Há uma maneira de conectar corpo, mente e respiração à fonte da vida interior profunda

REUNIÃO COM A IMPRENSA AO MEIO-DIA

13 de agosto de 2010, Malásia

P: Soubemos que você está vindo à Malásia depois de 11 anos. O que fez você vir agora à Malásia?

Sri Sri Ravi Shankar: O amor e o afeto das pessoas da Malásia que têm vindo à Índia todos estes anos… eu tinha prometido a eles que eu viria este ano e tive que cumprir minha promessa.

P: Você vê alguma mudança agora aqui na Malásia, desde que você veio há 11 anos?

Sri Sri Ravi Shankar: Muitas mudanças… desenvolvimento de infraestrutura… tenho que descobrir o restante pois acabei de chegar ontem à noite. Eu não posso formar uma opinião rápida pois acabei de chegar. Hoje encontrarei pessoas, teremos uma reunião com todos os professores do sul da Ásia oriental em Penang amanhã, teremos um treinamento com todos os professores durante quatro dias e também o programa de meditação Retiro de Silêncio.

É claro que muitas pessoas da Malásia visitam regularmente nossa sede em Bangalore, Índia. Eu vejo estas pessoas em toda parte – na Europa, nos Estados Unidos, etc – e eles sempre me perguntam: “Quando você vai a KL, quando você vai à Malásia?”. Então consegui escapar desta vez.

P: Você sempre viaja pelo mundo inteiro. Como você vê as mudanças acontecendo no mundo?

Sri Sri Ravi Shankar: Sabe, mundo significa mudanças. Há algumas mudanças positivas e há deterioramento também. Se você observar, os valores humanos estão se deteriorando, a tensão aumenta por um lado, há poluição e problemas ambientais, famílias se dividem em famílias menores, mais insegurança no setor financeiro, a queda do mercado mundial afetou muitas pessoas… ao mesmo tempo, há muitos desenvolvimentos positivos também. As pessoas tornaram-se muito mais sensíveis com relação ao ambiente, a compaixão aumentou, as pessoas saem e ajudam quando há desastres. Então, você deve ver tudo que acontece e fazer o que é preciso: ajudar os aspectos positivos da sociedade e reduzir a tensão. Estes exercícios de respiração também são necessários pois trazem um senso de pertencimento entre as pessoas de várias comunidades e faixas etárias.

P: Guruji, como repórteres vivemos com muita tensão. Temos que ver a notícia, fazer relatório e escrever artigos. Além de fazer meditação, que consome tempo, o que mais podemos fazer para aliviar a tensão que recebemos na frente dos computadores e na frente do nosso chefe?

Sri Sri Ravi Shankar: Algumas respirações profundas! Você não pode dizer que não tem tempo de respirar! Tome respirações profundas e saiba que tem a capacidade de manejar a crise ou a situação em que você está agora; tenha confiança de que: ‘eu posso lidar com qualquer situação difícil, eu posso manejar qualquer tensão, eu tenho a capacidade’, então surge a fé em si mesmo.

P: Como você relaxa? Porque você está muito ocupado todo o tempo….

Sri Sri Ravi Shankar: Eu não permito que a tensão entre em mim de jeito nenhum! Para aliviar a tensão, primeiro você tem que receber a tensão, certo? Eu filtro a tensão bem do lado de fora.

P: Como você faz isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Adquiri isto com a prática e tendo uma visão mais ampla de que as coisas serão resolvidas de maneira muito positiva. Veja, temos pouco tempo e muitas coisas para fazer. Como podemos fazer tudo isto com energia baixa? Temos que elevar nossa energia, ser eficientes em nosso trabalho e gerenciar bem o tempo. Para tudo isto, ensinamos o curso chamado ‘Arte de Viver’. Ele ajuda em todas estas três dimensões. Ele adiciona mais tempo a sua  vida – tempo de qualidade – eleva seu nível de energia e melhora a intuição.

P: Você fica muito ocupado ao viajar pelo mundo inteiro. Como você permanece saudável?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu apenas não me preocupo! Eu não me preocupo com nada. Quando você está num campo de alta energia, todos estão felizes. Quando    você está ligado à fonte de energia interior, então você pode administrar uma rotina pesada.

P: Você segue alguma dieta especial e se exercita?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu me exercito durante 20 minutos e sigo uma dieta vegetariana.

P: Por que você tem tantos seguidores? Eles lhe seguem porque você é um mestre?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, isto você tem que perguntar a eles! Eles podem ter razões diferentes a dizer, eu não posso falar por eles. Uma coisa que vejo é que  quando as pessoas estão muito felizes e agradecidas, elas vêm expressar sua  gratidão. A transformação que acontece no mundo é enorme. Milhões de pessoas estão transformando suas vidas pessoais, vidas sociais e vidas profissionais. Nós temos estes cursos acontecendo no mundo inteiro em escolas, em prisões e no setor corporativo também. Para as pessoas das camadas pobres da sociedade,  damos educação e autoconfiança para que sejam mais independentes.

P: Você mencionou a palavra ”transformação”. Esta transformação acontece porque eles seguem você ou acontece somente por eles mesmos?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, sou bom em levar crédito! Acredito que todos têm esse potencial; eles só precisam de uma pequena pista a seguirem. Essa é a razão pela qual eu formei cursos diferentes. Oferecemos cursos para as crianças, para que elas possam livrar-se da tensão. Recentemente, tivemos uma conferência em Chicago onde professores vieram e compartilharam o que tinha acontecido somente em 6 meses após a introdução dos cursos nas escolas do distrito. Um professor de uma escola perigosa da metrópole disse que lá as crianças abandonavam a escola e o índice de criminalidade era muito alto, chegando a 268 crimes, mas este índice abaixou drasticamente para 60 em seis meses! De 268 para 60 – isso por si só é uma prova de que crianças ou jovens podem receber educação via comunicação não violenta ou via comportamento não violento.

