme nada, nem para quem dorme demais. O Ioga serve para quem tem moderação e os tira da angústia, do sofrimento e da sofreguidão. A vida trata-se, em suma, de sair do sofrimento e como fazemos então? “Yuktahara Viharasya Yukta Cheshtasya Karmasu Yukt Swapnavabodhasya, Yogo Bhavati Dukhha’. Aquele que tem moderação ao comer, aquele que tem moderação em suas atividades, aquele que tem moderação ao dormir e repousar, para essa pessoa, o ioga traz iluminação. O ioga os leva ao estado em que ficarão livres da angústia. A moderação significa o quê? Três refeições ao dia é moderação, duas refeições ao dia é moderação. E uma refeição ao dia? É moderação? Você tem que ver se é moderação! Quando você está com fome, então coma. Coma somente o necessário, um pouco.  Não é encher-se quando não está com fome e também mesmo quando está, é apenas uma porção, a porção que seja necessária. E é necessário que haja atividade também. Então quando você não faz atividades e quer estar em silêncio por dois ou três dias, tudo bem, então recolha-se nesses dias, beba apenas água, algum suco e sente-se, entende? Mas você não tem que fazer todas essas coisas tenazmente.

A Arte de Viver lhe deu um pacote tão bonito, um caminho tão belo que se encaixa tão bem nas atividades diárias da vida moderna, que se encaixa em nosso corpo, que se encaixa em nosso ambiente, em nosso meio social.

Continua na próxima postagem…

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s