A globalização da sabedoria é o antídoto ao terrorismo

Centro de Artes Cênicas de Denver.

Denver, Colorado

20 de abril de 2010

Frequentemente em nossa vida nós dizemos `s pessoas ‘muito obrigado’ ou ‘sinto muito’  sem realmente sentir o que dizemos.  É quase como a atendente de bordo que diz à você   ‘tenha um  bom dia’  quando você sai do avião. Ela  te cumprimenta mas não sente o que fala.  As mesmas palavras vindas de alguém querido carregam vibrações e presença diferentes.

De fato nós transmitimos quase todos os pensamentos com nossa presença e muito pouco com as palavras em si. Um bebê passa as vibrações do amor como ninguém mais passa. Seu cachorrinho em casa expressa tal amor que nenhuma fala pode expressar. Nós todos somos dotados com esta presença contudo em algum lugar nossa presença foi encoberta. Isto acontece porque nós estamos estressados. Nem em casa, nem na escola ninguém nos ensinou como limpar nossa presença/energia. Se nós estamos irritados em casa, nós carregamos essa vibração irritada para o escritório. Quando estamos chateados no escritório, a coisa se prolonga em nosso sistema e volta para casa conosco. Nós somos incapazes de deixar essa energia passar  e outra vez ser como uma criança. Agora como nós retornamos à nossa fonte? Como nós limpamos nossa presença? Isto é  a essência da meditação.  É o movimento do som ao silêncio.

Muitos acreditam que meditação exige concentração e muito esforço. Meditação não é concentração. E’ o oposto de concentração. Se você  dirigir para qualquer lugar, precisa de concentração. Se você simplesmente quer relaxar em casa , não é necessário nenhum esforço. Você não precisa de concentração. Meditação é relaxamento profundo e não concentração. Então se os pensamentos vem durante a meditação, não tentamos persegui-los. Quanto mais os perseguimos mais eles vem.

Se você quiser se livrar de um pensamento, ele não some tão facilmente. Voltará ainda mais forte. Então usamos outra estratégia. Se pensamentos negativos vem lhes damos um abraço. Apertamos sua mão. Ai eles desaparecem. Se bons pensamentos vem, lhes damos um abraço e eles se aquietam. Quaisquer pensamentos que venham não tentamos impedi-los. É um processo sem esforço.

Há três regras de ouro para meditação. A primeira e’ você dizer “ Nada quero”. Se você disser “Preciso beber água ou mudar de posição”, a meditação não  acontece. Quando você nada quer, você também nada faz. A segunda regra de ouro é “nada faço”. Você simplesmente respira. Não faça o esforço de pensar “ nada quero” e “nada faço” – somente uma atenção sem esforço. Então, a última regra é mais importante ainda, “ Nada sou”. Durante a meditação nós perdemos todas as noções sobre sermos ricos, pobres, inteligentes, burros ou qualquer outra coisa.

Então o que você é? Nada. Apenas uma atenção pequena a – “Nada sou”, “ Nada quero” , “Nada faço.”

Após a meditação você pode, de novo, ser alguém. A escolha é sua, mas durante a meditação se você pensa que é alguém maravilhoso ou alguém perdido, é impossível você conseguir sossegar  na parte mais profunda do seu ser.  Sossegar dentro dessa consciência da qual todos nos somos feitos, este deve ser o passo inicial para a meditação. É a viagem do som para o silêncio.

Hoje usamos o som ‘ Om’. OM significa paz eterna e amor incondicional. Assim nós diremos este som ‘OM’ três vezes e criaremos a vibração da paz e do amor em torno de nós. Isto é paz interna. Quando nós temos essa paz interna, temos paciência e nossa percepção melhora. Nossas observações e expressões tornam-se melhores. Frequentemente nós acabamos dizendo que “ninguém me entende.” Nós nunca dizemos, “eu não me expressei melhor.” Nossa expressão melhora com a meditação. Essa é a mágica da meditação.

