Ego é ficar preso a uma identidade qualquer

01 de maio de 2010
Ashram Canadense

P: O que você pensa sobre a “teoria moderna da evolução”?  Se ela for verdadeira, então em que fase as almas vêm?  O que aconteceu com as almas anteriores?

Sri Sri Ravi Shankar: As teorias modernas estão evoluindo.  Eles pensam que as coisas têm que começar em algum lugar.  Eu diria que esta é uma compreensão linear.  Mas aqui falta um pensamento de forma esférica.  No Oriente, há o pensamento esférico.  No Ocidente, só há o pensamento linear.  De acordo com este último pensamento, todos tinham que nascer, Adão e Eva existiram e todos somos seus filhos.  Isso significa que todo mundo é irmão um do outro.  Então, como uma pessoa poderia estar casada com outra?  Isto é chamado de pecado original.  Dessa forma, o casamento em si é um pecado.  Se Deus pode criar um Adão e uma Eva, então por que ele não criou mais dez pessoas?  E então por que Deus criou a maçã, fruto da sabedoria, se Ele pediu para que eles não a  comessem?  Essas coisas precisam ser entendidas.  Nossa compreensão é muito limitada.  Precisamos pensar de forma esférica.  No pensamento de forma esférica, não foi criado apenas um único ser no começo, mas tudo começou a existir simultaneamente.  O mundo inteiro começou a existir simultaneamente.  O que você diria se eu lhe perguntasse sobre o ponto de partida de uma bola de tênis?  Cada ponto na bola de tênis é o primeiro ponto e o último ponto também.  Antigamente, as pessoas pensavam de forma esférica e é por isso que eles diziam: “O mundo é Anadi e Anant (sem começo e sem fim)”.  As almas não têm começo nem fim.  E a causa da existência do universo, que é a divindade, não tem começo nem fim.  Todos os três são um só.  Esta é a teoria do Advaita – tudo é feito de um.  Esta é a teoria da relatividade.  Isto é o que diz a teoria das cordas e os cientistas modernos.  Einstein ficou surpreso quando leu Bhagwad Geeta.  Tudo é feito da mesma consciência.  Os biscoitos em forma de animais apresentam todos os animais (como elefantes, girafas, zebra e gato) do mesmo tamanho.  As crianças pensam que estão comendo animais diferentes, mas o fabricante dos biscoitos sabe que todos são feitos igualmente.  Objetos no universo, vivos ou não – vivendo, movendo-se ou não – são feitos do mesmo modo.  Isto é o que diz as escrituras como Upnishads e “Guru Granth Sahib” (Sikh escritura sagrada).  Sikhismo tem um dos melhores cumprimentos do mundo – Satsriakal.  Sat é verdade, é Sri riqueza e Akal é além do tempo.  Então, quando você cumprimentar dizendo Satsriakal, isto significa:  “que você possa compreender a verdadeira riqueza, o espírito eterno que você é.”  Todos os dias cumprimentem-se uns aos outros e lembrem-se de que são a eternidade atemporal, riqueza infinita e verdadeira.  O que você está procurando aqui e ali?  Isto não é ótimo?

P: Se tudo está mudando e é transitório, então qual é o sentido em fazer alguma coisa?

Sri Sri Ravi Shankar: O que justifica fazer esta pergunta? O que justifica o entendimento? Você faz porque você não pode deixar de fazer alguma coisa neste mundo. Assim, até isto faz parte da mudança. “Tudo está mudando” – isto traz entendimento. Você tem que continuar agindo. Se você fizer coisas que lhe tragam paz e que irão levá-lo a evoluir, é como nadar com a corrente.  Se você fizer algo contra a evolução, é como nadar contra a corrente.

P: O que posso fazer para não sentir culpa e não fazer julgamento próprio?  Eu me sinto tão mal quando faço coisas, embora eu saiba em meu coração que fiz o que era melhor para mim.

Sri Sri Ravi Shankar: Mais cursos avançados.

P: Eu não sei qual é o objetivo da minha vida.  Perdi meus pais há muito tempo e os vejo em meus sonhos todos os dias.  Às vezes eu vejo você.  O que significa isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Está tudo bem.  Sonho é uma outra dimensão onde todas essas coisas existem, todas as experiências acontecem.  Então, quando você acordar, esteja totalmente no estado de vigília.

P: Como a ponta deste lápis apaga?  (Risos da platéia)

Sri Sri Ravi Shankar: Isso é o que todos os lápis devem fazer.  A vida é assim.  Se cada lápis, ou seja, cada ser humano puder apagar tudo que a mente escreve, você se tornará oco e vazio.  Se você puder apagar tudo – certo-errado, bom-mau, você ficará oco e vazio.

