A vida se torna pura quando existe dedicação

Continuação do último post…

P. Guruji, que importância, se existir alguma, devemos dar ao que dizem os especialistas, astrólogos e videntes sobre o nosso futuro?

Sri Sri: Consuma com uma pitada de sal. Pegue leve, tudo vai mudar. Você sabe que não precisa acreditar em cem por cento do que seu astrólogo diz. Astrologia é uma ciência mas nem todos os astrólogos são cientistas. Você deve consumir com uma pitada de sal. Pode mudar também.

P. Querido Guruji, eu tenho dado uma percentagem da minha renda para melhorar a sociedade nos últimos vinte anos. Você pode elaborar sobre a idéia e o poder da caridade como prática espiritual? Amor e gratidão!

Sri Sri: Sim, sim retribuir à sociedade é muito importante. Você sabe, há um provérbio que diz “o arroz fica purificado com uma gota de ghee1“. Você sabe, ghee, manteiga, um pouco de gordura. Era uma prática na Índia, mas não tinha nenhuma base científica para isto. Mais tarde, quando nós falamos com um médico, ele disse que é bom ter uma colher de ghee, manteiga clara, no arroz, pois previne diabetes. Sabe porque? Arroz ou qualquer comida, amido ou carboidrato, se digere rapidamente, mas leva uma pouco mais de tempo se tiver um pouco de gordura. Isto faz com que você tenha menos chance de ter diabetes ou problemas cardíacos. Logo, o cardiologista disse “é necessário ter um pouco de gordura com carboidratos para que ele fique complexo para digerir. Eu digo: “olhe, isto foi dito há milhares de anos.” Eles disseram: “arroz fica purificado com uma gota de ghee.” Do mesmo jeito, o dinheiro se purifica pela caridade. Quando você dá uma porção do que ganhou para uma boa causa, o resto do dinheiro fica puro. Da mesma forma, a mente fica pura com meditação, o corpo fica puro com o banho, uma chuveirada, a mente fica pura com prana, pranayama e meditação, o intelecto fica puro com conhecimento, com sabedoria. Veja, o que estamos ouvindo nos deixa puro. Há algo que acontece em você quando você está ouvindo conhecimento ou lendo Ioga Vasistha. Certo? Você ouve o Ashtavakra e um ‘uau’ brota de dentro. O conhecimento faz o intelecto puro. E a vida fica pura quando há dedicação.

P. Querido Guruji, muitos de nós no caminho espiritual desejamos autorealização não apenas para nós mesmos mas também para a sociedade toda. Tal sociedade iluminada já existiu neste planeta? É utópico desejar-se isto para a nossa sociedade no futuro?

Sri Sri: Você deve desejar uma utopia, você deve ter um sonho. Você sabe, o que você pensa que é impossível você deve sonhar e transformar em possível.  Nós fizemos uma vila assim na Índia. Havia um vilarejo notório, notório no sentido que ninguém ia ao vilarejo após as cinco ou seis da tarde, por causa dos assaltantes, ladrões, crimes e muitos problemas. Este vilarejo foi adotado por um dos nossos professores e, você sabe, no que ele transformou aquele lugar todo em três meses? Inacreditável! Ele conseguiu que todos fizessem o curso. Agora, todos no vilarejo, jovens e velhos, cantam e dançam no satsang todos os dias. Eles fizeram uma regra para todos que fumarem ou beberem serão multados. Então, o vilarejo está livre do fumo e de bebidas, a vila toda ficou orgânica e eles tem uma loja sem vendedor. Eu também comprei um CD desta vila. Na minha última viagem, Swami Pragyapalji me disse que nós tínhamos tal vilarejo e que havia uma loja sem vendedor que funcionava muito bem. As pessoas pegam o que precisam e colocam o dinheiro na cesta. As pessoas ficaram surpresas que os vilarejo tem funcionado assim nos últimos dois anos e meio. Uma loja sem vendedor e ninguém rouba. E eles removeram as trancas das portas. Nenhuma porta tem tranca, nenhuma casa tem tranca; e se tornou uma vila autosuficiente. Tem água pura para beber e as casas são pintadas de cor de rosa. Todo mundo escolheu a cor de rosa nas paredes como símbolo de unidade. Tanto o governo da Índia e quanto o governo de Maharashtra deram a este vilarejo prêmios em dinheiro chamando-a de vilarejo ideal.  Então, um professor, se você pudesse imaginar algo que se acredita ser utópico, ele fez ser possível.

