Maneiras de mudar hábitos que incomodam

P: Eu sei que faz mal, ainda assim eu o faço. Como me livrar disto?

Sri Sri Ravi Shankar: Você sabe que faz mal, ainda assim você faz. Por que você faz, é isto que está me perguntado? Tudo bem. Você deve desejar que as circunstâncias mudem e saiba que valores opostos são complementares. E saiba que as coisas mudam.

Há apenas dois motivos pelos quais você não aplica conhecimento ou sabedoria:

Primeiro: maus hábitos. Hábitos antigos não te deixam tão rapidamente.

Segundo: A tentação de fazer algo errado, dá um certo prazer. Por exemplo, você sabe que se comer muito sorvete, a glicose no seu sangue vai subir muito, como seu médico disse. Mas a tentação diz: ‘Não, eu devo comer isto. Só mais um dia, me deixe comer isto.’ Você faz isto por que te dá prazer.

Tudo bem, você pode quebrar as regras contanto que você esteja pronto para arcar com as consequencias. Comer depois das 20h não é bom, sabia? Mas ainda assim, você o faz, depois fica acordado até tarde, arrotando e fica sofrendo de indigestão. Se isto está bem para você, então faça.

Então, apenas essas duas coisas te impedem de aplicar conhecimento.

Tipo, você sabe que fumar faz mal pra saúde, ainda assim, você fuma. Fumar não te dá nenhum prazer, mas largar o cigarro é difícil por que isto virou um vício em você.

Hábitos podem ser superados apenas com três coisas: Uma delas é a ganância. Digamos que uma pessoa te diga que você vai ganhar um milhão de dólares se você parar de fumar por um mês inteiro. Daí você diria: “Por que um mês, eu não vou fumar por 35 dias. Cinco dias extras só pra ter certeza que a conta está certa.” A ganância pode te livrar de um hábito que você não gosta.

O outro é medo. Se aluem lhe disser que você vai pegar diferentes tipos de câncer, você não vai mais encostar num cigarro.

Terceiro é pela promessa a alguém amado. Se você fizer uma promessa a alguém que você ama, então você também não cairá no vicio. O amor por essa pessoa vai te impedir de fumar.

Então, eu prefiro a última opção.

Ou, no final você vai perceber sozinho: “Oh, é doloroso. É sofrimento eu comprar e continuar com este vício. Então, no dia que você perceber isto, você mesmo largará o vício.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

2 pensamentos sobre “Maneiras de mudar hábitos que incomodam

  1. Muito Bom!!!!!!

    POis isso é verdade, temos que largar um habito que nos faz mal, por amor ; por nós mesmos, pelo nosso(a) companheiro(a), PELOS NOSSOS ENTES QUERIDOS. Deus tem sempre algo maravilhosos para nós, Ele nos escolheu para que fôssemos livres!!!!!!

    Venha a Mim todos v´[os que estais fracos e oprimidos que Eu o Senhor os aliviarei.
    Mateus 11:29

Deixe um comentário

