Apenas sorria. Viva a vida como ela vem

O que Sri Sri disse hoje:

10 de julho, Vancouver, Canadá:

Nenhuma técnica funciona de verdade (risos). É você quem faz com que ela funcione. A isto se chama shraddha. Shraddha pode ser aproximadamente traduzido como fé. Quando sua intenção e ação estão lá, a manifestação acontece. Se sua intenção não existir, não vai adiantar. Sudarshan Kriya funciona porque tem uma intenção por trás. Para qualquer coisa funcionar é necessário ter intenção e atenção. Então a manifestação acontecerá.

Agora faremos um pouco de pranayama. Vamos começar com respiração de narina alternada. Verifique suas narinas. Você sabe, quando a narina esquerda está ativa, o lado direito de cérebro está ativo. E vice-versa. O lado direito do cérebro é música. O lado esquerdo é lógica. Então, aqueles que tem a o narina direita ativa, me entenderão melhor. Se ambas estiverem ativas, você está meditando. Todavia, se apenas a narina direita está ativa, a meditação não acontece. Seu estado muda sempre que você abre ou fecha os olhos. Após comer, a narina esquerda deve dominar. Quando a narina direita funciona, o metabolismo fica 50 por cento maior. Quando a esquerda está funcionando, nosso metabolismo é mais lento.

A narina ativa muda porque elas vivem em um oceano de prana (energia). A respiração se move da direita para a esquerda, dependendo da situação. Se você está dirigindo em volta de uma igreja, templo ou qualquer lugar de oração, ambas as narinas ficarão ativas. O prana do corpo e do espírito é mais elevado nestes lugares. Quando as pessoas estão em devoção completa num lugar de oração, isto acontece. Quando você se encontra com um guia espiritual, isto acontece, suas narinas ficam ativas. Quando você se encontra com uma pessoa espiritual, sua própria voz lhe dirá.

P. Guruji, por favor me promete que você virá a Vancouver todos os anos!

Sri Sri: Você sabe, meu ano tem 700 dias. (risos)

P. Quando nós meditamos, você diz para não fazermos nenhum esforço, mas uma parte de você quer colocar esforço, porque há um sentimento que não há nada para fazer. O que fazer com isto?

Sri Sri: Faça bhastrika, asanas. Coloque esforço nisto. Quando você se senta para meditar, você não precisa fazer nenhum esforço. Para pegar um trem você precisa fazer esforço, mas uma vez que você está dentro do trem com sua bagagem, você não precisa ficar correndo dentro. Isto não o fará chegar mais rápido ao seu destino. Uma vez que você embarcou, você  deve apenas relaxar. Da mesma forma que num vôo, todas as poltronas chegarão ao destino ao mesmo tempo.

P. Como controlar o desejo?

Sri Sri: Viva no agora. O desejo é querer que ser feliz amanhã. Seja feliz e alegre agora. Como uma criança, se você lhes perguntar o que eles querem, eles dirão que não querem nada. Porque eles estão felizes no ‘agora’.

P. Guruji, você pode ver a aura das outras pessoas?

Sri Sri: Isto é uma grande coisa? Você também pode ver.

P. Como se livrar da fadiga e dor de cabeça?

Sri Sri: Ioga e pranayama.

P. Como você sabe se uma resposta está vindo de dentro ou da mente racional?

Sri Sri: Não há critério. Quanto mais calma e serena e mente é, a resposta certa virá para você.

P. Como se pára o fluxo de pensamentos negativos?

Sri Sri: Os pensamentos negativos são devidos a três razões. Se sua circulação sanguínea não é boa, se o sistema linfático não está ok ou se seus intestinos estão irregulares. Em todos esses casos, há pensamentos negativos. Você pode fazer uma dieta de frutas e limpar seus intestinos. Então, pranayama ajudará. Tome Triphala (um suplemento ayurvedico) por uns dias. Faça ioga e pranayama e meditação. Você irá ver a diferença. Sadhana em grupo também ajudará.

P. Os pensamentos são internos ou externos?

Sri Sri: Os pensamentos estão na mente. A mente está a sua volta. Ambos dentro e fora.

P. Porque nós choramos em frente de Deus e como nós podemos ficar mais próximos de Deus?

Sri Sri: Você se sentirá melhor quando você libera as lágrimas. As impressões se vão. Você não precisa fazer nenhum esforço para ficar mais próximo de Deus. Deus é a coisa mais próxima de você. Não há como escapar de Deus! Seja quem você for, bom ou mal, Deus está a sua volta. Como tem ar a sua volta. Esteja você acordado ou

dormindo, o ar está a sua volta. Quando você sente calor, você pára em frente de um ventilador.  O ventilador está apenas soprando o ar que já está lá. Satsang é como um ventilador. O Mestre é como o ventilador. Apenas então você sente o sopro do ar.

