Pode-se ter desejos, mas os desejos não podem ter você.

Bad Antogast, Alemanha

8 de agosto de 2010

Os países causam tantos estragos! Bombas, toneladas e mais toneladas de bombas que caíram no Iraque causaram muitos danos para a saúde das pessoas. Amianto, em todo o mundo usaram amianto que causou estragos. E os telefones celulares! Dizem que os telefones celulares e as torres sem fio tem causado irradiação que é muito maior que os humanos podem tolerar. Os pássaros desapareceram das cidades.  Você conhece os pardais. Antes, haviam os pardais. Mesmo em Bangalore, existiam pardais na casa de todo mundo. Eles construíam seus ninhos nas casa da vizinhança. Hoje você não vê nenhum pardal. É claro que no ashram há vários tipos de pássaros, porque eles fogem das cidades e das torres altas.

Estas radiações e nosso estilo de vida causam muitos problemas de saúde. Além disso, nós não nos exercitamos corretamente. E a comida! Pesticidas, químicos, hormônios! Os hormônios são injetados nos animais. Há vários fatores, vários problemas. Você não tem controle sobre tudo. Você pode controlar algumas coisas, ao mesmo tempo sabe que seu corpo tem força, tem sistema imunológico, para lutar. A natureza vai ajudá-lo. E nós iremos um dia, não tem outro jeito, é assim. Pensar sobre isto e ficar infeliz, não é boa idéia.

Nós todos morreremos um dia, sejamos saudáveis ou doentes. Não é apenas pessoas doentes que morrem. Isto é certo. Se vier a doença, nós temos que cuidar.

Seja o que for necessário, nós fazemos. Mas isto é tudo. Não fique pensando sobre isto e falando sobre isto todos os dias. Isto o faz ficar para baixo. E você não deve ter pena das pessoas: “Oh! Pobrezinho! Você tem este problema, você tem aquele problema!” Ora essa! O espírito não fica doente, não morre não tem problema e o corpo sempre tem uma coisa ou outra. Pega uma doença simples ou uma mais grave. E tudo pode ser superado. E será superado! O corpo vai lutar. Certo?

Perguntas e respostas

P. Eu quero entender os desejos e como nós devemos tratá-los. Eu sinto que eu não deveria ter desejos mas eu ainda quero conseguir algumas coisas ou me sentir atraída por outra pessoa.  Se nós não tivermos desejos de onde vêm as motivações na vida? Obrigada.

Sri Sri: Bom, tenha desejos. Quem disse para não? Você pode ter desejos, mas os desejos não devem ter você. É como se o cavalo controlasse você, ao invés de você controlar o cavalo. Se for assim, é um problema.

Há uma estória do Mulá Nasruddin. Ele estava montado num cavalo. E o cavalo andava em círculos, nas mesmas ruas. As pessoas lhe perguntaram: “Mulá, onde você vai?”  Ele disse: “Eu não sei, pergunta ao cavalo.” Então, nós estamos na mesma situação na maior parte das nossas vidas.  Se são os desejos que nos tem, eles nos arruínam. Você deve ser capaz de deixá-los quando você quiser e tê-los quando quiser. Você deve ser capaz de montar o cavalo quando você quiser e desmontá-lo quando quiser. Ao invés de você ficar preso ao cavalo ou o cavalo o derrubando. Correto?

P. Depois de alguns cursos da ‘Arte de Viver’, eu me sinto tão feliz! Eu pensei que ia explodir! Depois de algum tempo, eu percebi que não era apenas felicidade mas também desassossego. Então eu fiquei deprimido.  Era uma montanha-russa emocional. Como lidar com este desassossego?

Sri Sri: Você já se tornou uma testemunha dele. Você observou que está numa montanha russa. Você observa as emoções vindo e indo. Observe que antes elas vinham também e agora é menos e menos. Antes você não tinha consciência, ao menos agora você tem. Apenas persistência neste caminho, neste conhecimento o fazer mais forte.

P. Querido Guruji, é muito difícil ver meu pai na negatividade. Por mais que eu, meu irmão e minha irmã mergulhamos na espiritualidade, mais difícil e pior fica para ele. Ele pensa que nós não conseguimos muito na vida. Nenhum de nós se casou. Ele deseja netos, o que entendemos. Ele sofre muito e é difícil para mim. Deus tem me dado tudo que eu preciso e quero. Como posso ajudar meus pais?

Sri Sri: Bem! Boa sorte, minha bênçãos! Nós devemos fazer o que pudermos na nossa capacidade. Algumas vezes, mesmo depois de fazer isto, nosso pais estão infelizes. Nós não saber se nós devemos dar-lhes bênçãos ou se nós devemos ajudá-los. Passe  alguns momentos agradáveis com eles, não os ensine o tempo todo.

