Tire o melhor disponível de ambos os mundos, ocidental e oriental, e crie uma sociedade bonita.

Ashram de Bangalore, Índia

Em 1980, organizamos uma conferência sobre Ayurveda pela primeira vez em Nova Delhi.  Chamamos todos conhecedores antigos de Ayurveda e os melhores médicos de AIIMS.  Algo interessante aconteceu.  Perguntei a todos os médicos sobre o valor nutritivo da cúrcuma.  Um dos médicos alopatas disse que ela tem apenas pigmentação e nenhum valor nutritivo.  Por outro lado, um médico ayurvédico disse que ela é antioxidante e retarda o envelhecimento.  Após dez anos, em 1990, os médicos alopatas apresentaram uma pesquisa dizendo que a cúrcuma é antioxidante e ajuda a retardar o envelhecimento das células.  Assim, o conhecimento que nosso povo tem há milhares de anos, o Ayurveda, sistema completo de medicina, levou muito tempo para ser aceito.

Neem, e outras ervas sagradas como Amla e Lemon também têm muito valor e são anti-oxidantes. Você sabe qual é o valor de kadhipata colocado em chiwra, que colocamos em cada coisa frita?  Ela reduz o colesterol ruim.  Se alguém tem problemas relacionados ao colesterol, apenas sirva-lhe chutney kadipata em utensílio de cobre e ele será curado.  Alguns medicamentos alopáticos tomados para cura têm efeitos negativos no fígado e nos rins.  Então, essas são coisas maravilhosas que nosso país tem.  Em 1980, realizamos a Panchakarma e vários médicos especialistas ayurvédicos se juntaram a nós e viajaram conosco.  Eles podem dizer, apenas com o diagnóstico do pulso, se alguém está sofrendo de algum problema ou pode sofrer no futuro próximo.

Temos muitos exemplos onde grandes doenças foram curadas. Lembro-me de um incidente quando a pessoa ficou surpresa ao ouvir sua história médica após o diagnóstico do pulso, sem ter falado nada dela com o médico antes.  Do mesmo modo, existem não apenas um ou dois, mas milhares de incidentes.  Precisamos fazer a devida documentação dos dados e um trabalho de investigação adequado. Precisamos ter mente científica e atitude orientada para pesquisa. Isto,  devemos aprender com o ocidente.

P: Sou um estudante e estou muito impressionado com o sistema de ensino daqui.  Você poderia me dizer alguns dos valores que eu posso levar de volta comigo?

Sri Sri Ravi Shankar: Respeito aos professores.  Há muito respeito pelos professores no sistema educacional indiano.  Este respeito está faltando nas escolas e faculdades ocidentais.  Respeito aos mais velhos também é uma das identidades culturais mais bonitas daqui.  Então, criamos uma nova onda onde tiramos o melhor do oriente e do ocidente, e temos uma família global maravilhosa.  Tire o melhor disponível de ambos os mundos e crie uma sociedade bonita.

P: Guruji, trabalho num local onde nada é feito sem suborno aos funcionários do governo.  Dê-me sua orientação, agora estou muito confuso.  Como posso ser bem sucedido sem subornar?

Sri Sri Ravi Shankar: Você tem que olhar nos olhos das pessoas que querem suborno e dizer-lhes: “Olha, estou no caminho espiritual e não vou subornar.  Se você quiser que eu venha aqui cinqüenta vezes, eu venho, mas não darei nenhum suborno.” Seu estilo de voz deve ser muito firme e gentil, com doçura e firmeza.  Várias vezes falamos a verdade mas nos expressamos com raiva.  Falar a verdade mas com raiva por trás, ou a verdade com ódio, não adianta.  Fale com firmeza e doçura.  Basta fazer isto uma ou duas vezes, e veja o que acontece.

P: Guruji, espiritualidade é conversão religiosa.  Às vezes, minha mente diz que conversão religiosa ocorre quando as pessoas recebem, pelo menos, alimentação, educação e saúde.  O que você acha?

Sri Sri Ravi Shankar: Não, você pode ter saúde, educação, alimentação, tudo isto sem ter conversão também.  Sua religião toma conta de você.  Sabe, é diferente quando alguém gosta desinteressadamente de uma determinada religião, mas não devemos seduzir ninguém com comida, médicos e toda a educação.

P: Eu larguei meu vício de beber e fumar após o curso, mas meus pais ainda estão presos nisto.  O que posso fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Se sua mãe ou pai não fizeram o curso e estão bebendo álcool, então certamente você não tem um relacionamento cordial com eles.  Faça tudo para convencê-los a fazer o curso, então veja que eles também vão deixar qualquer vício.  O problema hoje é que muitos lares são escravos do álcool.  É um motivo de tristeza! Muitas crianças perguntam como os pais podem deixar estes maus hábitos.  Você tem que trabalhar para isso.  Você tem que aplicar alguma tática.  Não é apenas os pais que melhoram seus filhos, às vezes os filhos também melhoram seus pais.  Quantas crianças cujos pais mudaram estão aí?  Muito bom!

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s