Todos têm independência do carma mas também têm os efeitos dos carmas das suas vidas pregressas

Ashram de Bangalore, Índia

27 de maio de 2010

P. Se qualquer coisa que façamos é em busca de felicidade, então porque há tanta dor e miséria no mundo?

Sri Sri: Há a história do Mulá Nasurudin. Sua esposa estava grávida e a hora do parto chegou. Mas o bebê não estava saindo. Quando o doutor disse isto ao Mulá Nasurudin,  ele correu ao mercado, comprou um brinquedo e manteve o brinquedo na frente da sua esposa. Ele disse: “afinal de contas este filho é meu, então, ele sairá nem que seja por cobiça.” Toda a nossa vida, nós corremos atrás das coisas, com a esperança de conseguir algo. Nós estamos sempre querendo algum tipo de lucro. Como pode tal pessoa sentir felicidade? Nem uma pessoa gananciosa é feliz, nem uma pessoa bombardeada com muitos desejos. Aquele que relaxa na sua consciência, é feliz. Aquele que é centrado, vivencia a verdadeira felicidade. Eu não digo que não há felicidade no mundo exterior, mas a felicidade que você tem quando se interioriza, é incomparável.

O mundo vive em busca de felicidade. O corpo é assado, a mente é assada, o intelecto se ilude mas ainda assim nós ficamos presos ao mesmo ciclo repetitivo.  Quando você encontra o Guru, você descobre que você é a fonte de felicidade. Então a mente se acalma e você percebe que você é quem você está a procura indo de um lado para outro.

P. Há vida há tantos séculos neste planeta. Eu desejo saber porque há algumas criaturas que vivem uma vida próspera e extravagante enquanto há criaturas que não tem nem o suficiente para comer?  Qual é a base na qual cada criatura renasce?

Sri Sri: Este é um dos cinco segredos – o segredo do nascimento. A natureza tem sido bem generosa mantendo o nascimento como um segredo.  De outra forma, você seria infeliz, relembrando os incidentes que ocorreram nas suas vidas prévias. Mas chegará um momento na sua vida quando sua mente estiver completamente focada no momento presente, que a memória acorda e você se lembrará quem você era e o que você era nas suas vidas pregressas. É aceitável que isto não aconteça para algumas pessoas.

O mundo todo é feito de causa e efeito. Se alguém é rico, há uma razão. Se alguém é pobre, também há uma razão. Mas isto significa que nós não temos nenhuma independência do carma?  Você definitivamente tem liberdade. Foi-nos dado poder de discriminação. Então, nós temos liberdade de carma, e também nós colhemos os frutos das nossas ações passadas também. É como quando você recebe algum empréstimo de alguém. Depende de você o que você fará com ele. Um homem pobre pode se tornar rico e um rico pode se tornar pobre. Há todas as possibilidades. Seu carma decidiu onde você nasceu. Mas depende de você onde você quer chegar.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s