Ir na direção de um objetivo e aceitar as coisas como elas vierem no caminho

Ashram de Bangalore, Índia

P. Guruji, é importante ter um propósito na vida, um destino ou deve-se apenas deixar a vida levar?

Sri Sri: Não há escolha entre estes dois, você tem que fazer os dois. Você deve ter um propósito. Ir na direção de um objetivo e aceitar as coisas como elas vierem no caminho.

P. O que você diz sobre a ocidentalização da nossa cultura?

Sri Sri: Pegue as boas coisas como limpeza e adesão a regras da sociedade ocidental. A civilização ocidental tem tanta limpeza e adesão a regras! Nós devemos pegar isto no Leste.

Eu quero contar uma história. Lá atrás em 1978, quando vários de vocês ainda não tinham nascido, eu estava na Suíça pela primeira vez. Eu estava andando numa área que tinha pouca gente em volta. Eu peguei um chocolate e joguei o papel na rua, como fazemos aqui na Índia. Não havia quase ninguém na rua. Uma senhora idosa, com uma bengala, me viu de longe. Ela veio até a mim e disse: ‘você deve pegar este papel e jogá-lo no lixo.’ Ela me mostrou a lixeira colocada próximo. Você sabe, uma senhora idosa andando com uma bengala vir até a mim e me dizer que eu devia pegar o papel do chocolate do chão. Eu fiquei tão impressionado com a quantidade de responsabilidade que as pessoas assumem para manter a cidade limpa. Nós precisamos aprender isto na Índia a manter tudo limpo; e a como as pessoas do Oeste são conscientes em relação ao meio ambiente. Mesmo se as pessoas protestam no países ocidentais, eles o fazem com uma caminhada silenciosa. Nós precisamos aprender tudo isto da civilização ocidental.

E o que nós não devemos aprender da civilização ocidental? Muita formalidade, a mãe tem que pedir permissão para visitar a filha e a filha tem que agendar para a mãe. Isto também começou a acontecer na sociedade urbana. A naturalidade, o sentimento de pertencimento está desaparecendo da sociedade. Há tal senso de pertencimento e valores humanos no vilarejo do leste e isto deve ser mantido.

Há algumas identidades culturais como respeitar os mais velhos e nós não devemos perder isto. Este é um aspecto muito importante de todo o leste.

Há uma tendência de expressar muito amor no oeste. As pessoas terminam ficando diabéticas de tanta doçura!

No leste é o oposto. Então nós devemos achar o meio termo para expressar o amor. Não expressar nenhuma vez, como é o caso de alguns pais com seus filhos ou entre irmãos é errado. Também ficar falando o tempo todo é errado. Expressar amor é como semear uma semente. Se você a mantiver na superfície ela não brotará, mas se você a enterrar muito profundo no solo, ela também não brotará.

Há muitas coisas no leste que as pessoas do oeste procuram, como família unida e senso de pertencimento.

P. O conceito de família unida é novo para mim. Eu adoraria ter uma família unida. Mas eu tenho um pouco de medo de existir alguma desvantagem nisto.

Sri Sri: Há desvantagens em uma família unida também. Mas quando uma família é separada em famílias nucleares: marido, esposa e filhos, não há ninguém com que brigar! Então, eles acabam brigando entre si, e então os filhos e os pais se separam. Esta é a vantagem da família unida, eles vivem juntos mesmo depois das brigas. A cultura ocidental está adotando o sistema de família unida. As pessoas estão se voltando para os valores familiares e o sistema de família unida. Também é muito importante manter a tradição de celebrar os festivais com toda a família se reunindo.

Deixe um comentário

