A própria vontade de silenciar a mente é compensada de muitas maneiras

P: Como eu faço para libertar-me de medos que parecem ter se instalado em mim há anos? Sei que eles são irracionais e estão apenas na minha cabeça. Ainda assim, eles retornam muitas e muitas vezes. Eles me distraem e estão vinculados a mim.

Sri Sri Ravi Shankar: Medite! Sente-se quieto e medite, ou ouça a uma música suave. Tudo isto ajudará. A meditação, algum pranayama, kriya, algum exercício ou a respiração ujjayi são muito bons para os medos. Não pense que o medo está lá dentro em seu interior. É uma noção errônea da Psicologia achar que o medo e a culpa estão lá dentro. Eu lhe digo, lá dentro há somente alegria, somente bênçãos. E nesse centro, nenhum medo, nenhuma culpa, nenhuma raiva, nenhuma luxúria poderá tocar você. Lá dentro você é lindo. Então, não pense que você tem todas estas ansiedades. Os que dizem que há algo errado lá no fundo são cegos. Está tudo na superfície. Se eles chamam isso de profundo, sugiro que você vá mais fundo ainda. No centro do seu ser, você é uma fonte de alegria. Dizer, “A minha mente! Lá no fundo existe ansiedade!” é ignorância; um conceito e ideia errados. No momento em que você aceitar estas palavras como verdadeiras, começa a ficar mais difícil superar esses sentimentos. Eles ficam mais permanentes por lá. Entende?

P: Guruji, como eu silencio minha mente?

Sri Sri Ravi Shankar: A própria vontade de silenciar mente é compensada de muitas maneiras. A meditação e o Sudarshan Kriya ajudam também.

P: Existe um limite de tempo para a meditação?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas medite o necessário. Não é necessário meditar demais. Meditar é como tomar um banho. Para lavar a mente você precisa de meditação. E uma vez que a mente esteja limpa, você estará bem.

P: Porque eu perco a concentração quando medito?

Sri Sri Ravi Shankar: Concentração não é meditação. A meditação é a desconcentração. É deixar ir. A meditação acalma a mente. Causa bem estar. Mas em nossa vida cotidiana nós temos que pagar contas, estacionamento e outras coisas mundanas. Mas como conseguimos fazer isto com a mesma mente calma, sem ficar irritado ou perturbado? Você toma banho de manhã para limpar o seu corpo. Depois disso você faz todas as atividades diárias. Você não tem que tomar banho no decorrer do dia. É desse mesmo modo. Você medita e acalma sua mente, então prossegue com outras atividades. Não é fácil manter-se imperturbável, mas isso acontecerá se você manter-se fazendo as práticas diariamente. Daí, manter-se calmo será fácil.

P: O que devo fazer com o conflito na mente?

Sri Sri Ravi Shankar: No momento em que você percebe que há muito conflito na mente, seu olhos abrem. Os satsangs e pranayamas podem pôr um fim nisto.

P: Guruji, como faço para ter foco, ter uma visão e ainda assim estar no momento presente?

Sri Sri Ravi Shankar: Não pense que ter uma visão é ser contraditório ao momento presente.  Você pode ter uma visão e estar no momento presente. Estar totalmente no momento presente pode lhe dar uma melhor visão e foco para o futuro.

P: Como superamos o medo da morte?

Sri Sri Ravi Shankar: Fazendo meditação.

P: Eu levei um tombo por causa de um ego grande. O que posso fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Deixe pra lá! Se você reconheceu que levou um tombo, você se levantará mais alto. Isso já é bom. Você reconheceu que seu ego foi o entrave. Mas agora não lute com seu ego. Apenas mantenha-o no bolso. Deixe-o por lá. Não tente fazer nada com ele. Diga, “eu gosto” e deixe-o por lá. Se você não gosta dele, dê ele para mim, mas neste caso, gostaria que ficasse com ele. Veja, nossos esforços em tentar apagar o ego tornam-se outro grande problema. De qualquer modo você já tem problemas o bastante para resolver.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

