A melhor coisa na vida é ter equilíbrio entre emoções e intelecto

P: Como posso festejar quando me sinto cansado com o serviço?

Sri Sri Ravi Shankar: Isso significa que você não completou seu serviço. E quando o serviço é feito com o espírito de celebração, então ele não lhe cansa nem desgasta.  Veja, você está muito entusiasmado nestes dois ou três dias, mas não vejo nenhum de vocês cansado.  Você ganha muito silêncio com a meditação e você deveria cuidar disso.  Deve haver moderação na atividade, moderação na conversa, moderação em tudo.  Não faça nada de mais.

P: Guruji, temos tudo na vida mas mesmo assim, um sentimento de insatisfação permanece com desejos insatisfeitos, o que realmente causa dor às vezes. Como lidar com isto?

Sri Sri Ravi Shankar: Você já fez o curso básico.  O que você aprendeu no curso básico? Que às vezes temos fracassos e às vezes temos sucesso na vida, e temos que aceitar ambos.  Nunca ficamos satisfeitos com um fracasso, ele causa dor apenas.  Então o que fazer nesse momento?  Existem dois métodos: “e daí?”  e “então tá”!  Então você tem esses truques para lidar com a situação!

P: Guruji, eu fiz o serviço hoje e devo admitir que eu servi apenas para chamar a sua atenção.

Sri Sri Ravi Shankar: Não se preocupe! Sabe,  não sinta-se culpado de servir para chamar atenção.  Pelo menos você fez serviço! À medida que você for avançando, você vai melhorar.  Muitas vezes as pessoas também fazem perguntas só para chamar atenção, eu sei disso!  Mas não deixe que fazer as coisas para chamar atenção vire um hábito, faça por ambos.

P: Ouvimos você dizer que recebemos bênçãos abundates aqui, mas o quanto delas podemos receber depende totalmente da capacidade do nosso reservatório.  Assim, há uma maneira de aumentarmos a capacidade ou o tamanho do nosso reservatório para recebermos mais bênçãos?

Sri Sri Ravi Shankar: Ioga aumenta sua capacidade, suas habilidades.  Ioga, Pranayama, Dhyan – todas as coisas que você está fazendo aqui aumentam sua capacidade e suas qualidades.  Serviço faz isso também.

P: Como deve ser a respiração? Longa e profunda, ou tranquila e lenta?

Sri Sri Ravi Shankar: Você deve tomar longas e tranquilas respirações, às vezes.  Quando você toma respirações longas e profundas, elas lhe dão o prana, enquanto respirações lentas e tranquilas trazem descanso e meditação.

P: No mundo moderno, muitos sofrem de diabetes que não pode ser curada completamente com medicamentos alopáticos.  Ela pode ser curada por ioga?

Sri Sri Ravi Shankar: Alguns tipos de diabetes podem ser curados com a combinação de Ioga e Ayurveda, mas elas podem não funcionar em determinados tipos de diabetes. Aqui no Centro de Pesquisa, o Dr. Vedamurthacharya tem realizado algumas pesquisas e já publicou 43 artigos sobre elas.  Você pode falar com ele.  Ele testou mais de 1000 pessoas diabéticas, que depois de fazerem Sudarshan Kriya e seguirem uma dieta adequada, venceram a diabetes.

P: Sempre luto por cada trabalho e não consigo resultados satisfatório.  O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Por que você tem que colocar essas idéias na cabeça: “Tenho que lutar por tudo e não consigo resultados satisfatórios”? Você só coloca esse tipo de afirmação em si mesmo, entendeu?  Pode ter sido assim em algum momento do passado, mas não poderá ser assim no futuro.

P: O que devo fazer para aumentar a concentração?

Sri Sri Ravi Shankar: Faça mais cursos avançados.

P: O que devo fazer para obter a iluminação? Eu quero a iluminação, eu quero ver Deus.

Sri Sri Ravi Shankar: Você quer a iluminação?  Você quer ver Deus?  Faça o serviço e relaxe!

P: Eu faço Sadhna todos os dias, mas eu quero ficar com você o tempo todo. Quando vejo outras pessoas falando com você, eu fico alucinado achando que você está falando só para mim.  Às vezes eu sinto que qualquer gesto seu funciona e me sinto bem, mas hoje ao encontrar nosso grupo inteiro, você nem sequer me viu ou olhou para mim.  Então, não sei se isso é obsessão. Como faço para superar isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Olha, no momento em que sabe que é obsessão, você já superou isto, certo?  Portanto, tudo bem em chamar atenção de vez em quando, mas você não precisa chamar atenção o tempo todo.  Seja feliz, centrado, continue fazendo serviço, Sadhna, satsang.  Não se sente e analise: “Isto foi devoção ou alucinação?”  Análise torna isto ainda pior. Basta ser natural, seguir em frente e aceitar as coisas como elas acontecem, ok? Entendeu?   Veja, nós sempre temos o que precisamos.  Devemos manter este princípio básico em mente e continuar caminhando.

P: Acho que Guruji está me pedindo para fazer qualquer trabalho que faço.  Isso funciona, mas tem dificultado a minha vida normal.

