A verdade não pode ser transmitida ao nível do cérebro

Ashram de Bangalore, Índia

P. Qual a diferença entre religião e espiritualidade?

Sri Sri: Espiritualidade junta tudo. Os diferentes credos são como alguém sendo Vaishnav, alguém sendo hindu, alguém sendo cristão, mas espiritualidade é a experiência. Eu frequentemente digo, religião é como a casca da banana e espiritualidade é a fruta dentro.

P. Os santos dizem que o suicídio é um crime. Então o que é jeev Samadhi?

Sri Sri: Sim, suicídio é errado. Alguns santos fazem jeev Samadhi. Eles podem, sem esforço, separar a mente e a alma e continuar a viver assim por 20 anos aproximadamente. O Santo Gyaneshwar e alguns outros fizeram isto no passado.  Eu não sou a favor disto. Uma pessoa comete suicídio por tristeza e tenta destruir o corpo. A pessoa tanta cometer suicídio quando carregado de tristeza e em busca de felicidade. Mas cometer suicídio é como tirar o casaco quando você está com frio. Só há arrependimento após o suicídio e fica-se lutando para se obter um novo corpo. Não tente acabar com seu corpo nem tente se agarrar muito a ele.

P. Mesmo depois de fazer o curso avançado, eu sinto emoções negativas como raiva, ciúmes e ambição. O que devo fazer?

Sri Sri: Você já assumiu que tem tudo isto. Agora imagine como seria se você não tivesse nunca feito meditação. Você sentia estas emoções antes e agora continua sentindo. Mas agora elas perdem a força sobre você rapidamente. Talvez mais alguns cursos avançados e você se sentirá livre destas emoções.

Não assuma que você tem essas emoções negativas. Se você as assume, elas se manifestarão. Onde estão estas emoções agora? Você está puro no momento presente. Tenha fé na usa inocência no momento presente. Gradualmente você experimentará que tudo isto não  está presente em você, e você deve começar a sentir quão lindo você é por dentro. Você já ouviu isto antes, mas você precisa vivenciar.

P. Você não é apenas um guru e um mestre espiritual, mas também um habilidoso administrador. Como você consegue?

Sri Sri: O Guru não é uma entidade física, mas o Guru é a personificação do conhecimento e discrição. O Guru é pura consciência. Não há diferença entre a consciência universal, o Guru e o Ser. Você também deve ser o Guru de alguém. O que significa ser um Guru? Você não espera nada deles e faz o que pode para estimulá-los com o sentimento de amor. Comece com um, depois dois, três…dez. “Eu estou aqui por você; você não precisa se preocupar” – então você deve ser também capaz de dizer isto para todos.

P. Como alguém pode se livrar da luxúria na mente?

Sri Sri: Se você reprime a luxúria completamente, você não será capaz de elevar-se. Também, se você a sacia muito, não vai dar certo. Adote o meio termo. Você pode progredir no caminho sendo um homem de família. Você nem deve forçar o celibato nem deve saciar-se muito. Se você vir os rostos das pessoas que visitam estes bares noturnos, você não encontrará nenhum vislumbre de felicidade nas suas faces. É come se a tristeza e abatimento se destacassem na suas faces.

P. Há tantas definições dos santos. Na realidade, quem devemos chamar de santo ou yogi?

Sri Sri: Santo é aquele que a consciência é completa.  Suas palavras são seguidas por manifestações. Quando tal pessoa fala, não é apenas no nível da mente. As palavras tem profundidade. É mais benéfico ouvir diretamente as palavras do mestre porque ele está falando de experiências de vida apenas. Experiência estimula experiência.

Nós nos comunicamos mais através da nossa presença. Se nossa presença não tem aquele amor, então as palavras ditas não tem nenhum efeito. E não há necessidade de palavras onde a presença tem amor. Seja o que for que nós transmitamos, é através de toda nossa existência. É como quando uma criança chora ou ri, vem de todas as células de seu corpo. Ele/ela fala através de sua existência. A verdade não pode ser transmitida no nível do cérebro.

P. Dinheiro não nos traz felicidade – este conhecimento vem após ou antes de se acumular dinheiro?

Sri Sri: Se você é inteligente, isto acontece antes. E se você é um pouco menos inteligente, acontece depois. Uma pessoa inteligente também aprende com as experiências dos outros. Mas esta constatação só é autentica se você assume a experiência de outro como sua própria. Não tem nenhum valor se um pedinte diz que ele abandonou tudo. Como pode um pedinte abandonar tudo? Ele não ganhou nada em primeiro lugar. Também há algumas pessoas que não entendem isto mesmo após acumularem muito dinheiro. Mas isto não significa que você não deve ganhar dinheiro. Se você for muito ansioso por dinheiro, pensando que apenas ele pode lhe trazer felicidade, então  ganhe dinheiro e aprenda por si mesmo ou aprenda pela experiência dos outros.

A próxima parte da conversa com Sri Sri está no próximo post.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s