“Como eles devem ser, o que eles devem fazer, você também deve ser espiritual, olha, eu sou espiritual”- Não lhes dê sermões. Você sabe como é gente mais velha, eles só precisam da sua companhia. Quando você estiver com eles, apenas cante e brinque, coma e converse sobre algo do interesse deles. Eles não estão interessados em ouvir sabedoria de vocês, ou aprender novas técnicas. Não se comporte como um professor com seus pais. Aqui e acolá você pode dizer algumas palavras de sabedoria, e ver se eles estão absorvendo. De outra forma, apenas ficar com eles já é bom.

P. Querido Guruji, para mim, é fácil calar a boca, mas é difícil silenciar meus pensamentos. Como fazê-lo? Por favor me ajuda.

Sri Sri: Você não precisa fazer nada. Tudo está sendo feito aqui para você. Hiren está dando todos os cursos, ele guiará várias vezes diferentes tipos de meditação e processos e você vai conseguir! Por isto você precisa ficar aqui, se for seu primeiro curso, seu primeiro Vazio e Oco, você achará um pouco difícil no começo, mas quando você continuar, você verá que é muito útil.

P. Qual é a linha entre aceitar as coisas como elas são e agir para mudá-las?

Sri Sri: Não há linha. São os dois lados da mesma moeda.

P. Querido Guruji, como meu guru, você é único para mim. Eu te amo profundamente e sigo onde você for. Como pessoa, eu frequentemente sinto um distância profunda. Eu algumas vezes tenho medo. Eu não entendo isto. Não é bem uma pergunta, mas você pode dizer algo a respeito disto?

Sri Sri: Você sabe que nós passamos por diferentes tipos de emoções. Nós gostamos de alguém e desgostamos da mesma pessoa. Nós confiamos em alguém e duvidamos da mesma pessoa. Todas estas emoções controvertidas vão e vêm na nossa mente. Não tenha medo. Todas estas emoções estão fazendo você mais forte por dentro. Em algum momento você surgirá como um ser humano muito poderoso. Quando você estiver consciente que todas estas emoções alternadas são apenas uma fase temporária e que você é muito maior que isto, você ficará forte e centrado. Não fique preso a nenhuma destas emoções nem crie um conceito na mente.

P. Querido Guruji, o que eu posso fazer quando vejo alguém trabalhando tanto e ficando doente física e emocionalmente? Ela é bem mais velha que eu e eu a amo e respeito muito. Eu fico muito triste quando eu vejo que não posso fazer nada.

Sri Sri: Você sabe que se as pessoas trabalharem ou não, elas pode ficar doentes. Há pessoas preguiçosas neste planeta que ficam doentes. Na verdade, eles ficam mais doentes! Porque a mente deles está desocupada, seus corpos ficam ainda mais doentes. Logo você não deve conectar estas duas coisas. Algumas pessoas são conscientes da sua saúde e mesmo assim ficam doentes. Logo a doença não vem por uma única causa. Um é carma, algumas impressões de vidas passadas. A segunda é a violação das leis da natureza e a terceira é genética ou história familiar.  Algumas vezes você não dorme na hora certa, não come na hora certa e faz uso extra do seu corpo, faz trabalho extra. Este, é claro, é um dos fatores.

Também o meio ambiente, o planeta todo. Veja o estrago causado pelo vazamento de óleo no oceano, na América, no Golfo do México.

O pouco que eu puder tirar deste mundo, deixe-me tirar, é o suficiente para mim. E o que mais eu posso dar ao mundo?’ – Este é o maior segredo do sucesso! Você em esta atitude – o que mais eu posso dar ao planeta e qual o mínimo que eu preciso para sustentar-me. Eu não digo que você deve deixar tudo e viver na pobreza. Não, não, você deve viver com conforto e abundância.  O que você precisar, você tem, você guarda. Viver com abundância, mas querer mais e mais na mente, indica pobreza.

P. Querido Guruji, é verdade que você gosta mais dos professores do que de nós?

Sri Sri: De jeito nenhum. Se eles deram esta idéia a você, por favor não acredite nela. Eu gosto de todo mundo seja ele professor ou não, esteja na “Arte de Viver” ou não. Não faz diferença. Todos me são queridos. Mas se você está na “Arte de Viver, você obtém mais de mim.  É isto.

P. Querido Guruji: eu não tenho

palavras para explicar quão grato eu sou pelo seu cuidado, proteção, amor infinito, uma vida cheia de aventuras e abundância e sua presença. Eu sinto como se você estivesse me carregando na palma da sua mão através da vida.  Obrigada pelo seu amor. Eu estou sempre às suas ordens.

Sri Sri: Muito bom. Eu preciso de todos vocês. Cada um e todos você são tão preciosos como se vocês todos estivessem  segurando a lâmpada, a luz para as gerações futuras. Vocês são como os pilares de sabedoria e o mundo está afundando em estresse, afundando em tanta violência e frustração. Cada um de vocês é tem uma contribuição muito preciosa para manter, sustentar o dharma, sustentar a sabedoria. Então, cada um de você deve saber que é precioso e trabalhar pela vida e trabalhar por fazer o planeta um lugar melhor!

Continua  no próximo post…

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s