Aceite que você não tem ciência de sua própria potencialidade

Continuação da postagem anterior…

P: O que podemos em dizer em nossos satsangs às pessoas que trazem conhecimentos de outros gurus?

Sri Sri Ravi Shankar: Escutem eles e deixe passar. Não entre em muita discussão com eles. Deixe todos manifestarem suas próprias opiniões. O principal é ater-se à sua própria contemplação.

P: Como se equilibra trabalho e vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Como você se equilibra em uma bicicleta? Não há “como”, você apenas se equilibra.

P: Como eu faço para manter a paz da meditação, o sentimento de que “tudo está bem”?

Sri Sri Ravi Shankar: Como você dorme à noite? Você simplesmente larga tudo. Quando você acorda, você está  descansado e tem a energia e dinamismo para lidar com as situações. Ocorre o mesmo com a meditação. Você verá o contraste se não meditar por algum tempo.

P: Como eu faço para quebrar o ciclo de sentir-se vitimizado sempre que aparecer dificuldades?

Sri Sri Ravi Shankar: Você já quebrou no momento em que percebeu o padrão. Você percebe que é sua própria mente que fabrica isso e que ocorre inúmeras vezes. Esta percepção acontece em seu próprio tempo. E quando ela ocorrer, fique feliz e grato. Imagine-se onde você estava há cinco ou dez anos atrás. O que mudou em você? O que melhorou desde esse dia? Coloque sua atenção nisso. Quanto mais somos gratos, mais graça teremos em nossa vida.

O primeiro passo para a diversão é o relaxamento. O que o deixa cansado é a ansiedade e a ambição pelo amanhã. A raiva e o ódio de ontem também entopem nossa mente. Do mesmo modo, o desassossego tira o nosso entusiasmo. Em relaxamento profundo, você acha tudo divertido.

P: Como eu me torno mais disciplinado?

Sri Sri Ravi Shankar: Por que você quer ser mais disciplinado? Vai deixar você mais feliz? Vai melhorar sua forma física ou saúde? Então, é o amor por estar em forma ou o medo de tornar-se doente que o manterá disciplinado. Amor, medo e cobiça trazem disciplina. Se alguém lhe der 1 milhão de dólares para ficar disciplinado, você certamente ficará.

P: Como eu faço para sentir sua presença em minha vida diária?

Sri Sri Ravi Shankar: Você já está sentindo, não?

P: O que fazer para lidar com a perda de alguém querido?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando perdemos alguém querido, apenas sinta isso. Esteja presente nesse momento. Deixe o tempo tirar você disto. Não existe “lidar” com isso. Apenas conserve-se no conhecimento.

P: Existe algum propósito maior para a arte?

Sri Sri Ravi Shankar: Não existe propósito para a arte. É uma expressão de felicidade. Para aquele que aprecia, a arte traz certa dose de consolo e conforto. Para o criador, apenas uma expressão.

P: Eu sempre encontro obstáculos quando existe algo que eu realmente quero alcançar. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Qualquer que seja a intenção que você coloque, ela se manifestará. Não se rotule. Não deve existir “sempre”. Aceite que você não tem ciência de sua própria potencialidade. Você pode achar que sempre tem dificuldade, mas pensar assim é o direciona para o lado negativo. Apenas saiba que o que você desejar, acontecerá.

P: Como se livrar da dor e da raiva?

Sri Sri Ravi Shankar: Pratique o Sudarshan Kriya, respire, cante e medite. Não existe razão em cultivar rancor. Siga com sua vida. Não se gaste hoje com o que ocorreu ontem. Levante e diga “eu tenho o valor e a coragem para superar isso”. Em relação à raiva dos outros, você deve usar todos os seus truques para acalma-los. Daí então, deixe para Deus. Eduque e ignore. Dê um tempo a eles. Peça perdão e a maioria das pessoas não terá mais rancor. Se tiverem, é por pura ignorância.

P: E se acharmos que temos mais em vida do que merecemos, e temos medo de perder tudo?

Sri Sri Ravi Shankar: Seja grato e reze por isso. Saiba que aquele que deu isso a você, importa-se com você e não iria tirar isso de você. Trabalhe. Concentre-se em retribuir à sociedade. É o mesmo que retribuir à Deus. Se pensamentos negativos, inseguranças e dúvidas vierem à mente, cante Om Namah Shivaya. Isso já bastará para colocar você na trilha certa. Considere o seu passado como destino e seu futuro como livre arbítrio. Temos a tendência de fazer o inverso. Os tolos pensam que o passado é livre arbítrio e futuro é destino. Isso apenas o torna angustiado no presente.

“Om Namah Shivaya” tem estado aí por milhares de anos. Os cinco elementos estão lá representados e cada som no mantra corresponde a um deles. Por exemplo, o Om é a força da vida ou o divino. Cantar energiza nossa psique, nosso eu interior. É muito poderoso e nós deveríamos cantar todos os dias. Mantém afastada a depressão. Apenas tente isso. Você verá que quando estiver para baixo, cantar Om Namah Shivaya removerá a negatividade.

P: Qual é o seu aconselhamento para os pais?

Sri Sri Ravi Shankar: Saiba quando deve montar num cavalo! Quando você monta em um cavalo, tem de mover-se com ele. Você tem que acompanhar os movimentos dele, caso contrário suas costas vão doer. Os pais têm de acompanhar. Tem de mover-se com eles, conhecer eles e gentilmente guiá-los. Às vezes você segura suas rédeas, às vezes você a solta. É o mesmo com as crianças. Coloque limite algumas vezes, mas também lhes dê liberdade.

P: Pode me dizer qual é a carreira certa para mim?

Sri Sri Ravi Shankar: Deixo a escolha para você fazer e lhe dou minhas bênçãos.

P: Como eu faço para sair de padrões negativos em minha vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Uma vez que você veja que está agindo em um padrão negativo, você já está saindo dele.

P: Você diz que a escolha é minha e a bênção é sua. Como vou saber que fiz a escolha certa?

Sri Sri Ravi Shankar: O tempo dirá. Se vier com uma bênção, será bom.

P: O que faço para encontrar forças em mim mesmo?

Sri Sri Ravi Shankar: Esteja bem descansado e tenha o seu coração no lugar certo. Você precisa tanto de descanso físico como mental. Pensar “Ah, eu fiz tanta coisa!” somente vai deixá-lo chateado. Saiba apenas que você tem tempo e energia o bastante para fazer o que você nasceu para fazer nesta vida.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s