Toda vez que você ficar confuso, saiba que está crescendo.

Satsang no Ashram de Montreal
Sessão Noturna de Conhecimento

30 de abril

P: Guruji, muitas vezes me confundo. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: ConFuso – Fusão com a consciência e cosmos. Toda vez que você ficar confuso, saiba que está crescendo.

P: Entendo que tudo vai mudar. Isso me dá muito alívio. Mas se tudo vai mudar, então por que estou aqui? O que precisamos fazer? Eu não posso continuar sem a resposta para esta pergunta.

Sri Sri Ravi Shankar: A pergunta ou a idéia de que “tudo está mudando” já cumpriu sua função. Ela criou o espírito da investigação. Para que estou aqui? O que devo fazer? Qual é o propósito da vida? É importante levantar estas questões. Isto mexe com o cérebro e abre um novo caminho para você. Não tenha pressa para obter a resposta. Tudo é impermanente significa que tudo está mudando, e vice-versa. Para que tudo esteja mudando, tem que haver algo que não está mudando. Entender e vivenciar isto é a vida. Esse é o ponto de referência. Então se pergunte sobre essas questões. Isso irá acabar com todas as coisas desnecessárias, como se preocupar com questões triviais. Isso ajuda você a não ser ciumento, ganancioso ou irritado.

P: O que é amor e verdade? Como faço para decidir se continuo ou não um relacionamento?

Sri Sri Ravi Shankar: Há uma estranha relação entre o amor e a verdade. Se existe uma competição entre o amor e a verdade, é o amor que vai ganhar. É o medo de perder o amor que faz alguém dizer mentiras para as pessoas mais amadas. Eles têm medo de perder seu amor se disserem a verdade. Então, o que é poderoso? O amor é poderoso. E deve ser assim.

O que é o amor? Se você não sabe ainda, não há nenhuma maneira de você saber. Nem mesmo uma única criatura deste planeta pode dizer que não sabe amar, porque essa é a nossa segunda experiência. Nossa primeira experiência foi a dor. Os primeiros nove meses foram fáceis, porque fomos alimentados por nove meses em um ambiente confortável. Então de repente tivemos que atravessar uma estreita passagem e isto foi tão doloroso, com a sua cabeça ficando presa. Foi uma experiência muito dolorosa.

É por causa desta dor que os bebês choram. Os bebês fazem tantos gestos e caretas engraçadas nos primeiros dias porque eles fizeram um ótimo trabalho ao sair, foi como mover uma montanha. Depois da dor, eles olham para o rosto da mãe e absorvem o amor da mãe. Eles percebem que são amor e sabem que não há nada além do amor. Na idade de três anos eles começam a esquecer isto. É quando o intelecto começa a se formar e eles fazem 1001 perguntas. Eles não param de fazer perguntas. Metade das vezes eles nem sequer ouvem as respostas.

Então, o que é a verdade? Esta é a pergunta mais madura. Você pode conhecer o amor, mas você não pode dizer a verdade. A verdade é o que não é afetado pelo tempo. Com esta definição, tudo o que você vê não é verdade, não é? Este edifício não é de verdade. Ele não existia no passado e pode não existir no futuro. O mesmo acontece com o corpo. Ele não estava lá no passado e não vai estar no futuro. Tudo o que está mudando não é verdade. O que é verdadeiro não é afetado pelo tempo. A verdade é que isso existia, existe e existirá. O espírito de indagação sobre o que não é afetado pelo tempo, leva a uma substância que nunca se altera em nada.

P: Eu consultei um médico que não faz parte da Arte de Viver e o médico disse que tomate, batata, pimentão e berinjela são como sombras noturnas mortais, e não devem ser comidas. A Ayurveda do Sri Sri também segue esta escola de pensamento? Eu realmente amo esses vegetais. O que fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Não se preocupe, você pode comê-los. Dizem isto normalmente, mas não coma apenas estes legumes. Misture-os com feijão, verduras e lentilhas. Você pode comê-los mas não em excesso. Tudo em excesso é prejudicial. Basta não comê-los em demasia, e não comê-los diariamente. Nosso sistema é forte. Ele pode combater o mal causado pelo prana baixo.

P: Esta é a primeira vez que você está lendo a minha pergunta. Eu fico triste porque às vezes eu sinto que os caras não gostam de mim. Ninguém me chama para sair ou quer ter um relacionamento comigo, e eu quero ter um relacionamento amoroso.

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, eu não tenho experiência. Tem certeza que ninguém lhe chamou para sair? Às vezes as pessoas são tímidas, assim como você. Quando você se sente inútil, então este tipo de vibração aflora. Mas você vale muito mais do que isto. A beleza está no seu sorriso e na sua confiança, a paz que você tem é a beleza real. Sinta-se confiante e ligado ao universo e ao cosmos, e depois veja como as coisas mudam.

P: Sei de pessoas que querem controlar nossa comida e água, colocando uma grande carga sobre isto. O que fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: A “Arte de Viver” está atenta a este assunto. Na Índia, algumas pessoas queriam produzir plantas geneticamente modificadas. Isto foi proibido na França e em outros países. A “Arte de Viver” se uniu e se opôs a isto, e o governo teve que interromper tudo. Você não pode fazer isso sozinho, você tem que fazer oposição num movimento de massa, e trazer justiça para o planeta humano. A ganância de poucas pessoas sobe às suas cabeças. Não somos contra experimentos científicos, mas  não os aceitamos sem testes apropriados, certeza de que não terá quaisquer efeitos secundários, e que sua produção não será em larga escala para fins comerciais.

