Desejo de arrependimento por ter feito algo errado indica intelecto amadurecido

24 de maio de 2010 Ashram de Bangalore, Índia


P: Tenho cometido muitos pecados na minha vida.  Sou um candidato ideal para este caminho sagrado?  Quero me arrepender do que fiz de errado.

Sri Sri Ravi Shankar: Seu próprio desejo de se arrepender já atingiu seu objetivo. Esse desejo de arrependimento indica que seu intelecto está amadurecendo.  Caso contrário, você não perceberia suas ações erradas.  Algo de errado aconteceu com você e você quer se arrepender disso – isto significa que você já ultrapassou o problema no presente.  O desejo de arrependimento surge apenas no intelecto maduro.  Você é inocente no momento presente.  Não viva no passado, mas tenha esta sankalpa (resolução) que você não precisa fazer isso no futuro.  A pessoa com intelecto iludido suporta até suas ações erradas.  Saibam que aquele que comete um erro e continua nele não tem o intelecto maduro.

Algumas pessoas arrependem-se com culpa.  Isso também não resolve o problema.  É por isso que existe a tradição mestre/discípulo.  O mestre guia o discípulo para fazer alguma coisa para livrar-se da culpa.  Ou se você simplesmente disser ao mestre que algum erro aconteceu por seu intermédio, então você também livra-se da culpa.  Até se você disser isso a si mesmo, em sua mente, que você cometeu um engano, a mente acalma-se.  Por que o erro aconteceu?  Por causa da ignorância.  Quando você acende a lâmpada do conhecimento dentro de você, você fica livre no presente.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s