Olhe em volta e veja quem não está sorrindo. Agora, nos próximos dias, você deve cuidar deles

Sábado, 31 de julho de 2010

22 de julho de 2010

Hartford, Connecticut

P. Eu frequentemente fico indignado com a injustiça no mundo. Mas eu também percebo que há necessidade de amor e entendimento. Como eu posso contrabalançar estes sentimentos?

Sri Sri: Quando várias cerdas são colocadas juntas para fazer uma vassoura, elas ficam muito mais eficientes para varrer uma sala grande do que seriam se estivessem sozinhas. Da mesma forma, em sangha (grupo), você consegue mais. Seja para trabalho voluntário, seja para justiça, você deve trabalhar em grupo. Isto é muito importante. A injustiça está aí. É seu trabalho mudar isto. Em chinês, há uma única palavra para crise e oportunidade. Se você apenas vir o problema, você ficará frustrado. Não é bom. Trabalhe em grupo e você veja o que você pode fazer. Em várias partes do mundo há tanta corrupção. Para tudo é necessário dinheiro. Quando nosso sangha se ergueu contra corrupção, nós conseguimos muita coisa. Nossos jovens se recusaram a pagar propina. Quando os funcionários públicos via este tipo de convicção, era um alívio para eles. Eles também são seres humanos. Para os nossos projetos ayurveda, nós precisávamos de dez licenças diferentes. As pessoas disseram que iria levar dois anos só para ter as licenças e resolveram não pagar nenhuma propina. Nós dissemos que podíamos ir até lá 50 vezes, se fosse necessário. Em um mês nos recebemos todas as licenças! Então, lute contra injustiças, mas sem raiva. Lute com a mente serena e calma. Isto é dito até no Bhagavad-Gita.

P. Recentemente meu pai morreu. Como eu posso saber como ele está, onde ele está e o que ele pensa de mim?

Sri Sri: Aqueles que passaram para o outro lado derramam suas bênçãos sobre vocês. Eles não julgam e não tem preocupações com vocês. Eles sabem que vocês serão cuidados.

P. De um lado, precisa-se deixar os desejos, mas é certo ter desejo por liberação? Quando este desejo será deixado de lado?

Sri Sri: Sim, é certo ter desejo por liberação.

P. Se Deus está dentro de nós, porque Deus não nos guia apenas para boas ações? Porque há tantos crimes e violência no mundo?

Sri Sri: Imagine um filme sem nenhum vilão. Imagine que há apenas um herói comendo, dormindo, e andando por aí sem nada para fazer. Você veria este filme? Os valores opostos são complementares. Tanto existem espinhos quanto pétalas. Você tem a escolha de pegar o espinho ou a pétala.  Deus está dentro de tudo. Algumas vezes Ele está dormindo ou escondido, algumas vezes acordado e dançando. Depois de alguma sadhana, Deus está acordado. E está arrasando! Acorde o Deus e a Deusa dentro de você. Uma pedra não sente, mas um ser humano sim. Acordar a religiosidade em você é essencial. É por isto que na Índia há alguns hinos específicos para serem cantados pela manhã “Acorde e nos abençoe, Oh Senhor!”

Em um nível, soa ridículo. É função dos pais acordarem as crianças, mas neste hino, os seres humanos cantam aos Deuses para acordar e abençoar a criação. É um paradoxo e neste paradoxo está escondido um profundo segredo da existência.

P. Porque o amor sempre vem junto com apego? É possível amar seu parceiro e ser desapegado?

Sri Sri: Apego traz sofrimento, mas nada vem sem dor. Nós viemos a este mundo com muita dor. O próprio processo de nascimento no mundo é no meio de muita dor. O processo em si é bem dolorido. Por nove meses nós estamos confortáveis e de repente, o oceano a nossa volta desaparece e nós temos que sair! O apego é quando seu foco não é no Ser mas o exterior. Querer controlar, possuir e manter traz dor. Quando nós estamos relaxados e contentes, o amor se transforma em bem-aventurança. Exigências e controles só trazem dor. Sabedoria junto com amor, é a resposta.

P. Como posso controlar minha raiva?

Sri Sri: A raiva vem do amor a perfeição. Crie algum espaço para imperfeição a sua volta. Faz uma lista de tudo o que você considera que está errado. Então peça às pessoas `a sua volta para fazerem tudo que está na lista! Quando você ficar com raiva, observe a sensação. Observe como os dentes rangem e como a mente fica. Respire longa e profundamente algumas vezes e veja o que muda. Todavia, eu não tenho experiência, uma vez que eu mesmo nunca tive esse problema. Portanto meu conselho pode não ser autêntico. Você deve perguntar a outros. Com a prática regular de Sudarshan Kriya, a raiva tende a abrandar.

P. Qual é o objetivo da vida? Nós nascemos, estudamos, trabalhamos e um dia morremos.  Eu estou perdendo a paixão pela vida.

Sri Sri: Bom. Você está no caminho certo. O que você está dizendo é como nossa introdução. Imagine que nós vivemos oitenta anos. Destes vinte e cindo ou trinta nós simplesmente dormimos. Dez anos nós gastamos no banheiro. Outros dez anos nos engarrafamentos. Depois, vários anos nós gastamos sendo tristes ou infelizes. No fim, penas uns dois ou três anos nós gastamos em orações, trabalho voluntário etc.

Bom que você esta pensando deste jeito. Você está no caminho certo.

P. O que fazer quando alguém que amamos é diagnosticado com uma doença terminal?

Sri Sri: Abençoe-os. Siga em frente, cante, dance, medite. Se você pensar muito na doença, vai tirar sua energia. São necessários os cuidados médicos, mas tenha fé também. Uma mudança de rumos pode acontecer a qualquer momento. Há a graça divina que está presente em você.  A qualquer momento, qualquer coisa é possível.

P. É possível que todos nós sejamos iluminados?

Sri Sri: Definitivamente. A qualquer momento! A semente está aí. Pode brotar a qualquer momento. Pode virar uma grande árvore a qualquer momento.

P. Por quinze anos tenho trabalhado no mesmo lugar e meu chefe não me respeita. Devo me demitir e começar meu próprio negocio? Por favor me dá seu conselho.

Sri Sri: A escolha é sua, as bênçãos são minhas.

P. O conhecimento dos Vedas contém a verdade e as leis da natureza. A ciência moderna também é parte deste corpo de conhecimento?

Sri Sri: Sim. O conhecimento é infinito. Muitos cientistas da idade moderna são rishis (sábios) de hoje. Eles exploram o universo. Todos devem ser homenageados, seja antigo ou moderno. As descobertas da física quântica são impressionantes. Há tanta semelhança com o conhecimento védico.  Por exemplo, matéria escura e a teoria das cordas estão presentes nos conhecimentos antigos. O Dr. Hans-Peter Dürr, o físico, me disse que sempre que ele dá aula, ele sente como se estivesse falando sobre Vedanta. O universo todo é feito de uma substância e não de duas. Isto é Vedanta. Os sábios antigos e os físicos modernos dizem a mesma coisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s