Aquele que faz o trabalho de Deus, trabalha para o bem da sociedade, também é cuidado por Deus

Ashram de Bangalore, Índia

22 de maio de 2010

P. Qual é a definição de felicidade?

Sri Sri: Felicidade é a direção na qual a vida tende a fluir.

P. Qual deve ser a melhor memória de felicidade?

Sri Sri: Felicidade é quando você não quer nada e você quer dar. Quando a vontade e o desejo terminam e o compartilhamento começa, a felicidade está exatamente lá. Memória não é felicidade. Quando você está feliz, se esquece de tudo. Quando a felicidade se vai é que você fica com a memória. Neste mundo as pessoas ou estão sonhando com a felicidade ou se lembrando da felicidade. Isto é, ou ficar no futuro ou no passado. Mas a felicidade é aquela que está no presente. E esta é a nossa natureza.

P. Eu estou contente e sozinho. Mas a mente se prende em eventos externos e nas pessoas interagindo com outras. Há alguma forma de eu vivenciar a solidão serena, mesmo quando estiver com outras pessoas?

Sri Sri: Você está no lugar certo. Você verá daqui a algum tempo como isto é possível.

(Palestra Ashtavakra continuou na sessão seguinte)

P. Algumas vezes eu me sinto cansado de fazer trabalho voluntário. Eu sinto vontade de pará-los. Eu também fico frustrado. Porque isto acontece e o que eu devo fazer para enfrentar isto?

Sri Sri: Quando seu corpo e mente estão cansados, você deve relaxar. Não fique preso com pensamentos que tem que fazer serviço voluntário o tempo todo. Relaxe e medite.

P. O que é pecado e virtude?

Sri Sri: Pecado é quando você inflige dor em si mesmo ou nos outros. Ação virtuosa é aquela que traz paz e felicidade a você ou aos outros.

P. Diz-se que o Senhor Krishna encarnava todas as dezesseis artes, o Senhor Rama doze e Hanuman  quatorze. Se era assim, como podemos dizer que Senhor Rama era a encarnação de Deus?

Sri Sri: Um devoto é mais elevado do que Deus. Isto tem sido dito para cantar a glória dos devotos. Na realidade, ambos, o Guru e o discípulo são Deus. Para cantar a gloria de um devoto e aumentar o nível de um devoto, o próprio Deus se curva. É como um pai carregando o filho nos ombros, mais alto que ele. Se Hanuman não fosse mais forte que Sri Rama, como ele teria ajudado Sri Rama? É como aquele que é mais forte do que eu carregar minha mala.

Sri Rama também precisava da ajuda de Hanuman. Do mesmo jeito, Deus também quer sua ajuda. Então, nós devemos trabalhar para melhorar a sociedade. Aquele que faz o trabalho de Deus, trabalha para o bem da sociedade, e também é cuidado por Deus. Trabalhar para Deus, para o bem da sociedade é uma indicação da divindade florescendo em você. Então, Hanumanji ajudou Sri Rama mas ele nunca ficou com ego ou arrogante porque estava ajudando Sri Rama. Ele sabia que tais pensamentos são ilusórios e que ele tinha sorte de trabalhar para Sri Rama. Então ele trabalhou para Sri Rama toda a sua vida e fez todo o trabalho de Sri Rama.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s