O centro de gravidade do corpo é o plexo solar e o centro do universo é o sol.

15 de Julho de 2010 – Ashram de Montreal, St. Mathieu du Parc, QC
P: Uma pergunta de alguém sobre o curso ART Excel: Quando a polícia ou algum militar atira ou mata alguém na guerra, isto conta como seu carma bom ou ruim?
Sri Sri Ravi Shankar: Tomemos o policial.  A polícia está fazendo seu trabalho de manter a paz na sociedade, assim isso não é uma coisa ruim.  Nas Forças Armadas, aquele que está cumprindo ordens está apenas fazendo seu trabalho.  O homem que dá as ordens adquire o carma.
P: Por favor, você poderia falar sobre a ligação do nosso plexo solar e do sol?  Como reforçar a ligação, fortalecer nosso sistema nervoso e aumentar nossa imunidade?
Sri Sri Ravi Shankar: Pranayama e meditação.  Basta saber que há uma conexão.  Você está conectado ao ar por todos os lados.  Sabendo ou não, a conexão existe. O centro de gravidade do corpo é o plexo solar e o centro do universo é o sol.
P: Até 18 meses atrás eu nunca acreditei na espiritualidade.  A Arte de Viver mudou o meu pensamento e causou um impacto em minha vida.  No entanto, há algo que falta em minha vida e eu não sei o que é.  A prática diária me ajuda a sorrir sempre, mas ainda há insatisfação dentro de mim.  Por favor, me diga como me alegrar a partir de dentro também.
Sri Sri Ravi Shankar: Alguns cursos de aperfeiçoamento (algumas meditações vazias e ocas).  E ouvir Ashtavakra Gita.
P: A sua missão de elevar o mundo fica pesada às vezes?  Se for assim, o que ajuda?
Sri Sri Ravi Shankar: Todo o seu trabalho ajuda.  Quando você escrever e falar sobre isso.  Precisamos superar o preconceito no mundo.  É muito trabalho, mas precisamos superar esse obstáculo.  E todos vocês podem ajudar.  Todos podem ajudar na redução do preconceito.
P: O Bhagavad Gita está muito perto do meu coração mas  tem uma passagem nele que me confunde.  É quando Arjuna deseja fugir da batalha e renunciar ao mundo.  Mas Krishna incita-o a cumprir o seu dever de ficar e lutar. Como entender este conselho com base no princípio da não-violência, um conceito também central para Gita?  Isto seria similar à noção de uma guerra justa no cristianismo e na teologia islâmica?
Sri Sri Ravi Shankar: A verdadeira essência do Gita é agir sem estar ligado à ação.  É tudo sobre ioga, não é sobre guerra, mas sim sobre sua atitude.  Quando você se depara com uma situação como a guerra, como você faz?  A pior situação da vida é quando você tem que enfrentar uma guerra e quando você tem que lutar não  contra um inimigo, mas contra alguns de seu próprio povo.  Quando você tem que lutar contra seus próprios irmãos e irmãs, como você lida com a situação?  É fácil lutar contra um inimigo, alguém que você não gosta.  Mas lutar contra alguém que faz parte da sua própria família é a pior coisa.
Se você pode controlar sua mente no pior cenário, então você pode se manter bem em qualquer situação.  A essência do Gita não é guerra, mas sim este exemplo extremo de como você pode controlar a mente, a consciência, a si mesmo.  Perícia em ação é ioga.
Um conhecimento similar foi ensinado por Ashtavakra, no palácio. O estado de Ashtavakra era quando seu espírito estava muito alto e você queria libertação.  O estado de Arjunas era quando seu espírito estava muito baixo, totalmente desesperado, completamente quebrado e deprimido.  Nesse momento ele recebeu o mesmo conhecimento do Ser no Bhagavad Gita.
P: Eu tenho uma pergunta sobre carma.  Podemos eliminar o carma passado? Um guru pode acabar com nosso carma?  Podemos começar de novo?
Sri Sri Ravi Shankar: Sim.
P: É humanamente possível amar o Divino, tanto quanto o Divino me ama?  Eu quero amar o Divino mais e mais, mas este estúpido ego, a mente e o corpo me atrapalham.  Como não deixar que isto me atrapalhe?
Sri Sri Ravi Shankar: A natureza do amor é tal que ele sempre sente que não é bastante, não é suficiente.  No amor, você nunca vai achar que já tem tudo, que isso basta.  Quando você está apaixonado você acha que deve fazer mais, dar mais e amar mais.  É a sensação de querer mais, de estar incompleto.  É por isso que o amor é infinito.  Infinito não tem fim, não tem limite – mais e mais, nunca entediado.  Tédio significa fronteira.
P: Ouvi você dizer e também acredito fortemente que Deus está em toda parte.  Quão importante é fazer Puja, ou ir a um lugar de peregrinação como Rishikesh, ou tomar um banho em lugares sagrados?
Sri Sri Ravi Shankar: É como você comer em casa e às vezes você ir a um restaurante também.  Você não vai a um restaurante porque não tem comida em casa.  Tudo está em toda parte e você aprecia os sabores igualmente.
P: Você pode explicar o significado de acidentes e doenças em nossa vida?  O que significa quando eles continuam acontecendo conosco, mesmo quando cuidamos de nós mesmos, como vindo para este curso?
Sri Sri Ravi Shankar: Veja, se você vem ao curso ou vai às compras, é o mesmo.  Se você não parar no sinal vermelho ou parar no sinal verde, alguém vai bater em você.  Eles não veem você.  Quando você ou alguém não cumpre as regras do trânsito, você fica em apuros.  Você não está isolado, você está em conexão com muitos outros fatores na vida.
P: Você pode dizer algo sobre anjos? Eles existem?
Sri Sri Ravi Shankar: Sim, eles existem.  Os anjos são tão cheios de boas intenções, eles são muito benevolentes.  Eles existem não só nos corpos físicos sentados aqui, mas em outros corpos etéreos também.
P: Eu tenho uma forte tendência para voltar-me para o futuro.  Sempre planejando, imaginando e tendo expectativas para o futuro – claramente isso não me serve.  Apesar dos meus esforços, eu não consigo me livrar desta tendência.  Por favor me aconselhe.
Sri Sri Ravi Shankar: Mais conhecimento e meditação.
P: Como uma pessoa jovem, penso em como envelhecer.  No entanto, um dos meus maiores medos é algumas das doenças mentais que afligem os idosos.  É possível para condição humana transcender essas doenças?  Em caso afirmativo, quais são os passos que devemos tomar para conseguir isto?
Sri Sri Ravi Shankar: Você já está fazendo as coisas certas – Este conhecimento, este caminho, ioga.  Ao  envelhecer, continue a praticar ioga, ter alimentação adequada, bom descanso, boa atitude na vida e ioga.
P: Existe vida em algum outro planeta do universo?
Sri Sri Ravi Shankar: Sim, existe.
P: Por favor, você pode falar alguma coisa sobre Sri Aurobindo –  qual foi sua mensagem e vida?
Sri Sri Ravi Shankar: Sabe, quando você pergunta sobre Sri Aurobindo, você já sabe a resposta.  Ele queria que mais e mais pessoas meditassem.  Assim, a semente que ele semeou significou um maior acesso à consciência coletiva.  Isto está acontecendo agora.  Naquele tempo seu pensamento parecia chato, embora poucas  pessoas francesas realmente o seguiram.
“Aquilo que você não pode expressar é o Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é a Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “
~ Sri Sri Ravishankar
Deixe um comentário

