Serviço é fazer o que você puder fazer sem esperar nada em troca

Deusa Laxmi (esq) e Deusa Saraswati (dir)

Boulder, CO

21 de abril de 2010

A música nos une e a meditação nos leva ao interior. Nos traz integridade. Se você vir a Deusa hindu do Aprendizado (Saraswati), ela se senta sobre uma pedra. A pedra é estável. Simboliza que conhecimento, uma vez aprendido, não se move nem vai embora. Enquanto a Deusa da Riqueza (Lakshmi) se senta numa flor de lótus. A chuva vem e a flor flutua no fluxo de água. A Deusa do Aprendizado se senta numa pedra. Ela tem um instrumento, um livro e um rosário nas suas mãos.  O livro simboliza conhecimento, o instrumento simboliza música e o rosário simboliza meditação. Estes três aspectos: sabedoria, conhecimento e música têm que existir na sua vida.

P. Como a ‘Arte de Viver’ se relaciona com as crenças e práticas das pessoas?

Sri Sri: Você pode ter suas próprias crenças e práticas, porque a ‘Arte de Viver’ acredita em diversidade. Pode-se seguir a própria religião e continuar com a espiritualidade.

P. Nós observamos que as pessoas estão nos desapontando no governo, nos negócios e na religião. Como você acha que devemos tratar estes líderes?

Sri Sri: Compaixão. Mahatma Gandhi criou um tipo de político que é amplamente respeitado. Eu digo espiritualize a política, globalize a sabedoria e secularize a religião. Todo mundo devia saber um pouco sobre as religiões do mundo. Se todos aprenderem um pouco de budismo, hinduismo, sectismo, jainismo, cristianismo, então todo o mosaico de religiões estaria disponível. Este é o único caminho para nós entendermos uns aos outros e caminhar para espiritualidade. Se toda criança souber um pouquinho sobre cada religião, eles crescerão aceitando todas as religiões.

P. Qual é o mais simples serviço que se pode fazer?

Sri Sri: Serviço pode ser qualquer coisa. O mundo não espera que você faça o que não pode. Fazer o que você pode fazer, sem esperar nada em troca, é serviço. Há dois jeitos. Ou nós esperamos ter alegria com o que nós fazemos ou nós fazemos o que temos que fazer com expressão alegre. Esta é a diferença entre trabalho e serviço.

P. Meu coração e minha mente vivem em conflito. Qual eu devo seguir?

Sri Sri: Siga cada um em momentos diferentes. Não faça negócios com seu coração. Não faça serviço com sua mente.

P. Como você sabe quando perdoar alguém?

Sri Sri: Quando algo começar a incomodá-lo muito.

P. Qual seu segredo para ter tanta energia, coração tão grande e tanta compaixão?

Sri Sri: Simplicidade. Quando você não é você mesmo, você fica exausto. Quando você tenta impressionar alguém ou espera algo de alguém, você fica esgotado.

P. Eu tenho muito medo de voar.  O medo me domina. O que posso fazer para controlar o medo?

Sri Sri: Observe a sensação. Medo é o oposto de amor, mas medo pode se transformar em amor. Você também pode ultrapassar todos este ciclos fazendo o curso de meditação avançada.

P. Como eu posso controlar a raiva que tenho quando vejo tanta injustiça para tanta gente?

Sri Sri: Não sinta raiva. Aja. Você não precisa perder seu equilíbrio mental. Ao contrário, você deve responder. Isto é uma competência. Fique calmo, e se centre com ioga. Esta é a mensagem do Bhagavad Gita.

P. É realista esperar que uma pessoa consiga ficar iluminada em uma vida?

Sri Sri: Você não precisa ser muito especial.  Você pode conseguir agora, nesta sala.

P. Como eu posso apoiar a causa da paz no mundo mais efetivamente?

Sri Sri: Eu deixo esta pergunta para você, porque há tantas idéias. Seja útil. Estas perguntas não tem uma resposta única.

P. Você pode falar sobre a natureza da sexualidade?

Sri Sri: Pregar sobre o que você não sabe ou no que você não acredita não é a coisa certa. As pessoas que vivenciam compreensão profunda, não fazem julgamentos. Com espiritualidade você vai para um novo nível de experiência. Honre o sexo, mas siga para um lugar mais elevado.

P. Como eu posso ter um relacionamento bem sucedido?

Sri Sri: Eu não sou um expert em relacionamentos. Eu daria um conselho para o homem e um para a mulher.  A mulher não deve nunca pisar no ego do homem. O mundo todo pode chamá-lo de burro, mas você deve sempre dizer que ele é o mais inteligente. Você não deve questionar as habilidades dele. Diga-lhe “você é a pessoa mais inteligente. Só porque você não a usa, não significa que você não a tem.” Se você o chama de burro sempre, ele assim será. Não lhe peça prova do seu amor por você. Assuma que ele a ama. Se alguém tiver que provar seu amor por você todos os dias, ele ficará exausto! Nós não devemos expressar tanto nosso amor. Muitas vezes o problema é que nós expressamos muito o nosso amor.

Se você mantém a semente sobre a superfície, você nunca verá as raízes. Mas se você enterra muito, ela também não brota. Mantenha a semente plantada. É assim que você deve expressar seu amor. Mantenha a dignidade do amor.

Agora uma sugestão para o homem.  Nunca pise nas emoções da mulher. Se ela reclamar sobre a mãe, irmã, família, nunca acompanhe. Você verá que ela mudará rapidamente de lado e você será o alvo! Não a impeça de fazer meditação, vá a um lugar para rezar ou qualquer prática espiritual. Se ela quiser ir fazer compras, dê-lhe o cartão de crédito. Você terá paz em casa.

P. É necessário ter um Guru ou líder espiritual para buscar iluminação?

Sri Sri: Você está perguntando uma questão e quer uma resposta. Você quer remédio e quem lhe der remédio será seu médico. O buscador quer resposta, quer alguém que lhe diga, que lhe guie. Se alguém diz: ‘eu não sou um paciente, mas preciso de remédio,’ e alguém diz ‘eu não sou médico mas eu lhe darei remédios.’ Como você chama os dois? Qualquer um pode lhe dizer o que você quer ouvir, mas um pouco de orientação sempre ajuda.

Alguém deve lhe acompanhar e dar –lhe confiança. Quando você aprende a nadar e o treinador diz ‘vai em frente’, você ganha confiança para prosseguir. Alguém que tem tal confiança pode se tornar seu guia.

P. Como você consegue agüentar carregar os problemas de pessoas do mundo todo?

Sri Sri: Você precisa dizer a si mesmo que você é um instrumento. Você é parte do universo. Deixe as coisas irem e virem e eles não serão problemas para você. Certamente é possível e você também pode ter esta capacidade.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s