A vida deve ser vivida levemente, facilmente, sem afetação, sem muros, modestamente, livre e à vontade com todo mundo.

15 de agosto de 2010, Malásia

P. Eu tenho uma família muito boa, um marido carinhoso e amável e três lindas filhas, sem problemas financeiros, mas volta eu meia eu tenho mal humor e fico perturbada sem motivo! Será este problema herança do meu pai que tem depressão? E meu avô se suicidou há muito, muito tempo; meu pai odiava muito o meu avô!
Sri Sri:
Ouça, tudo muda! Toda célula no corpo muda em um ano e quando você está no caminho espiritual, isto se acelera. Seja lá como tenha sido o passado, você simplesmente o esquece, deixe-o, ok?

Sim, as pessoas não sabiam como controlar suas mentes no passado, mas agora você sabe, ok?

O conceito: “por causa do meu problema hereditário eu tenho oscilação de humor” não deixará sua mente livre.

Tudo pode mudar e está mudando. Com a prática de pranayama, você tem que ter notado a diferença. Continuará a melhorar. Mais alguns cursos avançados e um pouco mais de meditação também ajudarão.

P. Eu tomo muitos remédios alopáticos para dores no corpo, mas mesmo assim eu sofro de dores aqui e ali.

Sri Sri: Nós não cuidamos do nosso corpo, nós não fazemos exercício suficientes. Nós comemos comida com tantos produtos químicos, pesticidas, fertilizantes e tudo o mais… Todos estes pesticidas entram no nosso corpo e causam dores. Uma vez que você se desintoxicar, você verá que estas dores irão embora.

P. Querido Guruji, eu gosto das pessoas C e E. O problema é que eu não sei quem escolher. C me ama muito e eu acho um desafio amar a E. Então, quem devo escolher?

Sri Sri: Você sabe o que eu digo nestes casos, a escolha é sua, as bênçãos são minhas!

Se eu fizer a escolha para você, então sempre que você brigar com esta pessoa você dirá:  eu não escolhi você. Só por causa do Guruji é que eu me casei com você!”  Então, não apenas você, mas eu também estarei com problemas! A melhor coisa é você escolher, ok?  E saiba que você escolherá o melhor.

Quem quer que você escolha será o melhor para você. A opção que você não tiver escolhido nunca será a melhor para você. Isto eu posso lhe garantir.

P. Como eu posso me livrar do passado?

Sri Sri: Nós devemos sempre ver o passado como destino e o futuro como livre arbítrio e viver feliz o momento presente. Nós fazemos o contrário, não é? Nós pensamos que no passado tínhamos livre arbítrio, o futuro é destino e vivemos o presente inativo e infeliz. Isto é o que os tolos fazem. O que as pessoas inteligentes fazem? As pessoas inteligentes vêm o passado como passado, terminado, acabado e foi o que tinha que ser, era destino. Algo bom aconteceu e você aprendeu ou algo ruim aconteceu e você aprendeu. Dos dois jeitos você aprendeu, então o passado é destino. Nós podemos criar o futuro agora, nosso espírito tem capacidade de ver o que nós queremos. O futuro é livre arbítrio, nós somos felizes e um só com todo mundo no presente. Nós devemos achar qualquer razão para sermos felizes mas o que nós fazemos é o contrário, nós achamos qualquer razão para sermos infelizes.

Bem, claro que desafios vem na vida, coisas agradáveis acontecem; coisas desagradáveis acontecem. E daí?

P. Eu sinto bem-aventurança porque eu vim para “Arte de Viver”. Eu sou budista; posso me tornar professor do ‘Arte de Viver’?

Sri Sri: Sim, é claro! Com certeza. Você verdadeiramente entende e vive o que Buda disse.

P. Querido Guruji, eu estou neste curso (curso avançado) mas desta vez eu dormi durante todas as meditações. Posso saber o que está errado comigo?

Sri Sri: Sim, não apenas você mas os demais também notaram que você está dormindo profundamente. É ok. Quando seu corpo está muito cansado, você deve ter ficado acordado até tarde e muito estresse deve ter acumulado. Se você dormir, não se preocupe. É por isso que o programa dura quatro dias.

