Um intelecto purificado tem fé forte.

Ashram de Bangalore, Índia

P. Meu profundo agradecimento a você. Quem é você, Gurudev?

Sri Sri: Primeiro você conhece a você mesmo. Porque você está se dedicando a me conhecer? Você não sabe quem você é. Primeiro você descobre quantas vezes você veio a este mundo? Quando você conhecer a si mesmo, será fácil me conhecer.

P. Algumas vezes eu sinto que você está comigo, cuidando de mim o tempo todo. Outras vezes eu não me sinto conectado. Eu me sinto distraído nestas ocasiões. Fico incapaz de fazer sadhana também nestas ocasiões. Muitos pensamentos vêm à minha mente. O que devo fazer?

Sri Sri: Você deu a resposta na sua própria pergunta. A natureza do amor é tal que você sente sua falta na sua ausência. Quando você sente um piscar de devoção, a ausência causa perturbação na mente. Não é que a devoção está ausente, mas você sente como se ela não estivesse lá,  e você fica inquieto com esta sensação.

Se nós olharmos na luz do conhecimento, Shri Narada disse nos Bhakti Sutras que a simples indicação de devoção faz com que você sinta bem aventurança e a sua ausência faz você se sentir inquieto. Isto mostra que você tem devoção, e sinta-se com sorte quando você sentir tal inquietude na mente. Você sente ausência de devoção apenas por algum tempo. A devoção está de alguma forma sempre lá, nunca morre, mas você pode sentir também que ela diminuiu. Isto é natural. Isto acontece apenas para aqueles que tem muita sorte. De outra forma, as pessoas inertes não sentem nenhuma devoção. A mente destas pessoas é atormentada por preocupações.

P. Como nós podemos fortalecer a fé?

Sri Sri: O simples pensamento de fortalecê-la já a fortalece. Siga em frente assumindo que sua fé é muito forte. Quando seu intelecto é purificado, a fé automaticamente fica mais forte. Nós devemos ter uma dieta pura para purificarmos o intelecto. Então, preste atenção a sua alimentação. Se você come pensando em todo tipo e coisas negativas do mundo, isto também afeta o intelecto.  Muitas vezes as pessoas têm tempo para conversar somente durante as refeições, e discutem sobre tomas como doenças enquanto preparam a refeição ou a comem. Isto é muito errado e precisamos nos livrar deste hábito. Você se torna aquilo que você come. O tipo de comida que você ingere governa sua mente. E, mais uma vez, sua mente tem um impacto direto no seu corpo. Por isto devemos comer num estado de espírito feliz. Se estamos muito excitados, não conseguimos engolir com facilidade. Também se estamos inquietos, nós acabamos comendo mais comida. É importante comer com consciência.

P. Sempre que eu o vejo, as lágrimas surgem nos meus olhos. Eu sinto como se o conhecesse há anos. É verdade?

Sri Sri: Você está duvidando da sua própria experiência. Logo, é claro que é verdade.  Você duvida do que é positivo, e não do que é negativo. Nós duvidamos da honestidade de alguém. Ninguém duvida da desonestidade de uma pessoa. Do mesmo jeito, se alguém lhe pergunta se você está feliz, você responde: “eu não sei se estou feliz ou não.” Mas nós estamos seguros quando temos depressão. Nós duvidamos da existência de Deus. Nós nunca duvidamos da existência deste mundo mutante e mortal.  Cientistas evoluídos entendem que há um grande ponto de interrogação na busca da realidade aparente.

P. Você disse que Deus pode ser vivenciado num estado de sem-esforço. O que significa estar sem-esforço?

Sri Sri: Ficar no estado sem-esforço não significa parar de comer, beber ou fazer seu trabalho. Tem um significado mais profundo. Continue fazendo todo seu trabalho e enquanto o faz, saiba, dentro de você, que você não está fazendo nada. No começo, você se senta por algum tempo e experimenta que você está fazendo nada. Então você começa a sentir que mesmo que você esteja fazendo há um campo em você que não está fazendo nada.

Os sábios antigos explicaram isto brilhantemente. Há dois pássaros na mesma árvore. Um está comendo e o outro observando. Neste contexto, é o pássaro livre que está sendo comentado, o pássaro que está observando sem esforço. Observe isto também. Os dois pássaros são amigos. Eles moram juntos. Um está sempre testemunhando e o outro está envolvido no trabalho.

Sem esforço não significa ficar sentado parado. O Senhor Krishna disse no Geeta que você não pode ficar sem nenhuma ação nem por um segundo. Siga fazendo seu carma e ao mesmo tempo seja testemunho do seu carma. Isto é conhecimento profundo.

Depois da sessão, um livro foi lançado – Entendendo Shiva. Enquanto lançava o livro, Sri Sri Ravi Shankar disse que o livro também incluía uma perspectiva cientifica sobre tudo que permeia tattva Shiva.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

