Devi, Devtas, Deidades não são nada além de energias específicas.

P: Caro Guruji, eu hoje aprendi com você a ter coragem. Sempre pensei que você era uma pessoa assustada e com raiva. Mas achei tanta paz em você. Tenho medo do que será se eu perdê-lo.

Sri Sri Ravi Shankar: Você não pode me perder, e eu não posso perder você! Nossa mente projeta nossos sentimentos nos outros. É isso o que acontece na maioria das vezes. Às vezes as pessoas me perguntam se estou com raiva deles. Eles dizem que eu não sorri para eles ou não falei com eles em meio a multidão, e pensam que estou zangado com deles. Mas por que eu estaria zangado com eles? Há tanta gente na multidão. Eu sorrio para alguns e passo um sorriso ainda maior àqueles com cara aborrecida, de modo que possam sorrir também. Mas sorrir para alguns não significa que estou bravo com outros. Muitas vezes nós projetamos nossas próprias emoções nos outros, especialmente quando nós amamos alguém. Se você está com raiva ou chateado com os outros,  você acha que os outros estão com raiva ou chateado com você. Aqui o autoconhecimento é importante de modo que você tenha uma percepção balanceada. Com o conhecimento, você sabe o que ocorre em seu interior e você sabe o que ocorre no interior dos outros.  A claridade de percepção, da observação e expressão somente vem através da meditação.

P: Caro Guruji, você fala sobre o desapego. E sobre a paixão? Acho que as pessoas seguem uma carreira, um negócio ou uma profissão por causa do dinheiro, daí o dinheiro se torna a sua paixão. Você não acha que a juventude deve seguir seus corações, paixões e sonhos?

Sri Sri Ravi Shankar: Vocês devem ter um sonho e uma paixão. Devem seguir isso, mas não febrilmente. Se você quer ir para as Cataratas do Niágara, vá. Quem disse para não ir? Você providencia o que é necessário e visita o lugar. Mas se isso ocupar um lugar muito grande em sua cabeça, e você pensar nisso o tempo todo, então você acabará pousando em outro lugar. Com esta exaltação, sua mente perde a clareza e você não processará corretamente as ideias e pensamentos. A paixão e o desapego são complementares. O desapego traz o foco a você, desacelera você e te torna calmo. Quando você tem paixão e age por conta dela, você adquire as coisas que quer ter. O descanso profundo e a atividade dinâmica são complementares. Como você quer ser dinamicamente ativo se não deu descanso profundo para sua mente e corpo? Alguém que nunca dormiu, não poderá de modo algum sentir-se enérgico. Você só estará febril de desejos e anseios em sua mente, sem capacidade de agir.

P: Sou uma alma sem descanso. Sempre quero pegar a próxima onda, seja ela na forma de um emprego novo, país novo, lugar novo, coisas novas. Não sei o que estou procurando. Tem alguma sugestão para mim?

Sri Sri Ravi Shankar: Sua alma não descansa! Como você sabe? Você achou sua alma? (brincando) O seu desassossego é porque você quer mais. Você quer mais alegria, sempre mais. É como a “bulimia”. Você come, mas não está satisfeito. Você a tira de você, e depois come de novo. Relaxe. Você precisa encontrar paz. Você tem de se apressar até que não esteja no caminho espiritual. Igual a se apressar antes de pegar um vôo. Mas quando estiver no avião, não há razão para correr dentro dele com a bagagem na cabeça! Você não vai chegar mais rápido por isso. Uma vez que esteja no caminho, você tem apenas que relaxar. O Bhagwad Geeta também diz que “um iogue iniciante tem que trabalhar para ganhar karma”. Mas daí, você tem que aprender a relaxar. Quanto mais você relaxar, mais rápido você alcança. Se você leva mais tempo para relaxar, demora-se muito para alcançar. Eu sei o que você está procurando – seu eu interior – a fonte de toda riqueza, felicidade e alegria. E isso está bem aí dentro de você. Especialmente quando você medita em um grupo de meditação regular, tem um efeito diferente. Vocês notaram que o efeito foi diferente quando vocês meditaram em grupo hoje, nesta presença? (Resposta afirmativa da plateia). Então, é bem melhor meditarmos em grupo. Você progride mais rápido quando está com um grupo de meditação. Então você percebe que adquiriu a habilidade de sorrir cada vez mais, que nada o aborrece ou o magoa de verdade, e que a natureza o ama e reverbera em você. Eu tive uma conversa com um dos grandes cientistas da atualidade. Ele me contou sobre a teoria das cordas. Todo animal traz consigo um tipo específico de energia, ritmo ou vibração para este planeta Terra. Mesmo se desaparecer uma única espécie, o universo todo desmorona.  Suponhamos que todas as moscas domésticas desapareçam do planeta, os seres humanos também desaparecerão. Assim, todas as espécies de animais e pássaros são importantes na sustentação do universo. Os povos védicos antigos sabiam disto. Em ensinos antigos indianos, eles colocavam deuses e deusas em diversos corpos de animais. Dizem que esses anjos ou deuses/deusas cavalgam nesses animais e vêm para a Terra.

A energia de Mãe Divina vem sobre um leão. Estes são valores contraditórios, mas eles trazem esse tipo de energia para o chão. Não é que a Mãe Divina tenha de sentar em um leão e viajar para cá.  Significa que a consciência cósmica traz essa energia para o planeta Terra através desse animal específico.  Do mesmo modo que corvos são relacionados aos ancestrais e ao planeta Saturno. Marte é relacionado a ovelhas e cabras. Cada planeta está relacionado a um animal específico e cada deus/deusa é relacionado a uma energia específica. Um deus, uma deusa não é nada além de uma energia específica que desce à Terra através de um animal específico.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

