Harmonia no som é música, harmonia no movimento é dança; harmonia na mente é meditação; harmonia na vida é celebração.

24 de abril de 2010.

O amor é a mãe de todas as emoções negativas. Todos aqueles que perdem a calma são perfeccionistas. Eles querem tudo perfeito, eles simplesmente amam a perfeição. Eles têm alto nível de Pitta (uma característica do corpo conforme a antiga ciência da Ayurveda). Eles buscam a perfeição em tudo.

O ciúme vem por causa do amor. Quando você ama alguém, surge o ciúme. Cobiça é quando você ama mais objetos do que pessoas. Arrogância é quando você se ama muito. Arrogância é amar a si mesmo de forma distorcida. Não existe um único objeto deste planeta que não queira ser amado ou afastado do amor.

Mas nós não queremos a dor ou o sofrimento que vem junto com o amor. Como podemos conseguir isso? Somente quando limpamos e elevamos nosso espírito, o que é possível através da espiritualidade.

Somos compostos de matéria e espírito. Nosso corpo precisa de vitaminas. Se algum nutriente está faltando, então temos uma deficiência. Da mesma forma, somos feitos de espírito. Espírito é beleza, verdade, alegria, felicidade, amor e paz. Para mim, a espiritualidade é o que reforça todas estas qualidades e remove os limites.

Nós podemos trazer nossas crianças e jovens para este caminho espiritual. Hoje em dia a violência nos campos universitários é comum. Isso é lamentável. Se há violência, então há algo fundamentalmente errado. Havia muito orgulho ligado à não-violência e à serenidade, quando eu era criança. Escolas e faculdades terão que trazer paz, felicidade, celebração e alegria.

Mas se estamos infelizes, não podemos dar felicidade a ninguém. Primeiro, precisamos curar a nossa tristeza. É um ciclo vicioso. Se você não está feliz, você não pode fazer nada para tornar os outros felizes. Então, como você pode ser feliz? A menos que você pense de uma perspectiva mais ampla, você não pode ser feliz.

Existe uma técnica para ficar deprimido. Basta você sentar-se e pensar sobre si mesmo o tempo todo: “E eu, e eu?” Você vai ficar deprimido. Precisamos nos engajar em algumas atividades de serviços e práticas espirituais para eliminar vibrações negativas e tornar a nossa presença mais leve, mais feliz, mais contente e mais intuitiva.

Intuição é fundamental. Se você é um empresário, você precisa de intuição para saber em quais ações deve investir. Se você é um poeta ou uma pessoa literária, você precisa de intuição. Se você é um médico, você precisa de intuição. Os médicos não baseiam a prescrição apenas na observação. Há algo mais que também contribui para a prescrição. Todos os médicos aqui vão concordar comigo.

A intuição pode vir quando olhamos para dentro. Sem intuição e uma conexão espiritual, é como usar um telefone celular sem chip. Oramos, mas não estão conectados. Então nos perguntamos por que nossas orações não são respondidas. Porque não há espiritualidade e valores interiores e, portanto, não existe conexão. Por isso muitos se tornam ateus. Um incidente acontece em sua vida, suas orações não funcionam, e eles ficam iludidos.

Cada um de nós tem um enorme potencial. Seus pensamentos são muito poderosos, você pode criar o que quiser. Não estou dizendo que você poderá ir à lua amanhã, mas para que isso aconteça, a visão tem que vir primeiro. O poder intuitivo tem que acontecer. Em primeiro lugar, acredite que é possível viver em um estado de amor, paz e tranquilidade incondicionais. Como uma criança, você viveu nesse estado. Como crianças, todos nós já fizemos isso. Nós borbulhávamos com entusiasmo.

Sri Sri então conduziu a platéia para meditação

P: Um pouco de ego é correto?
Sri Sri Ravi Shankar: Se você reconhecer que tem ego, pelo amor de Deus, não tente se livrar dele. Ao se livrar de seu ego, você fará uma viagem egocêntrica ainda maior. Então, se você achar que existe ego, apenas mantenha-o em seu bolso. Você sabe que o único antídoto para o ego é ser natural ou ter naturalidade.

Por que você quer se livrar de seu ego? Porque ele o incomoda. Mais do que os outros, seu ego está lhe incomodando. Você está limitado, contido e desconfortável. Você sente que os outros não lhe respeitam ou que você é melhor do que os outros. Você se compara aos outros. Então aconselho que, se você achar que existe ego em você, deixe-o estar. Não vamos mexer com ele. Se vier, que venha.

P: Ouvimos muito sobre corrupção nos governos e em outras situações atualmente, em todo o mundo. O que podemos fazer para reduzir a corrupção?
Sri Sri Ravi Shankar: A corrupção começa quando acaba o sentimento de pertencimento. Quando temos um sentimento de pertencimento, não podemos ser corruptos. Quando expandirmos nosso senso de pertencimento, a corrupção desaparecerá. Isto faz sentido? Corrupção começa fora do limite de pertencer.

P: Como podemos ficar felizes todos os dias?
Sri Sri Ravi Shankar: Sabe, você precisa de motivo para ser infeliz. Você não precisa de motivo para ser feliz.

P: Quando alguém tem aversão a você e sua presença faz você se sentir desconfortável, como lidar com esse tipo de situação?
Sri Sri Ravi Shankar: Apenas os abençoe. Quando sua mente está calma e serena, ela vira um feixe de laser. Então você tem o poder de abençoar.

