Conexão é uma questão do coração, explicação é uma questão da mente

Ashram de Bangalore, Índia

P. Você diz que nós estamos todos conectados. Mas eu me sinto mais fortemente conectado à você que aos outros. Eu tenho certeza que está é a sensação da maioria de nós aqui presentes. Você pode me explicar sobre isso?

Sri Sri: O que você quer que eu explique? Conexão é uma questão do coração. Explicação e entendimento é uma questão da mente.

P. Alguns dos meus colegas falam mal da Arte de Viver. Eu não gosto e os ignoro. Você pode, por favor, me orientar sobre o que devo fazer?

Sri Sri: O que eles podem falar de mal sobre nós? Não há nada. É tudo imaginação deles. Você segue fazendo o que você pode fazer. Eles vão perceber também. Isto também aconteceu com vários santos no passado. Algumas pessoas gostavam deles e se beneficiavam com os conhecimentos que aprendiam. Outras não gostavam deles.  Isto tem importância? Umas das coisas que as pessoas comentam é porque os cursos da Arte de Viver são cobrados. Você acha que educação deve ser de graça? As pessoas valorizarão os cursos gratuitos da mesma forma? Se a educação fosse de graça, então todos os cursos como de medicina, engenharia, jornalismo, também deveriam ser grátis. Se os outros não são, porque a educação espiritual deveria ser grátis? Havia um conceito de Dakshina no passado. A menos que você desse dakshina, sua educação nunca seria completa. E nós fazemos tantos trabalhos na sociedade com o dinheiro que sobra depois das despesas dos cursos.

Apenas por ciúmes, algumas pessoas falam coisas erradas. Todo este lixo está nas cabeças deles. Isto mostra quanto mais nós temos que trabalhar e divulgar este conhecimento para mais e mais pessoas. Qualquer um que tenha de fato aprendido este conhecimento teve a vida transformada, não é?

P. Quais são os efeitos do carma da vida passada na vida presente? Eu sinto que pequei no passado.

Sri Sri: Não gaste sua energia pensando muito nos carmas de vidas passadas. Use sua energia para resolver os problemas do presente.

O mantra “Om Namah Shivaya”, pranayama, Satsang… – tudo isto toma conta dos seus carmas prévios. Entregue todos os seus pecados e siga em frente na vida.

P. Guruji, eu não sou capaz de me concentrar pois a minha mente é muito oscilante e brincalhona. O que devo fazer?

Sri Sri: Deixe a mente ir onde ela quiser.

P. Eu perco minha paciência facilmente enquanto faço as minhas atividades diárias, especialmente se alguém fala mal. O que devo fazer?

Sri Sri: Mantenha sua mente calma. Mas se alguém falar mal, fique alerta. Refute, se necessário, mas sem perturbar sua mente. Trabalho voluntário, Satsang e sadhana ajudam-no a manter a mente serena e calma. E saiba que – Satyamev jayate (a verdade sempre vence). Você não deve se incomodar com os eventos. Mantenha sua mente serena e siga com esta regra.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