P: Estou passando por um momento difícil na vida.  Minha esposa me traiu mas agora quer voltar.  O que faço?  Eu não tenho mais confiança nela, mas acho difícil a separação.  Estou confuso e preocupado com o futuro.  O amor pode acontecer novamente?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, certamente.  Tenha uma mentalidade aberta.  Suponha que você estivesse nesse estado.  Você cometeu um erro e você se arrependeu, e você quer que sua esposa o perdoe.  Como você se sentiria se ela não o perdoasse?  Como você se sentiria? Da  mesma forma, um erro aconteceu por meio dela.  Alguns erros acontecem através de você e alguns através dela.  Esqueça isso.  Viva o momento presente.  Dê a ela uma chance.  Ande para o futuro.  Mas se isto continuar acontecendo muitas vezes, então você pode tomar uma decisão.  Se é uma ou duas vezes, você deve dar a ela uma chance justa.  Se acontecer mais de três vezes, então você fica firme.  Eu não tenho nenhuma experiência neste campo.  Eu não posso dar nenhum conselho melhor sobre este assunto.  Então, essa é uma sugestão.  Eu não sei de que forma ela lhe traiu, mas pode não ter sido intencional.  Nossa política na “Arte de Viver” é não ver intenção por trás dos erros dos outros.  Uma, duas, três vezes, o quanto você for capaz, continue perdoando.  Mas quando chegar no seu limite, diga: “Agora chega”. Havia um rei que falava absurdos do Senhor Krishna o tempo todo, quando o Senhor Krishna estava aqui no planeta.  Este Jarasandha estava insultando-o e espalhando boatos errados sobre ele.  O Senhor Krishna  perdoou-lhe não apenas uma ou duas vezes, mas 100 vezes.  Sua paciência foi de 100 vezes.  Mas então o Senhor Krishna disse: “Eu o perdoei 100 vezes.  Eu não vou parar agora.  Eu quero acabar com este assunto agora.  Eu lhe dei espaço suficiente e você não mudou. O  único jeito é sua punição”.  Assim, depende de nossa capacidade.  Jesus também disse para perdoarmos.  Veja quanta paciência você tem.  Quanta paciência você pode usar para perdoar?  Não apenas sua esposa, mas todos envolvidos nesse assunto.

P: Você poderia descrever o que é ego?  Como podemos resolver o ego?  Como amor e ego andam juntos, ou não?

Sri Sri Ravi Shankar: Ego é um sentimento de separação, um sentido de identidade.  Existem três maneiras de ver o ego.  1.  Ego é identidade.  Eu sou isso.  Este é um ego.  2.  Ego é também eu não sou isso.  3.  Ego é também eu sou separado dos outros.  Como dissolver o ego?  Uma opção é você expandir seu ego.  Eu sou isso, eu sou aquilo, eu sou isso também.  Por exemplo, um ego é você pensar que é um oficial.  Mas se você ficar preso em apenas ser um oficial e chegar em casa agindo como um oficial com seus filhos e esposa, você cria um problema.  Suponha que você seja um major militar e se comporta com a sua família na mesma função – então você está preso em seu ego de ser um oficial do exército.  Sua identidade é ser um militar, mas você é pai/mãe de seus filhos, você é marido/esposa de sua esposa/marido, você é filho/filha de seus pais e tantos outros.  Quando você equilibrar todas essas identidades de sua vida, dando igual importância a todas elas, você irá dissolver o ego.  Ego é ficar preso a uma identidade qualquer.  O caminho da expansão é partir dessa identidade limitada até se identificar com a divindade ilimitada, também chamada de dissolução da identidade.  Então, você vai de mim até Aham Brahaman, vai de eu sou alguém para se tornar eu não sou ninguém, e eu não sou ninguém para eu sou todo mundo.  Agora, isso parece muito filosófico.  Você não pode ir ao seu escritório e dizer que você não é ninguém, nem pode dizer em sua casa que você é todo mundo.  Não funciona assim.  Então, eu diria que o modo mais simples para contrariar seu ego é ser natural.  Ego faz você se sentir desconfortável, antinatural e isolado. Sem ego, ou com seu ego expandido ou transformado, significa estar em casa, ser natural com todos em todas as circunstâncias.  É ainda ser como uma criança.  Eu diria apenas: seja como uma criança. Uma última coisa que eu gostaria de dizer sobre ego é que, se você pensa que tem algum ego, então não tente dissolvê-lo.  Você pode mantê-lo guardado.  Não se meta com ele e não se incomode com ele.  Deixe-o estar,  ok?

P: Como posso desintoxicar meu corpo com segurança?

Sri Sri Ravi Shankar: Pranayama, uma boa dieta, alimentos crus, sucos, legumes e relaxamento.

P: Quais decisões devemos tomar a partir do coração, e quais devem partir da cabeça?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando você faz um negócio, use sua cabeça.  Quando você faz um serviço, faça-o de coração.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

