Ioga, Pranayama e Meditação curam tudo

Continuação do último post

P: Mas como fazer as pessoas pararem de sentir raiva, sendo que às vezes é muito difícil ficar com elas por causa de sua raiva?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, como ajudar as pessoas a não ter raiva? Só através de SABEDORIA! Conhecimento, sabedoria e meditação.

P: O que acontece quando um dos nossos níveis de existência foi afetado por choque ou algo parecido, como a memória. É necessário transcender e alcançar o Ser? Como isso nos influencia?

Sri Sri Ravi Shankar: Meditação! Faça exatamente o que você tem feito – yoga, pranayama e meditação curam tudo. Veja, damos tantos choques ao nosso corpo, usamos e abusamos dele, que ele precisa deste tipo de atenção. Da mesma forma, usamos e abusamos tanto de nossa respiração, nossa mente e nossa inteligência, que nosso sistema inteiro está alterado, tumultuado. Tudo isto fica armazenado na memória, mas lembre-se de que tudo pode ser facilmente controlado pela prática da meditação. Quando você vai ao SER, isso cura a memória também. Quando você está consciente de sua preocupação, um choque ou uma experiência, você descobre que é superior a qualquer experiência. Veja, quantos milhões de pessoas existem no mundo e quantas experiências todas elas têm. Você entende o que eu digo?

Veja o que acontece agora no Paquistão: enchente, as pessoas estão muito traumatizadas. O que aconteceu na Índia, em Leh Ladakh! De repente uma explosão de nuvem e tudo acabou – as casas das pessoas sumiram. Veja como os terroristas, o Taliban e estes outros grupos aterrorizam as pessoas. Se você vir a capa da revista Time vai ficar horrorizado. No Afeganistão, o Taliban está cortando os narizes das mulheres. Com todas estas experiências no mundo, as pessoas ainda continuam vivas.

Com o que estamos preocupados? Estamos preocupados com nossa pequena experiência desagradável. Veja, a vida tem experiências tanto agradáveis quanto desagradáveis. Todos vivem pequenas experiências desagradáveis, mas quando abrimos nossos olhos, vemos que nossa experiência desagradável não é nada, é minúscula quando comparada às outras coisas. Então seu problema é quase nada quando você olha os grandes problemas do mundo, certo?

P: Posso perguntar uma coisa? Eu também estava pensando sobre tudo que aconteceu no Paquistão e que esta região foi também a mais afetada pelo terrorismo. Há alguma relação entre o carma da ação das pessoas e a resposta da natureza?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, neste momento não é sábio dizer: ‘Você está sofrendo devido ao seu carma ruim’. Não é uma coisa sábia de ser dita, as pessoas estão sofrendo por uma calamidade natural. Essa é a razão pela qual sempre categorizamos três tipos de calamidades que afetam as pessoas.

Três categorias. Uma é Adi Bhautik – significa calamidades naturais, a resposta da natureza trazendo miséria. Outra é Adi Daivik – uma calamidade causada pelo homem. Ou podemos dizer que ela foi causada por seus próprios atos errados. Então a terceira calamidade na vida é Adhyatmik. Como chamamos isto no Cristianismo? Algo como a era escura da alma… como é chamado? (Audiência: A noite escura da alma). Sim, significa que você tem tudo, mas está deprimido. Você tem dinheiro, você alcançou tudo que podia ter alcançado na sociedade, mas você percebeu que há escuridão e você não sabe como continuar, como cortar a escuridão. Seu espírito é saudoso, sente falta de algo que não sabe o que é. Há um tipo de vácuo interno. O vácuo interno onde não há nenhuma alegria, tudo parece completamente morto e sem sentido.

Isto é chamado Taap Athreya. Taap quer dizer angústia, três tipos de angústias. A vida humana encara três tipos de angústias e como superá-las? Através de Tapas!

Tapas quer dizer resistência, conhecimento, sabedoria, meditação, ioga, pranayama –  tudo isto é Tapas, com Tapas os três Taaps podem ser superados, tá bom?

P: Às vezes nos sentimos desconexados a você. Como superar isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Às vezes, nada! Você fica desconectado e depois você sente a conexão outra vez. Isto acontecerá.

P: Por que calamidades naturais ocorrem só em áreas específicas?

Sri Sri Ravi Shankar: Por que calamidades naturais ocorrem só em áreas específicas? Não faço a menor ideia! Você tem que perguntar à Mãe Terra. Mas uma coisa eu lhe digo: estamos abusando muito deste planeta. Todos os dias colocamos tantas dinamites sob esta terra e explodimos todas elas. Por que ela não irá sacudir?

A mineração tornou-se um grande negócio. Cinco em cada seis companhias no mundo fazem mineração e mineração e mineração… esgotando esta terra mais do que ela pode recuperar-se.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Ioga, Pranayama e Meditação curam tudo

  1. Pingback: Ioga, Pranayama e Meditação curam...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s