Esta consciência única trabalha em uma pessoa de um jeito e em outra de outro jeito

Domingo, 4 de julho de 2010     10:53

P. Outro dia você falou sobre os cinco elementos. Você pode dar alguma luz sobre os mesmos?

Sri Sri: O mundo todo é feito de cinco elementos. Nós honramos todos os cinco elementos.

Há uma grande tradição de honrar os rios. O rio não quer que você lhe ofereça flores ou frutas. Este não é o jeito de cultuá-lo. Também colocando esgoto ou lixo nos rios, como você pode dizer que o está cultuando? Cultuar significa honrar, e você pode honrá-lo uma vez que você pare de jogar esgoto, lixo, plástico nos rios. Há alguns anos podia-se beber a água diretamente do rio. Hoje nenhum rio é adequado para beber mesmo a cem quilômetros da nascente. Antes, mesmo a mil quilômetros de distância, a água do rio podia ser bebida. Neste país (Índia) as pessoas usavam apenas cinza e não sabão em pó para limpar as travessas. Elas usavam açafrão e várias outras ervas que são biodegraváveis.  Nós estamos derramando muito lixo industrial nos rios. Isto não é honrar o jal tatva (elemento água).

Honrar o elemento terra significa não poluir a terra com plásticos, fertilizantes venenosos e químicos. Significa que somos conscientes do meio ambiente.

Depois,  há o elemento ar. Nós precisamos de energia limpa. Nós providenciamos fogões sem fumaça para as vilas de Maharashtra, que foram muito bem sucedidos. Nós precisamos honrar o ar, e fazer o que pudermos para termos um ar limpo.

Há também o elemento espaço. Este é muito abstrato. Você não pode pegar o espaço. Quando você livra sua mente da negatividade, você está colocando alegria no espaço. Então, o ar em volta fica assim. Você pode criar um espaço de desconfiança, raiva, ambição, ciúmes e egoísmo. Ou você pode criar um espaço de diversão, alegria, confiança e coerência. Você pode criar um espaço amável a sua volta. Se nós sempre falarmos negativamente sobre os erros, então não há lugar no mundo que você pode realmente sobreviver. Todo mundo é imperfeito. Quando nós tentamos ver perfeição nos outros, nós nos esquecemos de ver imperfeição em nós mesmos. Proteja o espaço, salve sua mente a qualquer custo.

Os cinco elementos são parte da criação. Nós temos que honrar esta criação maravilhosa e sustentá-la.

P. Eu vejo muitas coisas que não estão OK. Eu não sei como agir para corrigir as coisas que não estão OK. Por favor, guie-me.

Sri Sri: Quando você diz “não está ok, não está ok”,  a semente de “não está ok” fica na sua mente e não o deixa relaxar. Quando você está desconfortável, como ficar confortável? Você deve aceitar as coisas como elas são. “não está ok, não está ok” o mantém de fora. As imperfeições estão aí por uma causa e propósito. Vai tudo ficar ok, levará algum tempo.

As coisas estão ok do jeito que são hoje e ficarão ok no futuro.

Seja o que for que aconteceu no passado, estava ok.

Quando você entende isto, você relaxa e neste relaxamento, você pode meditar. E quando você descansa, é nivriti mas quando você sai (do descanso) é pravritti. Então você pode agir. Quando você está cansado você fica preso no “que não está ok” e você não consegue descansar. Quando você tem que descansar, o que você deve dizer? “Tudo é perfeito”, de outra forma você não descansa, você não age! Não é nem pravritti nem nivritti.

Dhyan ioga é nivriti, carma ioga é pravritti. A maioria das pessoas fica presa no “não está ok” e é incapaz de descansar, de desfrutar da vida, de ser criativo. Eles estão presos na semente do “não ok”. Esta pessoa, esta situação, o governo, a administração – nada está ok. Então vem para você: “eu não estou ok”. Sutilmente isto reflete que você não está ok. Então você não gosta desta sensação, e para compensá-la você inventa várias justificativas, sua mente fica confusa.

Se há muito tamogun, você não conhece o pravritti ou nivriti. Quando há satva, então você sabe como agir, quando agir e se age ou não.

Quando prevalece rajogun, é a metade do caminho – você se arrepende e age. Muitos de nós agimos e depois nos arrependemos. A mãe ralha com o filho, se arrepende e fica boazinha.

Em satva, você não se arrepende, você descansa e relaxa, há claridade.

Em rajogun há confusão e caos.

Em tamogun há inércia e letargia.

Não há uma fronteira definida entre os três gunas. É muito fluido, um flui dentro do outro.

P. Como nós protegemos nossas mentes?

Sri Sri: Isto é um grande trabalho. Diz-se no Geeta que mesmo as pessoas mais brilhantes são confusas sobre o que fazer e o que não fazer e como cuidar da mente. Proteger a mente é uma grande tarefa e nós precisamos de conhecimento para fazê-lo. Até este momento, veja tudo o que aconteceu até agora, tudo passou!  Acabou. Acorde. Quando você está cheio de energia, prana, você, de repente, vê que tudo passou. Agora! Tudo o que aconteceu está ok. Pense no que fazer agora. Algumas vezes 100% do que você fizer será bem sucedido, algumas vezes não. Um fazendeiro sabe que nem toda semente que ele planta brota. Ele pega as sementes e as joga no campo e não se preocupa se eles vão brotar.  De agora em diante, é um novo capítulo. Todos os dias é um novo capítulo. Traga este conhecimento todos os dias que o mundo é cheio com minha atma (alma) – é tudo EU. É uma consciência. Esta consciência única trabalha numa pessoa de um jeito e de outro jeito em outra pessoa. É um oceano com muitas ondas.

Se esta visão vem a você por apenas 5 segundos, haverá uma enorme transformação no seu corpo e na sua mente. Então uma realização florescerá em você “Aho!”

Todas as preocupações desaparecem. Por um segundo você reconhece que você é seu próprio inimigo. Eu mesmo comecei o Jogo. Entenda isto, mas não transforme num forma de alterar seu humor. Pense isto apenas no nivriti e não quando estiver em pravritti. Se você traz advaita (não-dualidade) para vyavahar (comportamento), nós apenas criamos mais ilusão. Em pravritti, veja dualidade. Ter a forma humana é impossível sem pravritti. O quanto de pravritti e nivriti a pessoa deve ter é um assunto muito sensível. Quando há mais pravritti, torna-se muito negativo e pede-se para estar em nivriti.

P. Por favor me abençoe para o projeto novo.

Sri Sri: Eu dou muitas bênçãos, sem restrições! Depende de você quantas você quer pegar.

Há muita água aqui, seja qual for a capacidade da sua garrafa, é o que você pode pegar.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s