Sri Sri Ravi Shankar: Você deve ter equilíbrio – ouça sua voz interior, seu sentimento profundo, e então use sua força interior no resto do tempo.  “Ioga maya” é como chamamos aquilo que lhe atrapalha.  Às vezes, “ioga maya”vem na mente e diz coisas que não são corretas também.  É por isso que não devemos perder a nossa capacidade intelectual, enquanto ordenando e entendendo a dimensão interior da consciência.  Este estado aconteceu com Sri Ramkrishna Paramhansa também, e com muitas pessoas esclarecidas do mundo. A visão interior vem, uma voz vem.  Então, tenha equilíbrio.  Vá devagar com o intelecto e os sentimentos. Entendeu?  Seus sentimentos são tão importantes quanto seu intelecto.  Muitas pessoas sobrevivem apenas pelo intelecto e algumas sobrevivem apenas pelos sentimentos.  A melhor coisa na vida é ter equilíbrio entre as emoções e o intelecto, entre o coração e a mente.

P: Guruji, no Geeta, o que o Senhor Krishna quer dizer com o mundo sendo um jogo de gunas?

Sri Sri Ravi Shankar: Se começarmos a falar sobre o Geeta, vamos demorar muito.  Assim, não vamos falar agora.  Leia novamente.  Às vezes, você lê e entende tudo  imediatamente, e às vezes você lê centenas de vezes e então entende a mesma coisa.

P: Às vezes eu me sinto bem e às vezes mal. Como equilibrar?

Sri Sri Ravi Shankar: Mantenha o silêncio durante alguns dias e depois coisas certas essenciais vão surgir.

P: Tenho feito sudarshan kriya nos últimos 6 anos e vivo uma vida totalmente nova em termos de superar emoções negativas, etc. Mas tenho um pequeno problema de esquecer as coisas, minha memória não é tão boa agora como ela costumava ser.  Como lidar com esse problema ou eu devo apenas esquecê-lo?

Sri Sri Ravi Shankar: Você deve tomar medicamentos ayurvédicos – brahmi e shankhpushpi, conforme sua idade.  E os hábitos alimentares que temos em nosso país não são bons para a manter a memória, porque comemos muito amido, muito carboidrato e poucos vegetais.  Então, mude sua dieta. Ingira mais proteínas, legumes e frutas, e alguns suplementos  ayurvédicos como o brahmi, etc. Isto, junto com seu pranayama e ioga, vão melhorar a memória.

P: O senhor diz que a escolha é nossa e as bênçãos são suas.  Há dois ou três anos que não consigo decidir a minha carreira.  Eu assumo postos de trabalho e depois saio.  Você pode escolher uma carreira para mim?

Sri Sri Ravi Shankar: Qualquer carreira que você escolher, depois de algum tempo você pode sentir: “oh, esse não é o caminho certo”.  Pessoas que se tornaram médicos dizem:  “Deveríamos ter sido engenheiros”. Aqueles que são engenheiros podem achar que deveriam ter sido advogados e ganhar dinheiro fácil!  Assim, cada profissão tem seu lado escuro.  É por isso que eu digo para você seguir adiante em qualquer profissão de sua escolha.  Eu escolher uma carreira para você?  De jeito nenhum!  Me recuso.  Você escolhe a profissão, eu dou a bênção.  Minhas bênçãos estão aí.

P: Guruji, o que é o tempo? Podemos modificar o tempo e sua velocidade?

Sri Sri Ravi Shankar: Tempo é a distância entre dois eventos ou acontecimentos.  Ele parece mais longo em momentos tristes e menores em momentos felizes. A sua velocidade pode ser modificada pelo silêncio.

P: No seu discurso sobre Narada Bhakti Sutra, você diz que tudo é ilusão.  Então, se tudo é ilusão, isto significa que não há necessidade de fazermos alguma coisa?

Sri Sri Ravi Shankar: Primeiro, ouça a conversa inteira.  Tirar conclusões após ouvir a metade ou uma fita não é aconselhável.

P: Sempre que lhe encontro, não me sinto satisfeito.  Sinto que você dá mais tempo aos outros do que a mim. Hoje, também na fila do darshan, você não me olhou e seguiu adiante.  E sempre que tenho oportunidade de falar com você, eu não sei o que falar!  Então eu penso, “Oh!  Eu esqueci de perguntar isso, esqueci de dizer aquilo “.  A análise começa na minha mente.  O que fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Como eu não posso ver você?  Eu não deixo de ver nenhum de vocês, vejo todos e cada um – todos que vêm me visitar na fila do darshan.  Tudo bem se você esquece de perguntar ou dizer qualquer coisa quando me encontra. Você disse isso agora, teve sua chance, certo?

P: Soubemos que Abhimanyu aprendeu um dos mais difíceis e diplomáticos atos de guerra chamado “chakravyuh”enquanto estava no ventre de sua mãe. Assim, é possível aprender alguma coisa enquanto no útero também?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, isso é verdade.

A melhor coisa na vida é ter equilíbrio entre emoções e intelecto

Um pensamento sobre “A melhor coisa na vida é ter equilíbrio entre emoções e intelecto

Deixe um comentário

