O segredo está na nossa respiração

Trechos de uma palestra pública do mês passado em Berlim, Alemanha

P. É possível ser como uma criança novamente e reacender a vibração positiva à nossa volta?

Sri Sri: É possível. O segrego está na respiração. Através de exercícios de respiração, algumas técnicas e a prática da meditação, nós poderemos reacender as vibrações positivas a nossa volta.

Você nota que algumas vezes sem nenhuma razão você sente vontade de falar com algumas pessoas e outras vezes você evita algumas pessoas? Eu tenho certeza que todos têm esta experiência! Nós transmitimos mais através da nossa presença do que com nossas palavras. Se nós estamos nervosos, aborrecidos ou estressados, nós nos tornamos repulsivos. Agora, a questão é quantas vibrações negativas vem na nossa aura? Nós arquivamos todas estas coisas negativas que nós vimos e ouvimos na nossa aura.

P. A paz mundial é possível?

Sri Sri: A paz mundial vem com a paz individual. Se os indivíduos ficarem mais em paz, as comunidades serão  pacíficas. Então, os líderes  do mundo também ficarão pacíficos e nós teremos paz mundial. Quando as pessoas tiverem uma visão mais ampla do mundo todo, a paz mundial é uma possibilidade. Nós precisamos espiritualizar a política, socializar os negócios e secularizar a religião.

P. Quais os pontos que se dever ter em mente para se ter um relacionamento bem sucedido?

Sri Sri: Primeiro para as mulheres: nunca pise no ego do seu homem. Você deve sempre encorajar e agradar o seu ego. Você sabe, o mundo todo pode dizer que seu marido não tem cabeça, mas você não deve dizer isto! Você deve dizer-lhe que ele tem a melhor cabeça do mundo e só pelo fato dele não usá-la, não significa que ele não a tem! Você deve sempre lhe dizer que ele é o melhor homem. Sempre infle o ego dele. Se você o chamar de vegetal, eu lhe digo que ele virará um.

Agora um conselho para o homem: nunca pise nas emoções de uma mulher. Você sabe, ela pode algumas vezes reclamar da família dela, do irmão, do pai ou da mãe. Você não deve concordar. Se você o fizer, ela dará meia volta. Nunca insulte a família dela. Não a impeça de ir fazer compras, ou de ir a programas religiosos ou espirituais. Se ela quiser ir fazer compras, dê-lhe seu cartão de crédito. Para ambos: nunca peça prova de que alguém o ama. Não pergunte ao outro: “você realmente me ama? Você não me ama mais como antigamente.” Você sabe, é um grande estorvo ter que provar seu amor pelos outros. Se alguém lhe pede para provar seu amor, você diria: “Oh, meu Deus! Como eu posso provar para esta pessoa?” Faça-o com estilo e um sorriso.

P. Como podemos juntar os humanos, a natureza e os animais em harmonia para a nossa futura geração?

Sri Sri: Nós devemos parar de poluir o planeta. Diga não ao plástico. Use plástico o mínimo possível. Use coisas recicláveis. Use xampus e sabonetes sem químicas. Seja orgânico. Eu recomendo a todos se tornarem vegetarianos. Você sabe, se prestarmos atenção no consumo que existe para produzir uma refeição não vegetariana, alimentando o animal, etc, é equivalente a 400 refeições vegetarianas. Então, eu recomendo que todos adote o vegetarianismo. Especialistas em meio ambiente dizem que se 10 por cento da população virar vegetariana, nós não teremos mais problemas com efeito estufa.

P. Você conhece meditação vipasana? O que você acha? Ela é compatível com Sudarshan Kriya?

Sri Sri: Sim, é compatível. Vipasana é observar a sensação no corpo – agradável ou desagradável. É bom. Mas leva-se mais tempo para se sentir a sensação. Você verá que é muito mais fácil através do Sudarshan Kriya. Qualquer que seja a técnica de meditação que você esteja fazendo, você pode se aprofundar melhor com Sudarshan Kriya.

P. Como eu melhoro minha autoestima?

Sri Sri: com Sudarshan Kriya. 2 ou 3 cursos Parte 2, são essenciais.

P. O que fazer com câncer?

Sri Sri: Continue fazendo pranayama, exercícios de respiração, meditação, alimentação vegetariana e yoga.

P. Se os cursos e as técnicas de meditação são bons para a humanidade, porque são tão caros?

Sri Sri: É mínimo. Não tão caro. Há despesas envolvidas em alugar o lugar por tantos dias, um professor. Nós mal economizamos 10 ou 15 por cento do curso. Algumas vezes um pouco mais. É bom ter uma boa causa para caridade. É claro, nos ensinamos de graça nas prisões, campos de refugiados, e nos vilarejos onde as pessoas não podem pagar. Se alguém pensa que não pode pagar, apenas fale com um professor. Ele o acomodará.