Há uma tradição na Índia e na China. Sempre que há um casamento ou qualquer outra cerimônia em casa, você procura a pessoa mais velha da família e pede sua bênção. Há uma razão científica por trás disso. À medida que você envelhece, supostamente você torna-se mais sereno e satisfeito. Uma mente satisfeita tem o poder de abençoar. Caso você não esteja contente, você não tem energia para abençoar, e então como você pode abençoar alguém? Quando você é grato pelo que a vida lhe ofereceu, quando você tem satisfação dentro de você, então você ganha a habilidade de abençoar as pessoas. Assim, serenidade e contentamento lhe dão habilidade de abençoar os outros.

Primeiro você fica centrado. Se eles são avessos a você, e daí? Seja feliz e abençoe-os para que se livrem do ódio. Muitas vezes, tentamos corrigir alguém porque suas ações nos perturbam. Mas se sua intenção é a de corrigí-los porque o que eles fazem está prejudicando a eles mesmos, eles se corrigem. Entende o que estou dizendo?

P: Eu tenho 63 anos ou mais. Pode uma boa arte de viver levar a uma digna arte de morrer?
Sri Sri Ravi Shankar: Esqueça que tem 63 anos. Acorde, não é tarde. Há algo profundamente dentro de você que não tem idade. É puro e dinâmico. Não se subestime. Não pense que você é inútil. Eu lhe digo que você pode se sentar e meditar, e você pode abençoar o mundo. As coisas vão acontecer muito diferentes então.

Eu estou com você. Você não está sozinho. Se alguém em qualquer momento se sentir solitário, deprimido, infeliz ou triste, basta lembrar que não está sozinho. Você não está sozinho mesmo, ok?

P: Você pode comentar sobre as mudanças que vão acontecer nos próximos anos, por volta do ano 2012? Como será depois?
Sri Sri Ravi Shankar: Eu quero garantir a todos que vamos ver 2013. Basta lembrar o caos que aconteceu em 1999. Algumas pessoas começaram a armazenar alimentos por seis meses em seus porões. Naquela época eu disse que as coisas ficariam normais. As coisas serão normais em 2012 também.

Na verdade, a espiritualidade ficará mais na moda nos próximos anos, as pessoas vão se tornar mais espirituais. Todos vão entender mais sobre a consciência. Bem aqui, há muitas camadas do universo e da existência. Mais e mais sobre isto virá à luz. As pessoas vão entender, a ciência também vai descobrir.

P: O que fazer quando começamos a duvidar de nós mesmos ou de nossos relacionamentos?
Sri Sri Ravi Shankar: A dúvida é sempre sobre algo positivo. Sabe, se alguém lhe disser que te ama, você diz: “Sério?” Não é assim?

Mas você acredita quando alguém expressa seu ódio a você. Se alguém lhe perguntar: “Você está feliz?” você diz: “Bem, eu não tenho certeza.” Duvidamos de tudo que é positivo. Duvidamos do amor. Duvidamos da bondade das pessoas. Duvidamos da honestidade, mas nunca duvidamos da desonestidade, não é assim? Duvidamos de nossas capacidades, mas nunca duvidamos de nossas fraquezas. Você nunca duvida de sua depressão, mas você sempre duvida de sua felicidade. Então, uma dúvida é sempre sobre algo que é positivo.

P: Em primeiro lugar, como podemos servir. Em segundo lugar, como posso ser um bom ser humano para a sociedade?
Sri Sri Ravi Shankar: Existem muitas maneiras. Você pode se tornar um professor ou voluntário da “Arte de Viver”. Você pode ajudar em escolas para crianças da zona rural. Milhares delas estão estudando e milhares estão à espera de ser admitidas. Você pode participar do projeto “Dólar por Dia”. Um dólar por dia pode educar e prestar assistência médica, dar comida e roupa para uma criança. Somos 1.000 pessoas aqui neste auditório. Se cada um de nós patrocinar uma criança, mais de 1.000 crianças terão acesso à educação. Caso contrário, essas crianças serão forçadas a trabalhar muito jovens, e ficarão violentas porque não têm educação com base em valores. Se você quiser pegar outros projetos, seja bem-vindo. Se você quiser doar seu tempo, digamos, seis meses ou um ano, você pode ir a lugares onde você pode levar a paz ao povo. Você é muito bem-vindo para vir para a Índia.

P: Às vezes eu não sei se estou fazendo a coisa certa. Eu perco a coragem. Como faço para lidar com tal situação?
Sri Sri Ravi Shankar: Nesses momentos, apenas relaxe. A coisa certa vai acontecer com você.

P: Se cada pessoa na Terra fosse fazer uma coisa para tornar o mundo um lugar melhor, qual seria esta coisa?
Sri Sri Ravi Shankar: Por que você está limitando a apenas uma coisa? Somos todos tão diferentes. Cada um pode servir em sua própria área de especialização. Mas se você realmente insiste em uma coisa, eu diria: “Sorria mais.” Sirva e veja o quanto você pode esticar. Este tanto, você pode servir mais. E eu lhe digo que quanto mais você serve, mais você receberá.

Sri Sri em seguida sugeriu que todos lessem Celebrando o Silêncio, Celebrando o Amor, ou Uma Nota Íntima para um Buscador Sincero, para terem respostas para todas as outras perguntas!

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Harmonia no som é música, harmonia no movimento é dança; harmonia na mente é meditação; harmonia na vida é celebração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s