Nós precisamos acordar e ver que o planeta é a nossa casa.

Continuação do post anterior…

P. Queridíssimo Guruji, eu não sou forte o suficiente para assumir um compromisso por todo um ano.  O que devo fazer?

Sri Sri: Não é forte o suficiente? Pegue um dia de cada vez. Você é forte o suficiente para assumir um compromisso por um dia, isto é suficiente. E a cada dia você continua. Não pensa em um ano todo “oh meu Deus! Um ano que eu tenho que fazer tal coisa! Hoje eu faço, está bom. Amanhã eu faço, está bom.”

P. Queridíssimo Guruji, eu tenho rezado para você vir aqui esta semana. Obrigada, eu estou profundamente agradecido. Eu gostaria que você falasse sobre as orações.

Sri Sri: As orações acontecem quando você se sente desesperançado ou quando você se sente agradecido. A terceira condição é quando você tem sabedoria. Então você vê que a qualidade da consciência se expandiu além de suas limitações e cresceu para outro plano, outra dimensão que é tão gratificante, tão intuitivo e tão cheio de sabedoria e amor.

P. Por favor fale sobre os relacionamentos e porque eles são frequentemente tão difíceis.

Sri Sri: Bem, você deve ler novamente Celebrando o Amor. Porque você pensa que  os relacionamentos são difíceis?

P. Eu não sei como expressar meus sentimentos e emoções e eu tento escondê-los; ficando com muito estresse. Eu não sei

o que fazer. É muito difícil esvaziar a mente mesmo quando faço meditação guiada.

Sri Sri: Humm! Se você tem muitos pensamentos, com certeza é por alguma razão. Uma das razões, para ter muitos pensamentos, é quando seus intestinos não estão vazios, quando seu estômago está mal, constipado. Se seus movimentos intestinais não estão ok, você tem muitos pensamentos. Se não há circulação sanguínea adequada no corpo, então também você tem muitos pensamentos. Ioga e pranayama ajudarão. Alimentação adequada e dieta ajudarão. Vá a um médico ayurveda, ele dirá que é muito pitta no seus sistema e sugerirá a comida que também o ajudará.

P. Como lidar e trabalhar cm pessoas que tem qualidades negativas como agressão, ciúmes, instabilidade, etc?

Sri Sri: Habilmente. Cuide para não reagir a eles, a não ser com compaixão, tente trabalhar com eles. Certo? Uma coisa é certa, isto irá melhorar sua habilidade. Em segundo lugar, melhorará sua paciência. Você poderá ganhar mais paciência. Em terceiro lugar, isto fará você perceber que a pessoa não está constantemente com inveja ou com raiva.  Isto também muda! Você verá e se maravilhará em ver como as pessoas mudam.

P. Qual é a conexão entre ser como uma criança e assumir responsabilidade?

Sri Sri: Você assume responsabilidade, isto é outra coisa. Ser como uma criança não o exime de responsabilidade. Na verdade, ajuda você a assumir responsabilidade.

A diferença em ser como uma criança e agir com criancice? Com criancice, você não assume responsabilidade! Mas sendo como criança, você assume responsabilidade, mas também você é natural, fica conectado com todo mundo, aceita os comentários dos outros sem ficar aborrecido e aceita críticas.  Você sabe, nós explodimos quando alguém faz um comentário negativo sobre nós ou nos critica. Nós devemos agüentar criticas e aceitá-las livremente. Se for útil, a absorvemos. Se não, a ignoramos sem perder a calma.

P. Quão importante é que nós ajudemos pelo planeta? O que podemos fazer? Como sustentá-lo?

Sri Sri: Nós temos que acordar e ver o planeta como nossa casa e quando nós pensamos maior, nós não vemos fronteiras. As fronteiras são nossa convenção, nossas ilusões. Na verdade não existem fronteiras. O céu não vê fronteiras, as nuvens não vêm fronteiras, o vento não vê fronteiras. Os elementos, desta Terra não vê fronteiras. O planeta é a casa de todo mundo. Nós somos todos uma família. Devemos pensar com uma perspectiva mais ampla. Qual é a perspectiva correta? Que o planeta todo nos pertence. Nós não podemos jogar lixo nuclear em outro lugar. Qualquer lugar na Terra voltará a nós! Nós não podemos manter um lugar limpo, puro e isolado. Não é possível. Nós temos que cuidar do planeta todo. Nós temos que fazer o planeta todo orgânico. Em relação a comida, nós não poder dizer “ok, vou plantar comida orgânica apenas nesta parte, no resto vou poluir com químicos!” Porque o ar vai transmitir! Nós criamos tantos tipos de vírus neste planeta. Porque nós interviemos na natureza. Nós destruímos várias espécies neste planeta porque não cuidamos dele e a produção de comida diminuiu tanto. Será uma coisa muito pesada para a próxima geração. Eu penso que todo individuo, todo ser humano no planeta terá que assumir responsabilidade em não poluir o planeta, em continuar o desenvolvimento sustentável plantando mais árvores, preservando os lagos, preservando a água. Isto é tão importante!

Escassez de água é outro tema importante no mundo. Milhões de pessoas passam fome! Nós temos que ter um visão geral e tomar conta do planeta todo. É claro que nós temos que cuidar da nossa casa, dos nossos vizinhos, do lugar onde moramos. Isto é o mais importante! Mas, ao mesmo tempo, nós devemos ter em mente o planeta todo e a humanidade como sendo família.

P. Querido Guruji, é possível amar e ser forte? É possível amar e ser razoável? É possível estar apaixonado e ser desapegado? É possível estar apaixonado e ser livre de ciúmes e possessividade?

Sri Sri: Sem dúvida. É possível estar em tal estado de amor sem nenhuma destas conotações negativas – se houver sabedoria. O amor com sabedoria é bem-aventurança. Amor sem sabedoria é o que você mencionou; toda este ciúmes, ambição, toda esta parafernália.

P. Querido Guruji, você pode por favor me responder? O homem por quem estou apaixonada por quase um ano é a pessoa certa para mim?

Sri Sri: Bem! Se você está profundamente apaixonada por alguém então esta pessoa deve ser a certa para você. Mas se ele vai continuar a ser a pessoa certa no futuro, ninguém pode dizer. Você está apaixonada por alguém, mas ele está apaixonado por você? Em primeiro lugar você descobre isto! Se este homem também está apaixonado por você, descubra como vocês dois preservarão seu amor com uma dose de sabedoria e como prosseguir, como se comportar – todos estes fatores. Correto? É muito fácil se apaixonar, mas muitos não sabe como manter o amor. Alguém se apaixona por você e você não sabe como receber e nutrir este amor. Nós perdemos o amor do outro, também. Eu falei sobre estas habilidades no Celebrando o Amor, você deve ler.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s