A primeira razão é que seu corpo deve estar muito cansado, a segunda é que a comida deve estar muito gostosa e você deve estar comendo um pouco mais que o necessário e se você toma um iogurte e come comida pesada à tarde, algumas vezes você cai no sono. Então, você pode reduzir a comida.  Só uma colher a menos, ou duas. Coma menos comida, beba mais suco ou vegetais ou frutas. O terceiro é se você tem falta de oxigênio, se você não fez exercícios, uma caminhada rápida, um pouco de jogging pela manhã também é bom. Uma ou duas etapas de bhastrika também ajuda.

P. O curso seria perfeito sem tradução. Quando podemos parar?

Sri Sri: Ok, agora ouça, este é o seu conceito. Imagine se você estivesse do outro lado e você falasse apenas chinês, não falasse nenhum inglês e não tivesse tradução, então, o que você faria? ‘Oh, por favor, façam tradução’. Não mantenha o conceito na mente: ‘oh, a tradução está me irritando’. Não, isto não importa, deixa pra lá. Ouça como se fosse música.

Você sabe que as pessoas que não lêem chinês, nós achamos tão lindo quando vamos à Hong-Kong, porque as letras chinesas parecem enfeites. Todas as placas parecem enfeites, algum rangoli ou algumas decorações. Hong-kong inteira é decorada com placas em todos os lugares. Não incomoda, mas se você sabe a língua, você lerá todas as placas e isto o incomodará mais. Quando você não sabe, é tão agradável!

P. Como e quando nós todos podemos fazer deste mundo um lugar melhor para ficarmos?

Sri Sri: Eu estou feliz que você pensou nisto e você está no lugar certo. Vamos juntos nos unir, nós vamos fazer coisas boas.

P. O que é amor e como encontrar paz?

Sri Sri: Eu falei sobre tudo isto no Narada Bhakti Sutras. Tipos diferentes de amor e o que é amor. Ouça estas fitas.

P. Querido Guruji, eu desesperadamente preciso de um bom trabalho e visto para algum país.  Por favor me ajude!

Sri Sri: Sim, você reza, você medita. Seja o que for que você pedir, você obterá, certo? Quantos de você recebem tudo que desejam? Você deseja e você consegue, seu trabalho está sendo feito. Quantos dos seus desejos estão se tornando realidade? (vários levantam as mãos)

P. Eu quero ir à Índia com os meus familiares.

Sri Sri: Sim, você será bem-vindo. Nós vamos organizar, eu acho que no estádio, pois várias pessoas querem ir a Índia. Se for um grupo grande, será divertido. Há algum bom agente de viagens aqui? Nós organizaremos e algum dia todos devem ir, é muito perto daqui, só algumas horas.

P. Como melhorar a memória, ser criativo e imaginativo?

Sri Sri: Como melhorar a memória? Eu lhe direi ano que vem, vamos ver se você se lembrará da pergunta!

Você tem uma boa memória, se você pensa que não tem, um pouco mais de pranayama, e há algumas coisas ayurvédicas para a memória. Você pode tomar Brahmi e Shankapushpi, estas ervas são para boa memória.

P. Como superar o ar no meu estômago e lidar com a prisão de ventre que fazem minhas emoções ficarem ruins, muito ruins, especialmente no horário do trabalho?

Sri Sri: Alimentação, alimentação, alimentação, mude seus hábitos alimentares. Tem aqui algum médico ayurveda ou de medicina chinesa? Eles podem sugerir alguma erva, na Ayurveda, há a Triphala. Toda noite tome 2 ou 3 tabletes de Triphala que limpa o corpo e a acabará com a prisão de ventre. É um remédio genérico, sem danos. Temos ayurveda aqui? Vamos providenciar estas ervas, elas são muito úteis.

P. Quando duas crianças gostam de brigar entre si, o que devo fazer?

Sri Sri: Junte-se a eles. Cuide que eles não tenham nada perigoso nas mãos. As crianças podem lutar. Elas lutam e depois se abraçam, se amam, não vivem um sem o outro. Mas são os adultos que as vezes precisam de meses, anos e algumas vezes a vida toda, para voltarem a apertar as mãos. As crianças não são assim. Elas lutam num momento e no outro elas estão de mãos dadas. Melhor você não se envolver nos assuntos delas. As crianças vivem no presente, então eles brigam agora, se esquecem agora e esta é a beleza.

P. Como me tornar um professor do ‘Arte de Viver’?

Sri Sri: Sim, no final do curso haverá uma lista e quem quer que deseje se tornar um professor deve dar seu nome. Se você quiser se tornar um professor, você pode.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

