A iluminação é incondicional

O que Guruji disse hoje:

30 de julho de 2010, França

P: Devido ao fato de eu viajar a lugares onde a comida vegetariana é difícil de encontrar, e por ter de comer com colegas de escritório, eu me alimento mal e acho que a energia está bem baixa. O que fazer nessas situações?

Sri Sri Ravi Shankar: Sabe, quando algumas pessoas têm alergia, eles não comem essas comidas pois elas contêm alergias por causa dos fabricantes. Vamos supor que você tenha alergia a leite, e se a empresa é de chá e leite, você não vai dizer “Certo, também vou beber ele!”. Porque assim você sofre. Certo?

Então, do mesmo modo, você pode escolher seu alimento em qualquer empresa, você pode dizer “Certo, eu vou comer somente batatas ou legumes ou pão..” Você não é obrigado a comer alimento não vegetariano se não estiver com vontade. Certo? Ou alimento não sadio. Você não precisa beber Coca cola ou Pepsi se você acha que não é bom pra você. Certo? Veja, quando as pessoas bebem muito Pepsi ou Coca, eles queimam o tecido do estômago e intestino.

Mais tarde, você desenvolve tantos problemas. Todas estas bebidas carbonatadas devem ser evitadas. Alguém já demonstrou que ao colocarmos um dente humano em um copo de Pepsi, ele se dissolve! Se um dente (algo que dura um longo tempo na natureza) pode se dissolver em Pepsi-Cola, então… É tão corrosivo. E esse líquido corrosivo pode causar tanto dano em nosso intestino, em nosso cérebro e nossas células nervosas. Assim, devemos cultivar hábitos alimentares saudáveis e tratar de propagá-los.

Hoje está muito melhor que há 30 anos atrás. Trinta anos atrás, quando começamos, as pessoas eram bastante alérgicas ao vegetarianismo e à espiritualidade. Mas hoje, tornou-se moda. Porque criamos uma tendência. E continuamos a progredir.

P: Quero servir você. Onde devo ir?

Sri Sri Ravi Shankar: Há tantas oportunidades aqui. Bad Antogast precisa de diversas pessoas que queiram servir de algum modo. Venha para o Ashram da Alemanha. Há outros lugares também.

P: Estou dividida entre dois homens. Um deles é o pai de meu filho. Mas, como mulher, não me sinto feliz ao lado dele. O outro é alguém com quem me sinto realmente sintonizada.  O que devo fazer? Devo ficar com o pai de meu filho para proteger a família ou devo seguir meu coração?

Sri Sri Ravi Shankar: Uma pergunta muito difícil! Depende de quantos anos a sua criança tem. E se a criança precisa do amor e cuidado de ambos os pais, então você tem de cuidar disso primeiro. A vida das crianças é muito importante. Temos de sacrificar alguns desejos pessoais em nome da criança em fase de crescimento. Você sabe disso. Você tem feito isso. Então, proteger a família tem de ser a primeira providência, sempre que possível. Muitas vezes você tem de se desligar de algumas tentações. Tem de se desligar de algumas ambições pessoais. Certo?

É muito importante. As crianças precisam tanto do pai quanto da mãe. Se isso é impossível porque o marido é muito mau ou a esposa é muito má, vocês têm que trilhar caminhos separados. Daí não há opção. Mas, sempre que for possível, dê à criança uma boa vida em família.

P: Como fazemos para aumentar o senso de pertencimento e a energia do Sattva, para que assim possamos trazer mais pessoas para este caminho?

Sri Sri Ravi Shankar: Esta pergunta eu deixo para você, conserve-a contigo. Mantenha-se perguntando-a a si mesmo.  De tempos em tempos você terá ideias e implementará estas ideias. E elas deixarão as pessoas mais serenas, felizes, no estado que chamamos de sattvik. Sattvik significa harmonia, uma harmonia interior e também com seu mundo.

P: Caro Guruji, eu não quero me casar mas acho também difícil viver só. Não há ninguém com quem falar ou fazer coisas. Eu acabo assistindo muita televisão. O que fazer e como lidar com isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, este é o problema quando se vive só. É por isso que os ashrams são criados, onde há muitas pessoas e eles fazem muitas coisas juntos, como nos satsangs diários. Todos estão ocupados criando um projeto ou trabalhando em outro. A França precisa de ajuda. Você pode vir e unir-se ao grupo da França.

P: A raiva está atrelada ao ego? Muitos Rishis da tradição hindu têm sido lembrados por seu temperamento curto. Como isso afetaria a paz deles?

Sri Sri Ravi Shankar: Não são muitos. Um dos Rishis é conhecido por sua raiva. Mas somente o bem aconteceu através de sua raiva. Por isso eu digo, “até mesmo a raiva de um sábio produz coisas boas, e o amor de um ignorante traz mais problemas”.

Veja, uma mãe iletrada, uma mãe não educada, ela não gosta que seus filhos vão à escola porque se forem eles choram. Daí ela diz, “Certo, não vão à escola”. Eles dizem que não querem estudar e ela diz, “Certo, não estude”. O amor dela por seus filhos estragou a vida inteira deles. Não foi? Então, até mesmo o amor de um ignorante pode prejudicar. E até mesmo a raiva de um santo, sempre vai produzir o bem.

Há muitas histórias sobre um sábio. Seu nome era Durvasa. Na Índia, se alguém está com muita raiva, eles dizem, “Ah, ele é um Durvasa!”, significa que ele já fica com raiva se cair o boné.  Mas quer dizer também que ele volta ao estado normal imediatamente. Quer dizer que você não deve sentir-se mal consigo mesmo se estiver com raiva.

Até mesmo um Rishi tinha certa raiva. Então, você não deve ser muito duro consigo mesmo e se culpar. Isso serve apenas para lhe dar autoconfiança. Para fazer você sentir-se bem, apesar de sua raiva passageira. Esse é apenas um caso raro.  Serve apenas para dizer que a iluminação e incondicional. É o quê? Incondicional! Você não pode colocar condição alguma para essa liberdade. Reitero que não há condição. Então, é possível ficar com raiva também. E às vezes, a raiva também pode fazer-nos bem.

Continua no próximo texto….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s