P. Por favor, explica o significado de Sat Chitananda.

Sri Sri: Sat é “que existe”. Chit é “que sabe.” Ananda é “bem aventurança.”

P. Como se pode superar problemas de infância?

Sri Sri: Eles já se foram. Se você pensa que eles ainda estão na mente, apague-os. Desliga a dor da memória. Mas se você se esforçar em fazer isto, você trará a memória de volta. Todavia, durante a meditação você sente a dor como uma sensação e não conectada a um evento. No curso da Arte de Viver, durante a Meditação Vazio e Oco, você observa a sensação de dor. A primeira experiência da vida foi dor, sair do útero da mãe através de uma passagem tão estreita. Antes você está em bem aventurança. Você não precisava nem comer. De repente, a água vazou e você saiu chorando. Você já reparou na expressão no rosto de um recém nascido?  É como se eles tivessem acabado dez horas de trabalho duro! A primeira experiência é de dor. Então a criança olha nos olhos da mãe e a mãe sente o amor. Não veja dor como um evento.

P. Como se pode lidar com a ansiedade da separação?

Sri Sri: Respiração Ujjayi. Você está no oceano da respiração.

P. O que acontece a um relacionamento quando alguém morre?  Ela acaba ou continua na próxima vida?

Sri Sri: As duas alternativas são possíveis. Alguns acabam e outros continuam na próxima vida.

P. Como nós podemos deixar o sim e não na mente?

Sri Sri: Apenas sorria. Receba as coisas como elas vierem.

P. É nossa responsabilidade dar luz a uma criança? Ou podemos deixar isto na mão de Deus?

Sri Sri: Se você sente que quer uma criança, tente tê-la. Simples. Mesmo este pensamento de ter uma criança pode vir do pensamento universal.

P. Como se pode ficar comprometido sempre?

Sri Sri: Você quer uma resposta? Você está comprometido em obter uma resposta? Deixe-me ver por quanto tempo você tem esse compromisso. Você sabe, não há nada como um compromisso. Não funciona desta forma. De tempos em tempos você assume compromissos na vida. Isto é parte da nossa natureza. Se você está fraco, você deixa seu compromisso todos os dias. Se você está forte, você fica com ele. Como se tornar forte? Com Pranayama e meditação.

P. Porque as pessoas meditam? Está bem dormir durante a meditação?

Sri Sri: Está certo a não ser que seu ronco atrapalhe os outros! (risos). Meditação é descanso profundo. O que é samadhi? É o equivalente a milhões de anos de descanso. Se você medita mesmo por um segundo e dorme antes e depois, não se preocupe. Mesmo se for sono profundo. Que é que tem?

P. Por favor fale sobre perdão em relação a nós mesmos e aos outros.

Sri Sri: Não o faça se for difícil. Vai pelo jeito mais fácil. Se for difícil perdoar, nunca perdoe. Se for fácil guardar rancor de alguém, fica assim a vida toda. Neste caso, você deve ser feliz assim. Você consegue ser feliz guardando rancor de alguém? Se alguém fez um erro, é problema dele, não seu. Você apenas deve seguir o jeito mais fácil.

A luta é que nós queremos perdoar mas nós não podemos. Nós devemos olhar a todos os culpados como vítimas.  Se a pessoa foi injusta com você, claramente ele não estava feliz. De outra forma, ele não o teria feito. Ele não era tão refinado num culto quanto você. De quem é o erro? Se esta pessoa fosse iluminada ou tivesse conhecimento, ele não faria isto. Então, tenha compaixão.

