Há uma linha comum em todas as diferentes religiões

Continuação da postagem anterior

Conversas de Sri Sri Ravi Shankar no Templo de Ganesh em Nova Iorque

P: Por que há tantas filosofias diferentes?

Sri Sri Ravi Shankar: E por que não haver? Deus ama a diversidade. E se houvesse apenas quiabo para comer? Mas você tem batatas, tomates, feijões, todos os tipos de frutas, legumes e flores. Deus parece amar a diversidade. Ele nos criou de tantas formas, características e cores diferentes. Ele definitivamente não é um ser militar, do tipo general. Um espírito que ama a diversidade tem de ser diverso em seu cerne também. É isso que os rishis (antigos santos) encontraram na meditação. Há apenas um Ganesh e um Vishnu, mas em formas tão diferentes. Encontre a unidade na diversidade, e celebre a diversidade. Nossos rishis do passado falaram de tolerância, de aceitação, de diversidade e de oportunidades iguais.

Por que há a diferença? Ache o fio comum nas diferentes religiões. Dependendo dos lugares, há costumes diferentes. O tempo criou diferenças. Houve apenas um Buda, agora temos trinta e duas formas de budismo. Houve um Jesus Cristo e agora temos setenta e dois tipos de cristianismo, e tivemos um profeta Maomé e agora temos cinco formas diferentes do Islã. No Hinduismo, as variantes são incontáveis! Mas todos acreditam nos Vedas, nos Upanishads. Quantas seitas existem? Por que elas não deveriam existir? Deixem elas existirem. Veja a unidade na diversidade.

P: Como fazemos para parar de nos culpar por nossas falhas?

Sri Sri Ravi Shankar: Primeiramente, não preste atenção alguma na sua mente. Se prestamos atenção, acontece. Ao invés disto, o pranayama, a meditação e o ioga são boas soluções.

P: Muitos indianos estabelecidos aqui nos EUA não estão felizes porque sentem que seus filhos ou seus familiares são impedidos de progredirem na vida. Eles não estão vindo por qualquer que seja a razão. Qual é a solução para este estresse?

Sri Sri Ravi Shankar: Sua pergunta é que as pessoas não estão felizes apesar de sua prosperidade? Traga elas até mim. Traga elas até os professores. Elas não terão outra escolha a não ser sorrirem. O estresse pode ser eliminado através de uma terapia de estresse, desapego e através de uma visão mais abrangente da vida. Quando você tiver 90 anos de idade, o que você deseja desta vida? O que quer levar? O que você quer dar? Que impressões você quer deixar neste mundo? Que impressões você quer levar deste mundo? Apenas pondere. Ao permanecer com estas poucas perguntas, o estresse deixará você. O desapego e a respiração animam você. Um pouco de devoção e bhakti animam você.

P: Você alguma vez fica com raiva? Qual é a solução para a raiva?

Sri Sri Ravi Shankar: Esta é um pergunta muito importante. Nos 55 anos de minha vida, eu nunca disse uma palavra dura. Eu não consegui. A pior coisa que eu já disse foi “Seu estúpido”.

Às vezes eu quero demonstrar raiva e as pessoas não acreditam em mim. Este é meu problema. As coisas funcionam melhor com certa raiva. A raiva é bom quando você está ciente dela. Ela deve durar somente o tempo em que dura uma linha traçada na água. Alguns carregam a raiva do dia anterior, do mês anterior, ou de dez anos atrás. A mente sofre. Livre-se da raiva, da frustração, inveja ou cobiça. A meditação ajuda nisso. Pranayama, Sudarshan Kriya e ioga são as respostas.

P: Qual é o lugar do pensamento em uma mente livre?

Sri Sri Ravi Shankar: De onde vem o pensamento? Ele vem de uma mente livre ou de uma mente não livre? Os pensamentos não são livres. Então você respondeu a pergunta. Livre sua mente de pensamentos por alguns momentos. Quando você está surpreso, chocado, apaixonado, em samadhi, em meditação ou em sono profundo, sua mente está livre de pensamentos. Daí você se energiza.

P:Como fazemos para localizar a “abelha rainha” dentro de nós mesmos?

Sri Sri Ravi Shankar: Medite, medite, medite, medite e medite.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s