P. Quanto eu devo trabalhar?

Sri Sri: Bem, você é quem sabe.

P. O que você pode dizer sobre 2012?

Sri Sri: Não se preocupe. Nada vai acontecer. As coisas serão como sempre. Na verdade, mais e mais pessoas se tornarão mais espirituais.

P. Eu me sinto muito forte na sua presença e isto me faz bem. Eu sou muito agradecido de tê-lo na minha vida.

Sri Sri: Bom, bom. Conhecimento, meditação e relaxamento lhe dará um coração tranqüilo e acalmar seu coração!

P. A comida geneticamente modificada é mesmo perigosa?

Sri Sri: Os cientistas que não são empregados por estas companhias lhe dirão. Os cientistas que não são empregados por estas companhias de sementes podem lhe dar a opinião certa.

P. Como você perdoa alguém que o magoou profundamente e ainda não demonstrou nenhum sinal de culpa ou arrependimento?

Sri Sri: Eu quero lhes dizer que a maior parte destas questões foram respondidas no livros – Celebrando o silêncio e Celebrando o amor.

P. Quando nós estamos tristes, o que Deus sente?

Sri Sri: Deus diz: “Oh, meu Deus! Como está pessoa é tola!” Há tanta beleza no mundo e você pensando tão pequeno e ficando triste. Olha a realidade do  mundo, procure o segredo do universo e sua tristeza diminuirá.

P. Como eu posso me motivar?

Sri Sri: Há apenas três coisas que podem motivar e lhe inspirar – amor, medo e cobiça! Mas eu não concordo com medo ou cobiça. Eu acredito no amor!

P. E sobre as forças negras escondidas que corrompem políticos, militares, agências de inteligência, etc?

Sri Sri: Você sabe, eu sempre acredito que a verdade sempre triunfa. A verdade sempre vence. Eu diria que você também deve ter esta confiança.

P. Porque existem tantas religiões e comunidades? Porque o mal é tão forte?

Sri Sri: O mal não é forte. Você está lhe dando força. Pode parecer que o mal é forte, mas não é. O maior poder do mundo é o amor. O amor pode derreter qualquer mal. É por falta de amor e sabedoria que o mal existe. No momento que o amor e a sabedoria entram em cena, o mal desaparece. Como quando o sol surge, e o orvalho desaparece. Nós temos visto isto. Você sabe, quando nos damos alguma sabedoria e amor para os extremistas, como os terroristas, há uma mudança total nestas pessoas. Alguns 300.000 prisioneiros, chamados de criminosos, fizeram o curso Parte 1 da Arte de Viver, e suas vidas mudaram muito.

P. Você pode dizer o que fazer para se livrar da dúvida?

Sri Sri: Você sabe, a dúvida é sempre sobre algo positivo. Você sempre duvida de honestidade de uma pessoa, nunca da desonestidade. Quando alguém lhe diz: “eu te amo”, você pergunta: “mesmo?” Se alguém lhe diz: “eu te odeio”, você nunca pergunta: “mesmo?” Você não está seguro sobre a sua felicidade. Quando alguém pergunta sobre a nossa felicidade, nós dizemos: “Bem, eu não tenho certeza.” Mas nós temos certeza sobre a nossa depressão. Nós nunca duvidamos das nossas fraquezas, nós sempre duvidamos da nossa capacidade. Se você observar, duvida-se de todas as coisas boas como amor, felicidade, honestidade e sinceridade. Então, ter dúvidas deve ser bom.

P. Porque há tantas catástrofes na Polônia, China e Islândia?

Sri Sri: Por que estamos usando mal o planeta. Nós estamos minando este planeta, nós estamos colocando tanta dinamite e estamos testando bombas nucleares. Então o planeta treme. Nós temos que honrar as montanhas, rios e árvores. Se nós não explorarmos tanto o planeta, haverá cada vez menos calamidades naturais.

P. Como acontecerá a transformação do mundo?

Sri Sri: Se todos nós trabalharmos para isso.  Mais e mais espiritualidade, meditação, cantar e o mundo será um lugar melhor.

P. Eu preciso de um guru?

Sri Sri: Você precisa de uma resposta? Se você precisar de uma resposta isto significa que você precisa de alguém que dê essa resposta e esta pessoa que lhe responde, automaticamente, será o Guru.

Guru significa aquele que dá resposta. A palavra em inglês ‘guide’ vem da palavra original em sânscrito guru.

Você precisa de um guia para tudo, para aprender guitarra, música, em qualquer campo que você quiser. Da mesma forma, Guru é aquele que pode guiar você na meditação, sabedoria e conhecimento.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s