Após ver isto, 180 vilarejos estão na direção de se tornarem vilarejos ideais.

Em Nova Delhi, alguns voluntários pensaram em limpar Delhi para os jogos asiáticos que se aproximam.  Na Índia, há muito lixo aqui e ali, as pessoas não mantém as ruas limpas. Eles pegam as coisas e jogam na rua. Então, eles começaram com esta idéia de limpar Delhi. Eles pensam em esquecer o governo, pois todos culpam o governo. Você não pode imaginar o que um grupo de alguns voluntários da ‘Arte de Viver’ conseguiram! Eles inspiraram milhões de pessoas a comparecerem com vassouras, pegarem os sacos plásticos  para separarem o lixo e limparam a cidade toda. Eles juntaram um milhão de voluntários numa cidade de 15 milhões de pessoas e estão fazendo isto desde 12 de setembro. O governo de Delhi, que nunca cooperou com ‘Arte de Viver’, no sentido que eles nunca comparecerem em nenhuma de nossas funções, de repente acordou e decidiu ajuda-los. Agora, o governo anunciou que um grande trabalho foi feito pelos voluntários da ‘Arte de Viver’.

Então, você deve pensar, planejar e sonhar o que você realmente quer. Isto pode não acontecer de imediatamente mas você poderá alcançar.

P. Como eu enfrento e supero os desejos físicos?

Sri Sri: Isto depende em qual a sua idade. Se você é um adolescente ou recentemente saído da adolescência, é bem natural. Não há nada que você possa fazer sobre isto.  Mantenha-se ocupado. Se você tiver muito tempo livre, apenas sexo ocupará sua mente. Você reparou que durante os exames ou quando você está muito ocupado ou você tem um desafio, ou quando você viaja para participar de algum esporte ou quando sua mente está ocupada e entretida, o sexo não é tão importante, tão constrangedor. Mas quando você está livre, é quanto toma controle. Agora sexo não é mau. Um tipo de sexo é quando você tenta satisfazer e se você não se satisfaz, há outro tipo que começa a acontecer. Tantas distorções e tendências surgem na mente. A melhor coisa é fazer pranayama. Pranayama ajuda. Depois, observar sua comida ajuda. Se você come muito, tem muita energia e precisa extravasá-la em algum lugar. E se você não é criativo, definitivamente vai pelo outro caminho.  Assim, vá com cuidado na comida. Diz-se que se você não pode controlar sua língua, você não controlará nunca sua genitália, porque língua e genitália são conectadas. Sexo e comida são muito conectados. Então, sua obsessão poderá ser controlada se sua alimentação for mais leve e em quantidade moderada. Pranayama pode ajudá-lo a controlar tendências excessivas. Música e dança ajudarão. Alguma arte criativa, pintura, escrever histórias e apreciar beleza ajudarão. Quando você está mais feliz, a inclinação para o sexo é menor. Mas se você está infeliz e inquieto a inclinação para o sexo é bem maior. Por todas estas coisas e se mantendo ocupado, você poderá navegar através dessa fase difícil. Porque quando você cede, mais tarde você não vai gostar, e não fazer sexo nos deixa desequilibrado. Você está numa espécie de limbo. É muito difícil na adolescência; não há muito jeito a não ser se manter muito, muito ocupado. E então, vem a crise da meia idade! Estou analisando todos os diferentes grupos de idade, quando se tem que superar todos estes obstáculos. Se nada disto funcionar, apenas espere pelo tempo. Quando você envelhecer, irá simplesmente desaparecer. Você sabe, o tempo cuidará disto. Quando você tiver 60, 70 ou talvez 80, em algum momento deixará. A mente, algumas vezes, ficará fria. O menos então alguma coisa acordará de dentro.

P. Porque nós temos que morrer e renascer de novo? De que adianta?

Sri Sri: Bem, “Ground hug day!” (Dia da marmota!)

1ghee: manteiga líquida (Índia Oriental)

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s