Ser jovem no coração significa estar entusiasmado e querer fazer de tudo e criar algo novo

Ashram de Bangalore, India

(Sri Sri dá as boas vidas aos jovens do Yes Plus no Ashram)

Todos vocês vieram para casa. Há um montão de diversão e conhecimentos para vocês aqui. Há muitas surpresas pra vocês.

Juventude significa entusiasmo, diversão, significa estar pronto para se fazer de tudo, para criar algo novo… estas são as qualidades de um jovem. E todos vocês têm estas qualidades.

É importante para nossa sociedade que esta febre de juventude ache lugar em milhões de corações. Temos que multiplicar rapidamente as ações desta frente. Mesmo que 10 jovens entusiasmados entrem em uma vila, eles podem trazer um bocado de mudanças para essa vila. Eles removeriam toda corrupção e fanatismo que predominassem hoje. Vou lhes dar dois exemplos.

Havia uma mulher em Mumbai que sabia a língua francesa. Ela veio até mim e disse, “sei francês, por favor, envie-me em serviço a algum lugar”. Eu disse, “Certo, você pode ir para onde quiser e faremos os preparativos”. Ela foi para a Costa do Marfim. Havia fortes conflitos entre grupos cristãos e muçulmanos. Havia muita tensão nos vilarejos. Ela organizou um curso Arte de Viver para todas as pessoas em uma vila. Daí, ela organizou um curso em outra vila onde viviam pessoas do grupo adversário. Ela conseguiu juntar os dois grupos. Os cristãos foram até a vila dos muçulmanos e ergueram uma escola ali. Os muçulmanos construíram banheiros para as casas dos cristãos. Simples assim, eles tornaram-se úteis uns para os outros e o conflito foi resolvido. Um, dois, três.. problemas como estes foram resolvidos em 10, 15 vilas. Em 2008, o governo da Costa do Marfim premiou a Arte de Viver por seu trabalho marcante. Nós veremos um filme sobre isto em alguns dias.

Muitos de vocês já ouviram falar da vila Khakiyavadi no distrito de Nanded em Maharashtra. Não existe separação de nenhuma casta. Há apenas um quadro que diz “Divya Samaj Nirman” (Divina Sociedade). Uma ou duas pessoas ficaram com a responsabilidade e organizaram campos de Nav Chetna Shivirs e de meditação para 600 famílias nesta vila. Antes, ela era uma vila de má fama mas agora, satsangs acontecem lá todos os dias. Não existem mais alcoólatras ou drogados nesta vila. Não há mais loja de bebidas na vila. Toda casa possui um chullah (forno) sem fumaça. A vila inteira é orgânica. Há uma loja onde não existe balconista. Os preços são colocados de acordo com a conveniência. As pessoas pegam o que precisam e colocam o pagamento em uma caixa. Ela se tornou uma vila modelo. Era uma vila de má reputação e agora, tornou-se uma vila modelo. O governo lhes concedeu a honraria de “Vila limpa e modelo” além de um prêmio em dinheiro.

Alguns poucos jovens entusiasmados também mudaram a favela de Dharavi. É a maior favela da Ásia. Uma escola de qualidade também teve início por lá. As crianças, que costumavam perambular pelas ruas, estudam lá passam de ano com notas de primeiro nível. Os jovens de Delhi também vão compartilhar suas experiências do programa “Meri Dilli Meri Yamuna”. Até mesmo o governo está também surpreso com o trabalho empolgante deles. Há ainda muito a ser feito por eles. Cada jovem possui este enorme poder. Nossos jovens terão entusiasmo e consciência. Há muitos que estão zangados e entusiasmados, um estado fácil de se adquirir. Mas nós queremos que nossos jovens tenham entusiasmo e consciência ao mesmo tempo, que cumpram seu papel com alegria. E que papel é este? Melhorar a sociedade. Ninguém deve sofrer de fome e depressão. A ninguém a justiça deve ser negada.

Mais na próxima postagem… (Sinfonia de Roncos)

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s