“Você continua através dos eventos, intocado por eles.

O que Sri Sri disse hoje

Vancouver, 10 de julho

Use 15 segundos para cumprimentar a pessoa próxima a você. Apenas se familiarize com a pessoa próxima a você. Nós transmitimos mais através da nossa presença do que com nossas palavras. Nossa presença transmite a realidade. A comunicação acontece através de vibrações. Nós frequentemente dizemos “eu não sinto boas vibrações”. É tão verdade! A verdadeira comunicação acontece através das vibrações. Eu posso ficar aqui falando por duas horas sobre amor e poderia não significar nada. Contudo, o simples olhar de um bebê diz tudo. Se você estiver estressado e com raiva, estas vibrações se comunicarão com os outros. Nem em casa, nem na escola, ninguém nos ensina a lidar com estas vibrações. Há um jeito. Veja a vida sobre uma perspectiva mais ampla. No seu corpo, há bilhões de células e nascem e morrem todos os dias. Quando você usa um esfoliante no rosto, ele remove as células mortas. Muitas células nascem e muitas morrem, mas você continua o mesmo.

Da mesma forma, veja o mundo como mudando sempre. Você continua através dos eventos, intocado por eles.  Você é um diamante. Nada pode mexer com você. Nada pode reduzir seu amor. Nós estamos acima de todos os incidentes.

Alguém pode elogiar ou condenar, mas nada pode tocar você. Você é como uma lâmpada incandescente, uma flor que está sempre perfumada. Você ainda está aqui? Parece um sonho mas é verdade. Você está conectado com todos no universo. Se as pessoas reconheçam ou não, você é o coração do universo, o coração desta existência. Isto é precisamente o que é espiritualidade. Reconheça que você é o centro de toda esta existência. Você não é o ego pequeno. Ao contrário, você é a consciência que não tem limites. É tão vasta! Toda criança tem isto desde o berço, mas de alguma forma nós nos fechamos nesta identidade limitada. Nós precisamos ver através do véu. Meditação é uma ferramenta importante para isto.

Estão todos aí? O que está acontecendo agora? Querem ouvir mais?

A verdadeira inteligência não é o que se comunica verbalmente. Você está comigo? A comunicação verbal é incidental. Ela apenas preenche as lacunas.

Meditação tem três regras de ouro a se seguir. Primeiro esteja relaxado e confortável. Nos 10 -15 minutos seguintes sente-se com o pensamento “eu não quero nada.” Entende? Se você disser “eu quero beber água”, você não está meditando. A segunda regra é “eu não faço nada.” Nos próximos 10 minutos, “eu não faço nada.”  Eu não quero nada, eu não faço nada. A terceira regra é “eu não sou nada.” Se você pensa que você é inteligente, esqueça. E se você pensa que é burro, está no mesmo barco. Se você pensa que é muito pobre ou muito rico ou muito sagrado, esqueça. Se você pensa que é um pecador, esqueça. Então, você não é nada! Você não quer nada, você não faz nada e você não é nada. Estas são as três regras de ouro para a meditação.

P. Num mundo cheio de inveja e ódio, como eu sigo um caminho de humildade e serenidade?

Sri Sri: Não rotule o mundo. Algumas pessoas são deste jeito, mas não preste muita atenção a elas. Siga em frente. Deixe que elas cozinhem na inveja delas. Está tudo certo. Aquilo em que você coloca atenção, crescerá. Manifestação segue intenção e atenção.

Em 55 anos de vida eu nunca disse nada de mal sobre ninguém.  É a minha natureza. No máximo eu teria dito burro. Eu nunca disse ou desejei mal. Se sua intenção é clara, eu lhe digo, você seguirá em frente. Se alguém é invejoso, o que fazer? Siga em frente. Sua atenção deve estar em algo mais elevado, no florescimento.

P. Eu tenho visto pessoas a sua volta crescerem além de suas capacidades. Como você os motiva e inspira?

Sri Sri: O presidente do Banco Mundial me perguntou a mesma coisa, “como todos os seus projetos são bem sucedidos?” Não é apenas o dinheiro, mas a intenção, a atenção e a clareza no trabalho. Se nós mudamos o jeito de olharmos as coisas, nós descobrimos que tudo vem de dentro. Se eles estão melhores por dentro, eles ficam melhores por fora. Você se transforma no agente da mudança.

P. Como alguém pode libertar o corpo da uma mente super-ativa?

Sri Sri: Sudarshan Kriya, meditação, alguma ioga e comida adequada pode cuidar disto.

P. Eu apenas quero agradecê-lo por todas as bênçãos. Porque eu choro sempre que vejo você?

Sri Sri: Oh, meu Deus, você está acabando com a minha reputação! Toda vez que as pessoas me vêm elas sorriem. Contudo, lágrimas de amor e  gratidão também são preciosas. Quando o coração se abre, ele traz lágrimas aos olhos.

