A alegria madura é o que você sente quando você dá algo

Trechos da palestra do Sri Sri Ravi Shankar em Hamburgo, Alemanha

Você sabe porque as crianças do mundo todo são tão atraentes? Por que a presença delas é pura! A presença delas, suas vibrações são positivas e limpas. Enquanto nós envelhecemos, nos esquecemos de como fazer nossas vibrações mais positivas. Na nossa presença, na nossa vibração, há estresse, tensão e preocupações. Certo? E é aí que os exercícios de respiração, Sudarshan Kriya, pranayama e meditação ajudam – todos estes ajudam a levantar nossos espíritos. Nos fazem nos sentirmos muito positivos.

Nós todos temos direito a uma sociedade livre de violência, um corpo livre de doenças, uma mente livre de confusões, um intelecto livre de preconceito, uma memória livre de traumas e uma alma livre de tristezas.

Nós precisamos acordar. Quando nós estamos em relaxamento profundo, nós percebemos que nós estamos conectados com todo este universo. Nós somos parte deste universo. Você sabe, eu me sinto em casa onde quer que eu vá neste mundo. Eu me sinto em casa com todo mundo neste planeta. Eu tenho certeza que todo mundo tem esta habilidade. Toda criança faz isto. E nós temos que evocar ou acordar a inocência infantil nos nossos corações. Para fazer isto, nós, primeiro de tudo, ficamos com dúvidas nas nossas mentes. A mente diz: “isto é possível?” Sim, é possível. E então a dúvida surge: “será que eu consigo fazê-lo? Talvez eu não consiga. Talvez isto não seja para mim.” Eu diria que você deve pensar no impossível. Você sabe que se nós sonharmos o impossível, um dia nós faremos com que seja possível. Certo?

Você sabe, quando eu vim pela primeira vez a Hamburgo nos anos 80, nós estávamos fazendo meditação num campo com aproximadamente 200 pessoas. E eu disse: “vamos ter uma intenção – que o leste o oeste da Alemanha se tornem um só. Nós não queremos estas fronteiras, medo e tensão. Vamos ter intenção disto.”

Ao final da sessão eu disse: vocês verão que ao final de poucos anos, ela vai virar uma só.” Naquela época, Dr. Aber Hart, Carl, Fetra, Riketta estavam todos lá.  Eles disseram “isto não é possível.” Todos pensaram: “Oh, Guruji vem da Índia. Ele não sabe qual é a situação. Está é uma coisa impossível de acontecer.” Mas eu disse “vai acontecer antes de dois anos.” E a intenção se manifestou. Então, nós precisamos colocar nossa intenção. Quando nossos corações são puros, nós colocamos uma intenção e damos atenção, ela se manifestará. A natureza provê uma tecnologia na nossa mente, na nossa consciência. Os antigos Rishis na Índia, chamavam de sankalpa-siddhi. Isto significa frutificando uma intenção, manifestando uma intenção. Como isto é possível? Quando a mente está completamente quieta, calma e serena, a intenção se frutifica. E nós todos temos esta habilidade. Mas nós não aprendemos a acalmar a mente. Mesmo esse conhecimento sendo sabido pelos antigos, eles mantinham-no como um segredo. Não era ensinado para todo mundo. Eles esperavam por um estudante capaz e qualificado para aprendê-lo. Eu sinto que isto deveria ser ensinado para todos, porque isto fará com que todos fiquem positivos. Eu acredito:  “qualquer coisa que seja útil para as pessoas não deve ser propriedade de uma única comunidade, uma única nação. Deve pertencer ao mundo todo.”
Você sabe, a Organização Mundial de Saúde declarou que 30% da Europa sofre de depressão. E eles disseram que a segunda maior causa de morte na próxima década no mundo será a depressão. Nos próximos 10 anos, subirá para 50% com as crises nos mercados de capitais, a moeda se desvalorizando, incerteza em todos os campos… Há tanta ansiedade e incerteza. As pessoas não sabem como lidar com a mente! Por isto este conhecimento é tão essencial. Com este conhecimento da meditação, respiração e mente, pode se ficar feliz o tempo todo. Venha o que vier! Não é?

Quando você precisa de força? Você precisa de força quando tudo está desmoronando a sua volta. Esta força vem em resposta a sua própria respiração, sua própria mente. É tão útil, eu lhe garanto! Quando as pessoas começarem a aprender sobre sua própria respiração, eles sentirão tal transformação, se sentirão tão abençoados, sentirão que nós temos toda a responsabilidade.

Você sabe que há dois tipos de alegrias. Um tipo de alegria é a que você sente quando consegue algo. Como uma criança você quer sempre algo. Nos costumávamos ficar felizes quando obtínhamos algo. Você sabe, nós queríamos balas, brinquedos, visitar lugares diferentes. Mas a alegria madura é quando você dá algo. Quando você compartilha, você se sente feliz. Quando você vê um bom filme, você conta para todo mundo “é um filme bom, você deve vê-lo!” O produtor do filme não está lhe dando nenhuma comissão. Mas você se sente bem porque você viu um bom filme e você quer que aqueles que você ama sintam o mesmo. A alegria de compartilhar é muito superior e o mundo está se esquecendo desta alegria, especialmente os jovens. Não é? Nós temos que trazer de volta… alertá-los sobre isso, isto é tudo que precisamos fazer.  Todos têm uma tendência. Eles simplesmente precisam ser encorajados.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