Há pessoas que perguntariam o que  a meditação faz? Pode gerar uma  sociedade livre violência. Hoje é o 11o. aniversário do tiroteio da escola de Columbine. Tanto a vítima como o culpado precisam saber relaxar suas mentes. Nem em casa nem na escola ninguém ensina como se livrar de emoções negativas. Elas emergem e você está preso a elas. A Organização Mundial de Saúde prevê que o segundo causador de morte mais frequente nesta próxima década será a depressão. O câncer será o  causador numero um, seguido pela depressão. A meditação é essencial para lidar com isso. Pranayama, Yoga, Sudarshan Kriya e  meditação podem trazer tal transformação.

Se cada criança aprender um pouco sobre cada religião do mundo, não se tornarão fanáticas. Não dirão: “oh! só eu  sei a verdade.” Reconhecerão que há uma verdade em tudo. Se não algo seria perdido. Isto é o que eu chamo sabedoria globalizada. A Nokia da Finlândia faz telefones mas esses telefones estão sendo usados por pessoas no mundo inteiro. Da mesma maneira os biscoitos dinamarqueses são conhecidos em todo o mundo. Embora a cítara seja da Índia, todos a escutam. Contudo quando se trata de sabedoria as pessoas se encolhem . Esta é a causa do terrorismo no mundo hoje.  Mesmo se uma parte pequena do globo pensar que só eles sabem a verdade, o mundo estará com problemas.

Não estaríamos em um lugar seguro. Haveria homens bombas. Assim nós precisamos  globalizar a sabedoria. Nós precisamos  educar cada criança com amplitude. Cada criança deve saber um pouco sobre o Upanishads. Sabe que há um grande amor presente nos Upanishads? É inimaginável. Há grandes coisas nos ensinamentos de Buddha. Todos deviam saber um pouco sobre Buddha e seus ensinamentos. Todos devem saber um pouco sobre o Daoísmo, sobre o que Jesus e Mohamed disseram etc.

Pode se seguir qualquer religião mas ainda assim manter a mente aberta. Se você é um judeu, você continua a ser um judeu sem que isso te impeça de compreender  outras sabedorias e filosofias do mundo. Isto teria um certo  impacto em nossas vidas. Nós globalizamos batata frita e Coca-Cola, mas não  a sabedoria. Nós precisamos fazer isso. Se uma fração do que nós gastamos com defesa fosse investido na educação das crianças sobre a não-violência e a paz, o mundo seria um lugar diferente.

Então Sri Sri guiou os presentes numa meditação.

P: Como  os pais podem criar crianças responsáveis e fazer a experiência alegre para ambos?

Sri Sri Ravi Shankar: Ensine-lhes como fazer  um amigo por dia. Não lhes dê todos estes jogos de vídeo violentos para jogar. Há um poderoso programa na ‘ Arte de Viver’ para crianças – “Arte Excel” ( treinamento completo em excelência). As crianças gostam muito do programa porque aprendem através de jogos. Na Europa chama-se  NAP, Programa Livre de Agressão. Crianças que são muito agressivas ficam felizes e amigáveis. Para os pais  nós conduzimos um programa chamado “conheça seu  filho.”

P: Quais são as coisas que uma pessoa precisa  se comprometer a fim de crescer como indivíduo?

Sri Sri Ravi Shankar: Primeiramente deve haver um compromisso com o bem maior da sociedade. Eu não tenho que dizer que você tem que se comprometer com seu próprio bem maior . Você já o é. Se de tudo você quer ter um compromisso, faça um compromisso com o benefício maior da humanidade, esse compromisso é bom.

E isso também já esta’ lá. Quando nós estamos livres do esforço, nós estamos naturalmente comprometidos  com o aperfeiçoamento da sociedade. Há ainda mais trabalho a ser feito nas sociedades onde a violência é passada de uma geração a outra. Precisam especialmente de instrução sobre a não-violência.

P: Quais são alguns hábitos que trazem  sucesso?

Sri Sri Ravi Shankar: Primeiramente você precisa  definir sucesso.  Ter um saldo bancário alto e nenhum sono não é sucesso. Você pode ter muito dinheiro mas ter  diabetes, hipertensão e todos os problemas de saúde restantes. Isto não é sucesso. Você pode ter montes de dinheiro mas estar cheio de medo e de ansiedade, você  pode não ter amigos e isso não é sucesso. Para mim o sucesso é medido por seu sorriso. Quanto de sua vida é preenchido com sorrisos e quanto  você contribui para o próximo? Quanta coragem e confiança você tem em sua própria habilidade? Você não deve se preocupar somente com o seu próprio futuro. O dinheiro é necessário na vida mas a vida não é só dinheiro.