P. Como se pode achar o propósito da vida?

Sri Sri: Fique calmo e ouça seu ser interior. Vocês todos tem telefone celular? O que precisam para que o celular funcione? Se não tiver chip, ele funcionará? Se tiver chip, mas você está muito longe, ele funcionará? Você precisa de chip, sinal e a bateria tem que estar carregada. Então, os três são necessários: bateria, chip e proximidade da torre. Mesmo que você tenha todos os três, se você não discar, vai funcionar? Você precisa disto tudo. A conexão espiritual é a torre. O esforço pessoal é discar e a meditação é carregar a bateria. Então nossas preces serão atendidas. Algumas vezes as preces não são atendidas. Porque?  Porque não tem chip. Você tem a habilidade de abençoar e atender os desejos dos outros quando a mente está serena.

P. Eu me sinto muito desconfortável na presença de algumas pessoas, mesmo que elas sejam desconhecidas. Porque isto acontece?

Sri Sri: Tenha isto com um exercício. Medite. Vá fundo em si mesmo. Você verá que o desconforto vai embora. Você dá muita importância a isto. Se você perceber que você é maior, as vibrações mudam. Quando você mudar, eles também mudarão.

P. Como você descobre o propósito da vida se você perdeu o seu respeito próprio?

Sri Sri: O ser não está perdido, então o respeito próprio também não. Vamos, acorde! Você é amado e aceito por tantos! Você é uma flor preciosa deste planeta. Faça algo útil. Não pense apenas em si mesmo.

P. O que causa a raiva?

Sri Sri: Seu desejo por perfeição é a causa da raiva. Deixe espaço para imperfeição. A perfeição é uma ação quase impossível. Apenas 95% de perfeição é possível na ação. Todavia, perfeição na palavra e na mente é 100% possível.

P. Qual a solução para a paz no Afeganistão?

Sri Sri: Lembre-se que haviam budistas lá. Os antepassados do Afeganistão eram pioneiros em ioga e meditação. Apenas percebendo isto, as pessoas ficariam menos fanáticas e mais mente aberta. Por pensar que apenas eles irão para o céu e todos os demais para o inferno, eles criam o inferno para os outros. Nós precisamos ter a mente aberta. Toda criança deveria saber um pouco sobre os Upanishads, sobre o Corão, sobre Guru Granth Sahib e assim por diante. O livro sagrado do Guru Granth Sahib, por exemplo, contém a essência de todo Upanishads. Então, é muito importante que toda criança saiba sobre o Guru Granth Sahib. Eles crescerão com um mente aberta. O sacrifício que os Gurus Sikh fizeram é impensável. Sem isto, ioga e meditação teriam desaparecido do planeta. Os Gurus Sikh viveram uma vida de sacrifícios. Eles protegeram o conhecimento de Brahma, o conhecimento universal. Toda criança deveria saber um pouco sobre isto.

P. Porque é difícil fazer meditação?

Sri Sri: Há três coisas para se começar um bom hábito: ambição, medo e amor. Primeiro se alguém diz que lhe dará um milhão de dólares para não perder a prática, você toparia? Você diria “eu farei cinco dias a mais só para garantir.” Se você prometeu ao seu amado que você não vai fumar, você manterá a promessa. Se o seu médico disser que você morrerá se não o fizer, então você também vai parar de fumar. Eu prefiro amor à ambição e ao medo. O Guru é um símbolo de amor e compromisso.

P. Como se ter um relacionamento bem sucedido?

Sri Sri: Eu posso dar conselho sobre isto.  Primeiro para as mulheres. Vocês estão prontas? Nunca pise no ego do seu homem. Nunca lhe diga que ele não serve para nada. Se você o fizer, ele não servirá. Sempre o elogie. Diga-lhe que ele é o melhor. Elogie.

Agora para os homens: nunca pise nas emoções da mulher e nunca comente sobre a família dela. Ela pode reclamar sobre a família dela, mas você deve ficar quieto. No momento que você se junta a ela, ela pode atacar você. Nunca pise nas emoções dela. Se ela quer ir ao shopping, dê a ela o seu cartão de crédito. As emoções precisam ser cuidadas.

Para homens e mulheres: eu aconselho a não pedir prova de amor. “você realmente me ama?” Imagine que peso é ter que provar que você realmente ama alguém. Mesmo se você sentir falta, você diz “porque você me ama tanto? Mesmo se a primavera tiver morrido, ela recomeçará. Apenas faça perguntas úteis. Nunca peça a alguém para provar o seu amor por você. Assuma que ama.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Um pensamento sobre ““Você continua através dos eventos, intocado por eles.

Deixe um comentário