P. Por favor, fale sobre violência doméstica e como se convive com isto.

Sri Sri: Tanto a violência doméstica e quanto a social vêm do estresse. Nós nunca ensinamos as pessoas a cuidar do estresse. A ninguém é dado conhecimento espiritual. Você não acha que este ensinamento sobre meditação e Sudarshan Kriya deveria atingir a todo mundo? Este conhecimento de não violência devia atingir a todos. Nós temos que levar este ensinamento para as pessoas de alguma forma. Você não deve tolerar a violência doméstica.  Eduque as pessoas. Coloque 100 por cento para trazê-los para meditação e conhecimento. Através disto, você verá como as atitudes deles mudarão. Há um vilarejo de 700 famílias na província de Nanded , na Índia. Ele tinha os desafios normas de um vilarejo – álcool, débitos, etc. Um professor da “Arte de Viver” assume o desafio e começa a ensinar a pequenos grupos. Em alguns meses, uma grande mudança no vilarejo. Hoje todos se reúnem a noite para cantarem juntos. Ninguém bebe ou fuma. Não há crime. Há uma loja no vilarejo que opera na confiança, sem um lojista. Tem operado desta maneira há três anos, sem nenhum roubo.  O vilarejo inteiro é orgânico. Ninguém está desempregado. Não há cadeados nas portas em todo o vilarejo. Todas as casas são pintadas de cor de rosa, para mostrar unidade. Eles são auto-suficientes e amigos do meio ambiente. Eles receberam o prêmio  de “Vilarejo Ideal”. Cento e oito vilarejos de Karnataka e ao todo 500 vilarejos estão seguindo este modelo.  Todas as pessoas fazem pranayama.

É necessário fazer-se muito. Nós temos 140 escolas em áreas que não tem estradas nem eletricidade. Nós temos um grande número de crianças estudando nestas escolas. Elas recebem aulas de graça. A primeira geração de alfabetizados atingiram ótimas notas na escola.

O presidente do Banco Mundial nos perguntou porque nossos projetos são bem sucedidos. Eu expliquei que não é sempre por dinheiro. Amor e energia espiritual também fazem os projetos bem sucedidos.

P. Como se faz com o medo da morte?

Sri Sri: Se você se isola e pensa somente em si próprio, você terá medo da morte.  Uma vez que você estiver fazendo trabalho voluntário, não terá medo da morte. Os terroristas são comprometidos com algo, por isto eles não têm medo da morte. Se você quiser fazer o bem para os outros, seu compromisso cuidará deste medo.

P. Qual o seu conselho para as pessoas do planeta Terra? Como nós viveremos daqui a 50 -100 anos, nós teremos ar limpo para respirar?

Sri Sri: Cuidar da natureza, como as comunidades nativas adoravam a natureza. Honrar o meio ambiente. Em um lugar na Índia, se você cortar uma árvore você ter que prometer que vai plantar cinco, do mesmo tipo nos próximos 40 dias. Há todo um ritual na qual quem corta uma árvore fala com ela, explicando que ela será útil para nós. Nós temos que cuidar da natureza, não explorá-la.

P. O que fazer se você ama alguém mas a outra pessoa não o ama o suficiente?

Sri Sri: Não lhe pergunte “você realmente me ama?”  Pergunte-lhe:  “porque você me ama tanto?” Diga-lhes que elas o amam tanto, que “eu penso que não mereço.” Você tem que seguir nesta viagem e fazer tudo com estilo. Qualquer problema na vida deve ser tratado com estilo.

A vida toda é um jogo. Não é uma luta. Nada pode destruí-lo. Você é uma gota de imortalidade, uma gota de algo imortal. Seu espírito é eterno. E está certo se isto não parece claro para você agora. Eu apenas direi o que eu sei e algum dia você poderá se certificar. Não tenha medo de nada. Nós não temos escolha.

P. Como você conseguiu montar três centros no Paquistão?

Sri Sri: As pessoas do Paquistão são muito boas. Eles apenas fazem o Sudarshan Kriya. Nós temos professores lá. Quando você está preso em conceitos, você está limitado. É quando você tem uma experiência que você amplia seu horizonte.

P. Por favor fale sobre o que acontecerá em 2012.

Sri Sri: O ano de 2012 é uma fascinação. Se tornou uma sensação. Nenhuma notícia é boa até que se torna uma sensação. Nós teremos mais trabalho para fazer. As pessoas se tornarão mais espirituais. Se tornará uma necessidade e não apenas um moda. A era de ouro já está aqui.

Eu penso que agora eu disse tudo. Muitas coisas podem ser ditas sem palavras. Algumas coisas não podem ser ditas com palavras e algumas não podem ser ditas mesmo sem palavras. Mesmo que você diga, você pode não alcançar.

Você tem tanta sorte! Lembre-se destas palavras quando você for para casa. Você tem muita sorte. Você é tão fantástico e lindo! Lembre-se deste conhecimento. Espalhe alegria e sorrisos. Diminua as preocupações e traga mais alegria a vida de todos. Você faz este trabalho e deixa o Divino tomar conta de você.  Sorria para todos.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s