P: Qual é sua definição de amor?

Sri Sri Ravi Shankar: O amor é aquilo que não pode ser definido. Pode somente ser sentido. É aquilo que nós não podemos compreender.

P: Por que fica cada vez mais  importante salvar o planeta Terra?

Sri Sri Ravi Shankar: Porque nós estamos explorando cada vez mais o planeta Terra, mais rápido do que ele consegue se recuperar. Nós podemos, como  indivíduos, cada um fazer algo para ajudar o planeta. Você pode ser parte de algum projeto voluntário  de plantar mais árvores, criando a consciência sobre a não utilização de sacos plásticos. Você pode meditar diariamente e colocar sua atenção  nestas questões. Quando nós temos uma intenção e colocamos nossa atenção nela, começará a se manifestar.  Nós não usamos o poder da mente que nos foi  dado pela natureza. É o maior presente que nos foi dado .

P: Como os chefes podem obter o desempenho máximo de suas equipes ?

Sri Sri Ravi Shankar: A fundação Arte de  viver ensina um curso chamado ‘APEX’ em ambientes corporativos. Esse curso tem sido apreciado em vários lugares incluindo o Banco Mundial.

P: Nós estamos vivendo em um momento em que se fala de  escândalo e  fraude mesmo entre mestres espirituais. Como podemos  distinguir mestres espirituais reais das fraudes?

Sri Sri Ravi Shankar:  Começamos a notar isso na Índia e na Europa. É tão  desencorajador. Contudo eu digo que, embora às vezes um trem se descarrile, ainda assim nós continuamos a viajar de trem. Os aviões caem, mas nós não paramos de voar. Há algumas pessoas que deslizam ou vão em sentidos estranhos por causa de tentação ou da intenção. É uma pena. Eu diria que se um líder espiritual ou religioso faz algo errado, ele deveria receber punição  dobrada do que de qualquer outra pessoa. Não somente cometeu um crime, mas desrespeitou uma escola de pensamento inteira ou uma instituição. Tais líderes deveriam sair por conta própria, voluntariamente. Cometendo um erro deveriam se apresentar  e se desculpar. Se escondem o erro, deveriam receber punição tripla . Estar em um caminho espiritual e encobrir coisas erradas indica falta de fé e de sentido de pertencer. Em tal caso você está prejudicando sua própria alma e espírito.

Isso não tem nada de novo. No Ramayana (uma escritura indiana antiga), Ravan era um santo famoso, no entanto foi ele quem sequestrou Sita. Mesmo no campo médico há os doutores que roubam rins! Você ouvirá falar de pessoas que trazem a desconfiança em vários campos. não vamos ser preconceituosos  ou formar uma opinião sobre isso. Nós devemos caminhar pra frente. Eu preferiria ser compassivo do que condenar. Tudo bem que eles cometeram um erro, deixe que agora eles voltem ao caminho certo. Dentro de cada culpado há uma vítima que grita por  ajuda. Mesmo no pior dos criminosos, há uma cicatriz, uma ferida e um descontentamento. Nós temos que curar essa vítima e então o culpado desaparecerá.

P: Como nós tratamos o sofrimento e a perda imensos?

Sri Sri Ravi Shankar: Com a meditação e Sudarshan Kriya, você verá como o sofrimento se vaporiza.

P: É realmente possível ser livre  de estresse neste mundo?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu sou livre de estresse aqui neste mundo e assim como eu, muitos outros são. É possível. Você já foi assim enquanto criança. Eu digo que, você pode ser de novo. Você não tem que esperar até ficar velho. Eu digo que é possível agora.

P: A ação violenta pode de algum modo ser apropriada?

Sri Sri Ravi Shankar: Uma ação consciente tomada para evitar a violência pode parecer ser violenta em si. De fato não é. Entretanto, eu não sou a favor da pena capital, de morte. Eu sinto que há uma possibilidade de  fazer uma reforma em cada corpo. Tenha  piedade para com aqueles que fazem coisas dolorosas e não tenha nenhum remorso. Tenha  piedade pela sua falta da instrução e reconheça que há uma vítima dentro do culpado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s