A confiança que permanece após de mover-se através da dúvida é a verdadeira confiança.

Continuação do post anterior

Trechos da palestra de Sri Sri Ravi Shankar em Hamburgo, Alemanha

Você sabe, eu me lembro de um incidente. Meu pai costumava me dizer que minha avó deu dez quilos e meio de ouro que ela tinha para o meu avô dar a Mahatma Gandhi e meu avô ficou com Mahatma Gandhi durante 20 anos. Você sabe, a mulher hindu gosta muito de ouro. Então, normalmente elas recebem ouro como presente de casamento. Minha avó era uma mulher muito linda. Ela ganhou muito ouro. Ela tinha dez quilos e meio naquela época. Imagine quanto isto era! Com exceção de uma corrente, ela deu tudo para Mahatma Gandhi quando ele começou o movimento de libertação da Índia. Você sabe, ninguém te obrigava a dar, mas sua doação traz certa satisfação.

Eu vejo duas coisas que você deve ter na vida. Uma é sorrir mais, sirva o máximo que puder e não se preocupe.

P. Qual a ligação entre ego e autoconfiança?

Sri Sri: Ego é se sentir desconfortável com a presença de alguém. Autoconfiança é se sentir em casa. Certo? Ser natural é o antídoto para o ego, e ser natural é complementar a confiança. Anda junto com confiança e é inseparável dela. Quando você é confiante, você é natural. Se você é natural, você é confiante.

P. O dinheiro é um pré-requisito para se sentir feliz?

Sri Sri: Não há dúvidas que você precisa de dinheiro para a sua sobrevivência no dia a dia. Mas dinheiro não pode lhe comprar felicidade. É conhecimento e sabedoria que lhe traz felicidade.

P. Como você consegue sorrir em todas as circunstâncias?

Sri Sri: Você sabe, esta é a nossa marca registrada. Nossa marca é o sorriso. Se você vir alguém e ele não estiver sorrindo e ele disser que fez a Arte de Viver, não acredite nele. Eu tenho certeza que todos que estão aqui que verdadeiramente fizeram, concordarão comigo.

P. Qual é o papel do trabalho voluntário para se ter contentamento?

Sri Sri: Você sabe, nós devemos ter um objetivo na vida. Meu objetivo é dar felicidade a mais e mais pessoas. Se nós nos sentarmos e ficarmos pensando em nós mesmo o tempo todo, nós ficaremos deprimidos. Nós devemos perguntar: “Como eu posso servir? Como eu posso ajudar aos outros?” Este pensamento é muito útil. Muito, muito, muito útil. Certo?

Então, Arte de Viver provê uma plataforma para todos se unirem e fazerem algum trabalho voluntário. Você sabe, quando as Nações Unidas anunciaram: “Levante-se e aja” – eles queriam plantação de árvores; os voluntários da Arte de Viver plantaram 55 milhões de árvores no mundo.

Nós todos juntos podemos fazer algumas atividades de trabalho voluntário. Reduzir a violência, reduzir o estresse, criar um senso de pertencimento, espalhar uma vibração positiva de amor e paz. Devemos fazer isto juntos? Estão todos comprometidos nisto? (um sim ressonante veio do público)

P: Qual é a base para Advaita (não-dualidade)?

Sri Sri: Advaita é física quântica. A física quântica diz que é tudo são  átomos ou é tudo função de onda, vibração (se referindo ao espaço e coisas em volta). É exatamente isto que Advaita diz. Então, o universo todo é feito de uma substância. Eu, você, ela, ele… todos e tudo é feito de uma substância. E a natureza desta substância é bem-aventurança. Isto é o que Advaita é.

Basta um vislumbre de tal experiência lhe dar muita força e estabilidade, que nada pode agitá-lo. Ninguém pode tirar o sorriso de você.

P. De onde você consegue coragem?

Sri Sri: De Advaita – sabendo que há algo dentro de você que não está mudando. Um pouco de experiência de silêncio, calma e meditação lhe dará uma enorme coragem interna.

P. A Arte de Viver faz um trabalho ótimo! Mas com 30% da população em depressão, e sendo esperado que chegue a 50% na próxima década, você ainda tem esperança para a raça humana? Nós ainda temos esperança?

Sri Sri: Sim, e todos nós temos que trabalhar para isto. Você sabe, quando nós começamos na Índia, era um programa pequeno. Nós não tínhamos recursos nem mão de obra. Mas nós tínhamos uma visão: nós queríamos atingir o máximo de pessoas no mundo. Então, nestes 30 anos, nós temos atingido milhões de pessoas. Logo, é possível.

Você sabe, o telefone celular chegou no mundo todo.  Se o celular pode atingir o mundo todo, você acha que sabedoria e compaixão não pode atingir? Nós temos que fazer um esforço. Ok?

P. Eu perdi a confiança, como posso recuperá-la?

Sri Sri: Não faça esforço em recuperá-la. Ouça seu coração. Confiança não pode ser perdida nunca. Duvide o máximo que puder, mas a verdade sempre supera a dúvida. A verdade é tão forte que a dúvida não pode destruí-la. Então, é bom ter dúvida. E a confiança que se move através da dúvida e a supera, é a verdadeira confiança.

Quantos de vocês ainda não visitaram a Índia? Quantos de vocês gostariam de ir a Índia? Oh, muito bom! Você sabe, nós organizaremos um grupo. Vocês têm uma casa lá na Índia. Todos vocês podem ir lá por uma semana, dez dias, 15 dias… o que for possível. Vocês todos podem ir à Índia, e ter um vislumbre de todo o trabalho feito.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s