Por exemplo, o algodão geneticamente modificado produziu três vezes mais no primeiro ano e duas vezes mais no segundo ano. No entanto, ele foi completamente dizimado no terceiro ano e muitos agricultores se suicidaram. A “Arte de Viver” trabalhou para dar esperança aos agricultores e os ajudou a ver o valor de suas vidas. O gado que comeu o algodão geneticamente modificado morreu, e os vírus emitidos por essas culturas atacaram as árvores. Toda a área se tornou um deserto. A empresa obteve lucros enormes. Isso é chamado violência econômica. Existem muitas formas de terrorismo. Terrorismo econômico é quando a ganância de algumas pessoas faz o sofrimento de outras; elas fazem uma confusão no sistema econômico e devastam muitas famílias.

P: Você é fantástico. Apenas alguns minutos com você e todas as minhas preocupações já se foram. Obrigado por tudo. Como você se encaixa com Jesus e Sua mensagem?

Sri Sri Ravi Shankar: A mensagem de Jesus foi amor, para sermos como uma criança. A “Arte de Viver” é assim também. Jesus disse para servir as pessoas, e a “Arte de Viver” é sobre serviço. Nos encaixamos 100 por cento. Podemos não nos encaixar na metodologia da igreja, mas definitivamente nos encaixamos com os ideais de Jesus. Jesus nunca disse: “você é um pecador”. Antigamente quando as pessoas eram brutas, a igreja usava a culpa e o medo em sua metodologia, o que talvez não seja adequado atualmente. Hoje somos sofisticados e amigos, não temos que carregar culpa e tristeza. Nos encaixamos 100 por cento com a filosofia de Jesus. A primeira prioridade é não culpar os outros ou a si mesmo. Se o fizer, você nunca será capaz de acalmar sua mente, você vai querer fugir das pessoas, e você vai fugir de si mesmo também. Pare de culpar a si e aos outros também.

P: Por que é tão difícil deixar o passado ir e  render-se? O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Não faça nada. Basta viver no passado. Não é fácil viver no passado. Aceitá-lo. Encontrá-lo. Você está no lugar certo. Entregar o passado não é tentar fugir dele. Siga em frente. Abrace o passado com os dois braços. Tudo bem em ter tido experiências. Não tenha medo delas. Você pode lidar com isso. Nada vai passar se você tentar evitar ou ser avesso.

Alguém está escrevendo um livro sobre os cinco níveis de entrega. Como você define a entrega? A entrega já foi tantas vezes distorcida. O primeiro tipo de entrega acontece quando você falha. Quando você foi derrotado ou está infeliz, você deixar ir. Deixar ir, quando a vida é um fardo ou associada principalmente a uma derrota, é um tipo de entrega.

Um outro tipo de entrega acontece por amor, como o amor de uma mãe por um filho. Nada é mais importante para ela. Se a escolha é entre o seu próprio prazer e o da criança, ela vai escolher o prazer da criança. Em uma relação de amor entre marido e mulher, eles se sentem completamente à vontade, sem medo e sem preocupações. A mãe é muito ligada a seu filho. Ela releva voluntariamente pequenos inconvenientes ou prazeres, porque ela ama o filho profundamente.

O terceiro tipo de entrega acontece principalmente com o conhecimento. Não existe nada de qualquer maneira. Isso acontece quando você se entrega a Deus.

O quarto tipo é saber que isto é uma ilusão. Pensar que você tem que desistir de algo que você não tem é uma ilusão. Esta é a entrega da sabedoria; é apenas uma sensação de simplicidade, sabendo que tudo pertence a Ele. Este estado de entrega leva ao mesmo lugar – a mente pequena abre-se para o grande Ser.

P: Existe uma prática que podemos seguir para não causar sofrimento? Existe uma metodologia alegre?

Sri Sri Ravi Shankar: Acordar para a realidade. Saber que este “eu” pode levar a um estado de devoção, de amor. Isto é espontâneo. Não há necessidade de renúncia porque ela já existe. Não precisa ser uma parte dolorosa do ego. É saber que tudo pertence ao divino – tanto o espinho como as rosas pertencem ao divino. O que acontece quando você se entrega? Uma paz permanente chega a você, um sorriso que ninguém pode tirar de você. Você imagina que existe esta ilusão. Você sorri e percebe que não há nada para dar.

Suponha que você enche um pote de água no lago, e você está carregando este pote. Então você joga a água de volta no lago. O que você pode dizer para pessoa quando ele / ela acha que ele / ela está derramando a água de volta no lago? Isto  traz de volta um sentimento de conexão e aniquila o senso de separação que causa dor e sofrimento. Senso de ligação sempre traz paz e alegria. Assim, com auto-conhecimento, prática de meditação, canto, tornando-se um com o som do satsang, você se torna um e funde-se a uma única consciência. Satsang é todos dividindo consciência e energia, todos compartilhando o som. No Satsang a mente se une, todas as mentes se unem com a energia cósmica. Existe mais benefícios no canto do que quando sua consciência está focada e você está muito atento.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s