P: Seres humanos vivem num estado onde tudo não está sob nosso controle. Não é possível relaxar, nem meditar, nem tomar respirações profundas. Há qualquer outra maneira de lidar com as coisas suavemente?

Sri Sri Ravi Shankar: Há o ditado: “Você não pode aprender ‘arco-e-flecha’ no campo de guerra”. Você tem que aprender ‘arco-e-flecha’ antes de estar naquela posição. Então, quando você está tenso você não pode fazer nada, mas você tem que fazer algo antes para que você não chegue a esse nível absolutamente, você não fique estressado. Você não pode aprender um novo tom no palco – embora eu não acredite nisto, isto é um ditado, realmente nada é impossível. Eu diria para mudar a maneira que você se comporta, mudar seus hábitos alimentares e mudar a maneira que você percebe as coisas na vida, sua capacidade de comunicação, sua capacidade de resistir e aceitar crítica… Geralmente, a perspectiva em relação à vida faz diferença. Sua conexão ao espírito universal – quanto você está ligado ao espírito universal? Esse tanto é sua capacidade de funcionar.

Então, eu lhe diria muitas coisas que você pode fazer. Técnicas pequenas como massagem na cabeça, exercício na visão, comer alimento adequado, dar uma caminhada, sentar e observar o por do sol… talvez em KL, você não possa ver o por do sol por causa dos edifícios altos por toda parte! Ficar com a natureza, brincar com crianças, etc – isto também ajudará. Infelizmente, nós simplesmente nos sentamos no sofá, assistimos televisão e continuamos a comer porcarias. Isto tem custado caro à saúde da sociedade. Devemos mudar nossos hábitos para uma sociedade saudável.

P: Quais são as coisas que você aprecia?

Sri Sri Ravi Shankar: Aprecio quando cada lágrima transforma-se em sorriso! E isto acontece todo o tempo.

P: Sabemos que com amor podemos transformar uma má pessoa numa boa pessoa, mau hábito em bom hábito. Mas, como podemos usar nosso amor para transformar gângsters e criminosos?

Sri Sri Ravi Shankar: Oh! Temos muitos exemplos. Você sabe que damos cursos dentro das prisões. Dentro de cada culpado há uma vítima chorando por ajuda. Então, se você cura a vítima, o culpado desaparece. Nós fazemos isto de  maneira grande. Numa sociedade multiétnica como a Malásia, é essencial ter um senso de pertencimento um com o outro, todo o mundo tem que viver em harmonia. Você não pode ter harmonia de fora, ela tem que vir profundamente de dentro. Esse pertencimento autêntico acontece quando estamos sem estresse e temos uma perspectiva mais ampla da vida.

P: Como Sudarshan Kriya ajuda na cura de doenças?

Sri Sri Ravi Shankar: Você sabe que Sudarshan Kriya ajuda a prevenir muitas doenças. Um professor que trabalha com genes na universidade de Oslo, Noruega, diz que há 300 cromossomos responsáveis pela hipertensão, câncer,  etc. Pranayama e Sudarshan Kriya suprimem estes 300 cromossomos. Então, quem pratica estas técnicas tem cada vez menos chance para contrair estas doenças.

P: Como podemos usar nosso amor para transformar a natureza? Hoje em dia há muitos desastres naturais acontecendo. Nós podemos fazer algo para controlar ou prevenir isto?

Sri Sri Ravi Shankar: Isto acontecerá lentamente. Se você começar a amar árvores e plantar mais árvores, sem dúvida isto terá um impacto. Sabe, mineração é o maior desastre que criamos. Colocamos tantos explosivos sob o chão e os explodimos. A terra é um organismo vivo, não é um objeto morto. Então, se explodimos sua barriga, a terra começa a tremer cada vez mais, terremotos acontecem cada vez mais.

A mineração é a maior causa de desastre natural que criamos. Em segundo lugar vem o corte das árvores. Há muita atenção voltada para o plantio de árvore ou ecologia, mas ninguém fala sobre os explosivos que usamos na mineração. Temos que ver isto.

P: Como chegar a um equilíbrio entre desenvolvimento e conservação do  planeta?

Sri Sri Ravi Shankar: Como você equilibra uma bicicleta? Da mesma forma! Na Índia antiga, havia a tradição de fazer uma cerimônia caso você tivesse que cortar uma árvore. Na cerimônia, você promete à árvore que plantará cinco de sua espécie e então pede permissão para cortar. É quase como conversar com a árvore. Todas as pessoas em áreas tribais preocupavam-se muito com o  ambiente. Elas consideravam as montanhas sagradas, os rios sagrados, as árvores sagradas… Coisas sagradas permitem que você honre a natureza, levando à proteção e respeito pela natureza. Os indígenas norte-americanos consideravam a natureza sagrada, eles nunca fariam minas e explodiriam a terra.

P: Qual a diferença entre Ioga e Sudarshan kriya?

Sri Sri Ravi Shankar: Infelizmente, Ioga é considerada somente como exercício físico. Este é somente o começo, exercício físico é somente uma parte. Então vem a respiração e a mente. Tocar a fonte interna de energia é importante. A ioga nunca é completa sem a meditação. O Sudarshan kriya leva-o à meditação mais profunda onde corpo, mente e respiração entram no ritmo ligado à fonte da vida interior profunda.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s