Meditação e técnicas de respiração limpam nossa presença

Auckland, Nova Zelândia

5 de abril de 2010

Nós podemos falar sobre amor por uma hora, mas isto não reproduz nem por segundo o olhar de uma criança. Nós transmitimos mais pela nossa presença do que com nossas palavras. Qualquer pessoa sensível pode saber se alguém o está cumprimentando com o coração, ou apenas sendo educado. Se nossa presença é estressada e confusa, então é isto que transmitimos às pessoas. Você já teve esta experiência? Você quer evitar uma certa pessoa. São as vibrações que a pessoa carrega que fazer você sentir-se assim. Nós também passamos uma experiência semelhante aos outros se houver estresse e tensão na nossa presença. Sabedoria é limpar a nossa presença, não apenas nossas palavras. Isto o faz feliz por dentro.

Um bebê sorri com todas as células do seu corpo. Bebês irradiam amor. Talvez o ditado “a não ser que você se transforme numa criança, você não conseguirá entrar no reino do meu Pai” transmita isto. Agora, uma pergunta prática: como é possível no mundo complexo de hoje?

Nós não podemos nos comportar como crianças quando vamos ao escritório, sala de aula ou shopping center. O que você pode fazer é limpar sua presença, fazê-la mais agradável, positiva mas ao mesmo tempo seguir o protocolo da sociedade.

É onde a meditação e os exercícios de respiração fazem sua parte.

Isto é o que “Arte de Viver” é.

Vamos fazer um rápido exercício. Vire-se para a pessoa ao seu lado e diga-lhe que você não confia nela. Você poderia fazê-lo se fosse seu cônjuge?

(público esta rindo após fazer este exercício)

Você disse isto a alguém e ambos começaram a rir. Você riria se não fosse apenas um exercício? Você riu porque não levou a sério. Era apenas um exercício. A vida é como um rápido exercício. Então porque nos aborrecemos tanto com pequenas coisas?

A vida é um rápido exercício. Você cresce, vai à escola, se casa, tem filhos…. e um dia irá morrer. A vida acaba em um pequeno período de tempo. Mas nós ficamos infelizes e nós fazemos infelizes quem estiver em a nossa volta. Isto é jeito de viver?

É muito difícil dizer para alguém que confia nele e mais difícil ainda dizer que não confia. Você percebe isto?

Agora feche seus olhos por 30 segundos e imagine que todos que estão a sua volta não confiam em você. Como você se sente?

Nós não o dizemos, mas nós vivemos na sociedade com este pensamento, especialmente nas áreas urbanas. Nós criamos uma atmosfera de desconfiança dentro de nós e à nossa volta.  Nós temos que voltar aos nossos valores humanos e espirituais. Apenas então nós criaremos uma sociedade segura. Hoje nós vemos terrorismo e violência entre os jovens. Os jovens ficam violentos e agressivos ou por outro lado, eles ficam depressivos e suicidas. Se você conhece qualquer pessoa com depressão e com tendências suicidas, imediatamente contate o centro da Arte de Viver. Os professores vão atendê-lo e em três dias eles vão se livrar da tendência suicida. Eu acho isto muito importante para os jovens, especialmente nas comunidades de estudantes onde se observa várias pessoas com tendências suicidas. Drogas e álcool também resultam numa perturbação mental que permite o surgimentos destes pensamentos.

(excertos da sessão de perguntas e respostas)

P. Qual é a melhor forma de cuidar dos conflitos religiosos?

Sri Sri: Toda criança deveria aprender um pouco sobre todas as culturas e religiões do mundo. Eles começariam a sentir-se conectados com todas as culturas. Toda criança deveria aprender sobre todas as religiões, como budismo, cristianismo, islamismo, hinduismo. Ele crescerão com a mente aberta.

Eu me sinto em casa onde quer que eu vá no mundo. Eu me sinto conectado, e todos podem fazê-lo porque nós temos que nos sentir conectados. Na verdade, você nem deve fazer esforço, nós estamos mesmo conectados.

Eu ainda me lembro de um incidente há uns 25 anos, em Manchester, Reino Unido. Uma menina pequena veio até a mim e perguntou: “Porque os seres humanos não se conectam com todos os outros no mundo?” Eu lhe disse que era porque estamos presos às nossas identidades. É bom ter identidade, mas nós temos que ir além dela.

P. Eu acho difícil gostar da minha esposa. Como eu posso fazer para amá-la e ter uma vida a dois completa?

Sri Sri: Eu não posso falar sobre isto porque não tenho experiência. Mas eu tenho uma sugestão para você.

Dica para mulheres: nunca pise no ego do seu homem. Você deve sempre inflar o ego do homem. Você não deve colocá-lo sobre pressão para provar seu amor por você. O mundo todo cobra do homem que se prove a si mesmo. Em casa ele deve apenas relaxar. Muitas vezes os homem não pode expressar seu amor do jeito que a mulher deseja. Você deve perguntar-lhe porque ele a ama tanto, mesmo que ele não a ame; então, ele poderá começar a amá-la realmente. Não o coloque sobre pressão para provar que ele a ama. Isto é muito importante.

Para os homens: Nunca pise nas emoções de sua esposa. Ela pode reclamar para você da família dela, mas se você se juntar a ela, ela era mudar de lado. É uma área muito delicada. Seja politicamente correto. Não diga uma palavra sobre a família dela porque ela é muito querida para ela. Também não evite que ela vá a uma peregrinação, templo, meditação ou programa espiritual. Se ela quer ir fazer compras, apenas lhe dê o cartão de crédito. Então você terá paz em casa.

P. Eu acho difícil perdoar minha irmã, que tem me insultado.

Sri Sri: Em relação a incapacidade de perdoar alguém, há 6.5 bilhões de pessoas neste planeta. Não perdoe estas 6.5 bilhões pessoas, mas perdoe esta única pessoa.

Você sabe que dentro de todo culpado há uma vítima pedindo ajuda. Você deve entender que há vítimas das situações e circunstâncias. Eles não tem este conhecimento. Eles nunca foram expostos ao conhecimento mais elevado, então eles cometem erros. Apenas lendo livros e entendendo-os não ajuda a se livrar de tendências violentas. Isto tem que ser consertado através da meditação, exercícios de respiração e ioga.

Os prisioneiros dizem que “Arte de Viver” é responsável por eles estarem na prisão. Se “Arte de Viver” tivesse lhes dado conhecimento antes, eles não teriam ido parar na prisão.

A vida deles seria muito diferente. E eu concordo com eles.

P. Está escrito em todo livro espiritual que tudo acontece de acordo com o desejo de Deus. Então, de onde vem o bem e o mal? Se tudo é decidido por Deus, então o que estamos fazendo aqui, e quais são nossas obrigações?

Sri Sri: Tudo é decidido para os animais. Mas aos humanos foi dada capacidade de discernimento. Deus deu aos seres humanos liberdade de escolher entre o certo e o errado. Certo é algo que lhe dá felicidade no longo prazo, mas pode lhe custar sofrimento no curto prazo. O errado é algo que lhe dá alegria no curto prazo, e lhe trás sofrimento no longo prazo.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

